Publicado por Sara de Paula em Geral - 09/10/2020

A Semana de Ação das Igrejas sobre Alimentos cria um caminho para “Crescer, Nutrir, Sustentar Juntos”

Igrejas em todo o mundo estarão observando a Semana de Ação das Igrejas pela Alimentação de 11 a 17 de outubro, pois a fome é uma realidade para 26,4% da população mundial. O tema do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre em 16 de outubro deste ano, é “Cresça, Alimente, Sustente. Juntos(as)”.

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está fornecendo recursos, incluindo serviços de oração online e uma série de podcasts envolvendo agricultores e comunidades religiosas de diferentes regiões do mundo. As vozes dos(as) jovens e das pessoas com deficiência serão ouvidas no contexto da conquista da soberania alimentar.

Dois bilhões de pessoas experimentam níveis moderados ou graves de insegurança alimentar.

Porém, dez meses após o início da pandemia de COVID-19, com mais de 35 milhões de casos relatados em todo o mundo e mais de 1,03 milhão de vidas perdidas devido à doença, o acesso a alimentos e meios de subsistência para pessoas em todo o mundo tornou-se cada vez mais difícil.

O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar aguda deve quase dobrar para 265 milhões em 2020, de 135 milhões em 2019. A pandemia está afetando 60% da força de trabalho mundial - 2 bilhões de trabalhadores(as) - que estão no emprego informal. Oitenta por cento deles estão na África Subsaariana, onde a maioria não tem acesso a uma rede de segurança social.

Também estima-se que mais 140 milhões de pessoas viverão na pobreza extrema com menos de US $ 1,90 por dia em 2020.

“Se não há trabalho, não há comida”, disse Celine Osukwu, membro do Grupo de Referência Internacional da Aliança Ecumênica de Defesa do CMI e do Ecumenical Disability Advocates Network, EDAN (Rede Ecumênica de Defesa de Pessoas com Incapacidade). “Pessoas de fé, profundamente enraizadas em suas comunidades, estão respondendo heroicamente a esta crise.”

Osukwu relembrou o episódio de Jesus alimentando a multidão (Mateus 14: 13-21). “Não temos desculpas a não ser responder a esta crise juntos, compartilhando o que temos, na fé, para garantir que todos sejam alimentados, não deixando ninguém para trás e sem desperdício de comida”, disse ela.

Durante a semana, as igrejas encontrarão maneiras de encorajar as pessoas a “voltar ao básico” e promover a produção agroecológica de alimentos que seja local, diversa e tenha um impacto negativo mínimo sobre a terra e as pessoas.

O Dr. Manoj Kurian, coordenador da Aliança Ecumênica de Defesa do CMI, disse: “Vamos garantir que os pequenos agricultores e povos indígenas tenham acesso a sementes, terra, água, recursos e mercados. Vamos compartilhar recursos em solidariedade e cuidar uns dos outros, garantindo que todas as pessoas tenham direito a uma alimentação adequada, acessível e nutritiva.”

Conheça outras informações da Campanha "Alimento pela Vida" do Conselho Mundial de Igrejas (CMI)


Participe

A sua Igreja promove ação social relacionada à nutrição ou distribuição de alimentos? Publique as mobilizações de alimentos da sua Igreja Local com a hashtag #AlimentoPelaVida nas redes sociais. 


Oração

A terra pertence ao Senhor e a tudo que há nela; o mundo e aqueles que o habitam. (Salmo 24:1)

Deus visita a terra e a rega, muito o enriquece ...

Dissolve grumos com chuvas torrenciais e abençoe seus botões.

Deus fornece grãos para as pessoas. (Adaptação do Salmo 65: 9-10)

Trouxe paz ao seu território, e o satisfez com bastante trigo. (Salmo 147: 14)

O SENHOR guarda estranhos; sustenta o órfão e a viúva mas isso destrói o caminho dos ímpios. (Salmo 146: 9)

Louvado seja o Senhor porque ele é bom; Porque Sua misericórdia dura para sempre! (Salmo 118: 1)

Ó SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem residirá em sua montanha sagrada? (Salmo 15: 1)

Liturgia completa aqui


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão

Nesta semana estamos em oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 05 a 11 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães