Febre Pentecostal invade o campo dos brasileiros

Febre pentecostal invade os campos de futebol e se espalha entre os brasileiros


Muitos brasileiros que jogam por clubes de futebol europeus s?o membros de congrega?es pentecostais e est?o determinados a divulgar sua f?. Apesar dos jogadores terem que doar um d?cimo de sua renda consider?vel para suas igrejas, eles freq?entemente n?o sabem onde vai parar o dinheiro.

Cathrin Gilbert / Der Spiegel

Marcelo Bordon, um zagueiro de futebol, ? um verdadeiro urso. Ele est? sentado no restaurante de propriedade do Schalke 04, o time da Bundesliga (o campeonato alem?o de futebol) no qual joga. Com seu cabelo alisado para tr?s, corpo musculoso e tatuagens, ele poderia facilmente se passar por um guarda de pris?o em Nova Jersey. Mas ele fala suavemente, explicando o amor que o ajuda quando est? em dificuldades, e sobre aquele que sempre esteve l? para ajud?-lo, desde que entrou na sua vida.

Bordon fala do Esp?rito Santo.

O brasileiro de Ribeir?o Preto, que veio para a Alemanha em 1999, ? um evang?lico. Ele ? membro de uma igreja pentecostal carism?tica, que prega um respeito r?gido ? B?blia e um “relacionamento pessoal com Deus”. Esta ?, segundo ele, a ?nica igreja verdadeira de Jesus Cristo. Bordon, 32 anos, exibe uma tatuagem entre seus ombros, com as palavras “Jesus ? minha For?a” gravadas em sua pele em letra ornada.

A B?blia nos diz para sermos soldados de Deus, ele diz, tomando um suco de ma??.

Cerca de 35 milh?es de brasileiros – quase um entre cinco – s?o evang?licos. O n?mero deles cresce em dois milh?es ao ano, e 70% deles s?o, como Bordon, membros de congrega?es pentecostais carism?ticas.

H? 40 anos, o Brasil ainda era um pa?s 90% cat?lico. Mas agora que os evang?licos mudaram seu foco da convers?o dos pobres para a prega??o de que a riqueza e o consumo s?o sinais de verdadeira f?, eles est?o come?ando a ter apelo junto a artistas, pol?ticos e atletas bem remunerados. Os jogadores de futebol, uma das exporta?es mais bem-sucedidas do Brasil, est?o levando sua f? para o mundo.

No passado, eram jogadores como Jorginho e Paulo S?rgio do Bayer Leverkusen que convidavam publicamente outros jogadores para participarem dos grupos de discuss?o da B?blia. Depois disso, jogadores como Z? Roberto e L?cio do Bayern de Munique, ou Cacau do Stuttgart, exibiam suas camisetas brancas com frases como “Jesus Te Ama” ap?s cada gol em uma partida da Bundesliga. Eles tiravam mecanicamente a camisa do seu time que vestiam sobre suas camisetas de Jesus.

Agora que a Fifa, a federa??o internacional de futebol, proibiu toda declara??o pol?tica e religiosa no material esportivo dos jogadores, os evang?licos passaram a celebrar de forma mais discreta. O meio-campista Gilberto, que jogou pelo Hertha BSC de Berlim at? janeiro, agora reza em Londres, no Tottenham Hotspur, o jogador Edm?lson ora em Villarreal, Espanha, Cris, em Lyon, Luis?o, em Lisboa, e o astro Kak?, em Mil?o.

Eles pregam com a ajuda do ouro brasileiro, o futebol, que une as pessoas. Do ponto de vista das congrega?es, ? uma estrat?gia de marketing eficaz.

As igrejas do movimento pentecostal carism?tico, que se espalharam pelo Brasil vindas dos Estados Unidos na primeira metade do s?culo 20, se chamam Assembl?ias de Deus, Renascer em Cristo ou Igreja Universal do Reino de Deus. Algumas j? se espalharam para mais de 70 pa?ses. Todos os membros compartilham a cren?a de que Jesus entrou em seus corpos na forma do Esp?rito Santo.

Bordon, o capit?o do Schalke, se juntou a outros evang?licos na Bundesliga, assim como cerca de 100 outros atletas do Brasil e formaram uma organiza??o chamada Atletas de Cristo. A miss?o deles, como declarada em seu site, ? converter o mundo ao cristianismo. Quando disp?e de tempo, Bordon se encontra com seus irm?os para cultos religiosos.

No campo de treinamento, Bordon convidou o manager do Schalke, Andreas M?ller, um m?rmon, para participar de um c?rculo b?blico. O trabalho mission?rio faz parte do compromisso assumido por Bordon quando foi para a Europa como um atleta de Cristo. “Deus queria que eu viesse para a Alemanha para espalhar sua palavra”, ele diz.

Bordon j? teve um bate-boca com seu companheiro de equipe Frank Rost. O goleiro, atualmente no Hamburgo SV, disse que o capit?o tentou voltar outros jogadores contra ele por ter se recusado a orar com Bordon. Rost alega que Bordon disse aos treinadores e managers que ele, Rost, o embara?ava por estar possu?do pelo diabo.

O jogador brasileiro nega. Rost e Bordon, com suas personalidades completamente diferentes, simplesmente eram incompat?veis, diz M?ller. Mas o ex-atacante Ailton do Schalke tamb?m diz que ocorreram discuss?es com Bordon que quase acabaram em socos. Segundo Ailton, Bordon o acusou de n?o ter um relacionamento pessoal com Deus e, em conseq??ncia, abrir o caminho para o diabo ter acesso ao time. Mas, segundo Ailton, ele simplesmente n?o acreditava na vers?o de Bordon para a salva??o.

'O dia mais comovente da minha vida'

Ailton n?o permitiu que o Esp?rito Santo entrasse em sua vida, diz Bordon. Para ele, isso aconteceu em 1994. Ele estava sentado na ?ltima fileira de uma pequena igreja em S?o Paulo. Os amigos o convenceram a ir junto. Ele come?ou a sentir um calor em suas pernas, ele diz, naquele que considera “o dia mais comovente da minha vida”.

De repente, como recorda Bordon, seus p?s come?aram a bater no ch?o, como se tivessem vontade pr?pria, primeiro lentamente, e depois cada vez mais r?pido. Todos na congrega??o de 400 pessoas olharam para ele, mas o pastor disse que deviam deix?-lo marchar.

?quela altura, diz Bordon, ele tinha conseguido tudo o que tinha sonhado na inf?ncia: dinheiro, reconhecimento e belas mulheres. Mas ele n?o se sentia realizado.

As congrega?es pentecostais visam membros da classe m?dia alta brasileira. Parte de seu objetivo, aparentemente, ? assegurar as doa?es dos cidad?os em boa situa??o financeira. No passado, os membros eram proibidos de beber ?lcool, fumar, assistir televis?o ou irem ao cinema ou teatro. Atualmente as igrejas evang?licas pregam que a riqueza e o divertimento s?o compat?veis com um estilo de vida crist?o. Isso torna a f? mais atraente.

Os membros da igreja at? mesmo acreditam que a riqueza material ? uma recompensa por levarem uma vida temente a Deus. Por outro lado, eles tamb?m devem se tornar ricos para serem bons crist?os, a l?gica sendo a de que os ricos podem doar mais dinheiro, e que aqueles que doam grandes somas de dinheiro s?o boas pessoas.

'Esta f? na riqueza ? viciante'

Esta expans?o das igrejas evang?licas carism?ticas preocupa Reinhard Hempelmann, diretor do Centro Protestante para Assuntos Religiosos e Ideol?gicos, em Berlim. “Esta f? na riqueza ? viciante.” Talvez Hempelmann, na condi??o de te?logo, n?o seja totalmente neutro nesta quest?o. Ele est? familiarizado com os problemas das igrejas tradicionais, que est?o perdendo mais e mais fi?is, alguns para as comunidades pentecostais. Todo o ser humano tem o direito de escolher seu lugar de adora??o, diz Hempelmann, mas ele desaprova a no??o de comprar a salva??o.

Bordon est? familiarizado com essas cr?ticas. Ele pergunta o que h? de errado em ajudar os membros mais fracos da sociedade a ganharem estrutura em suas vidas. Os evang?licos doam 10% de sua renda para a igreja e acreditam que quanto maior a oferta, maiores s?o suas chances de assegurar felicidade e sucesso. Segundo estimativas do Brasil, o Jogador do Ano pela Fifa, Kak? do Milan, envia cerca de US$ 1,1 milh?o para o Brasil a cada ano. ? visto como um sinal de Deus – e de que ele provavelmente doou muito pouco – quando um jogador n?o tem sucesso ou se machuca. A oferta de 10% da renda ? um “sinal da lealdade do homem a Deus”, prega a Igreja Universal.

Aqueles que se recusam a pagar est?o enganando a Deus e podem esperar que o diabo domine suas vidas. Isso ? apenas uma teologia de ac?mulo de riqueza, dizem sarcasticamente cr?ticos como Alexandre Fonseca, da Universidade de S?o Paulo.

Os membros n?o sabem o que acontece exatamente com suas doa?es, que pagam at? com cart?o de cr?dito ou cart?o de d?bito. Bordon diz que n?o tem como monitorar o que acontece com seu dinheiro. Ele presume que ? investido em centros comunit?rios nas ?reas pobres, em comida para os irm?os e irm?s e em educa??o. “Mas confiar n?o faz parte da f??” ele pergunta.

Em 2005, um bispo evang?lico foi preso quando seu jato particular pousou em Bras?lia. A pol?cia revistou sua bagagem e apreendeu sete mala cheias com aproximadamente R$ 10 milh?es em notas pequenas. O bispo, Ramos da Silva, explicou que dinheiro era o d?zimo do fim de semana das congrega?es da regi?o amaz?nica, uma das mais pobres do Brasil.

Um ano e meio atr?s, a pol?cia nos Estados Unidos prendeu Estevam e S?nia Hernandes, o casal que fundou a Igreja Renascer em Cristo, com US$ 56 mil em sua bagagem. Eles foram sentenciados a cinco meses de pris?o por contrabando de dinheiro ao pa?s. Eles est?o sob investiga??o no Brasil por lavagem de dinheiro. O Minist?rio P?blico de S?o Paulo tamb?m contatou as autoridades na It?lia para levantar o relacionamento entre o jogador Kak? e o casal de bispos, cujo patrim?nio ? estimado em US$ 75 milh?es.

Acredita-se que Kak? tamb?m visitava frequentemente o casal Hernandes na mans?o deles em S?o Paulo. Ele doou o trof?u que recebeu da Fifa em dezembro para a Igreja, durante uma cerim?nia. Ele agora est? exibido no principal pr?dio da Igreja, em S?o Paulo, onde Kak? se casou em 2005. A lista de convidados incluiu Ronaldo, o ex-jogador da Sele??o Brasileira, e Z? Roberto, do Bayern de Munique. Os filhos do casal Hernandes foram os padrinhos. Kak? n?o se impressionou com as acusa?es contra os l?deres de sua Igreja. “Eu nunca, nem por um momento, questiono a honestidade e integridade deles”, ele disse, mesmo ap?s a condena??o dos bispos.

Construindo um imp?rio de m?dia

Bordon diz que soube dos problemas na Renascer em Cristo, mas que n?o sabe o que pensar a respeito. O que ? importante para ele, ele diz, ? que seus companheiros encontrem o caminho para o Senhor.

O jogador do Bayern de Munique, L?cio, n?o tem receio em promover sua f?. O Audi que dirige, que ? de propriedade do clube, est? adornado com um adesivo que proclama seu lema: “Jesus Te Ama”. A dire??o do clube, incluindo o manager Uli Hoeness, n?o se incomoda com isso. Para eles, os brasileiros s?o atletas profissionais modelos. Eles n?o deixam as festas de Natal do clube mais cedo para passar a noite farreando em clubes, possuem vida familiar est?vel e n?o se embebedam na Oktoberfest anual.

Os evang?licos constru?ram um pequeno imp?rio de m?dia no Brasil. Em 1989, a Igreja Universal do Reino de Deus comprou a Record, uma rede de r?dio e televis?o, pelo equivalente a US$ 62 milh?es. Ela agora ? dona de cerca de 60 emissoras de r?dio, um jornal, uma editora e uma gravadora especializada em m?sica gospel.

A TV Record exibe regularmente os cultos religiosos. Ela conseguiu atrair importantes apresentadores de emissoras rivais, enquanto autores conhecidos fornecem roteiros para suas novelas. Hoje a Record ? a segunda maior rede de televis?o do Brasil e tem planos para desenvolver uma esp?cie de vers?o pentecostal carism?tica da CNN, que transmitiria em espanhol e ingl?s. Assim, diz Edir Macedo Bezerra, o fundador da Igreja Universal, o evangelho pode ser “pregado para todos os cantos da Terra”.

Mas at? que a emissora possa rodar o mundo, os membros da Igreja ainda pregam em gin?sios ou sal?es de confer?ncia n?o adornados, como fizeram em uma tarde de domingo, no segundo andar de um pr?dio comercial no distrito de Zuffenhausen, em Stuttgart, em nome da comunidade crist?o evang?lica brasileira. O sol est? brilhando pelas janelas, algumas poucas velas decoram a sala, h? uma bateria montada no palco e o assoalho foi varrido. Centenas de fi?is vieram ao culto. Um homem usando ?culos com arma??o prateada e uma camisa xadrez est? em p? ? frente. Seu nome ? Jeronimo Maria Barreto Claudemir da Silva, mais conhecido como Cacau, e ? atacante do Stuttgart, um time da Bundesliga, h? cinco anos.

Os jogadores de futebol s?o os astros nas congrega?es evang?licas alem?s. Ap?s dizerem algumas poucas palavras de sauda??o em portugu?s, que um int?rprete traduz para os alem?es presentes, Cacau, 27 anos, pede que todos abracem uns aos outros. Isso ? seguido por cantos, dan?a e bater de palmas. Ent?o o jogador de futebol profissional diz uma ora??o em tom sereno. A congrega??o chora e os fi?is pressionam suas m?os contra os olhos ou erguem seus bra?os no ar. “Em nome do Senhor, aleluia!” eles gritam.

Em 10 minutos, Cacau, um jogador t?mido, se transforma no condutor de um show emotivo.

Aos 13 anos, o atacante diz depois, ele foi recrutado pelo Palmeiras em S?o Paulo, mas foi descartado quando um novo t?cnico foi contratado. Sua autoconfian?a desapareceu. Seu irm?o estava fazendo uma visita a ele na ?poca, diz Cacau, um irm?o que era viciado em bares e clubes. “Mas de repente ele parecia diferente. Ent?o maduro e equilibrado. Ele me disse que seu comportamento era por causa de Jesus. Ele me levou aos cultos. Antes disso, eu acreditava que o futebol era o centro da minha vida.”

Cacau diz que aceitou Jesus como seu salvador. Ele diz isso de imediato e com entusiasmo, mas n?o tenta promover sua f? dentro da equipe. N?o, segundo ele, por ter vergonha. Ele simplesmente n?o quer pressionar ningu?m.

Tradu??o: George El Khouri Andolfato


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