Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

a verdadeira liberdade

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Gálatas 5.1

Hoje celebramos o dia da independência de nossa pátria. Damos graças ao Senhor por esta dádiva. É verdade que existem várias independências para conquistarmos: econômica, social, política, espiritual... Os acontecimentos deste ano eleitoral têm nos mostrado como "não sabemos usar a nossa liberdade". Temos sido irresponsáveis no uso das liberdades pessoal, familiar, relacional e social.

Paulo estava preocupado com o uso de uma liberdade sem a orientação e a sustentação divinas. Os Gálatas estavam se submetendo a outros tipos de escravidão. Expressavam a sua liberdade, conquistada em Cristo, sem amor, sem responsabilidade e sob a ação da carne. Por isso, Paulo lhes disse: "Não useis da liberdade para dar ocasião à carne" (Gálatas 5.13).

Nas vidas pessoal, familiar e nacional, necessitamos usar nossa liberdade e nossa independência com responsabilidade e amor, sem dominar uns aos outros e procurando vivenciar a mutualidade, não apenas entre as pessoas, mas também entre partidos, lideranças e governos.

Peçamos a graça do Espírito sobre nossos líderes e partidos. Impeçamos que a mentira, a corrupção e os interesses individualistas prevaleçam em nossas vidas, famílias e, especialmente, nesta amada terra que o Senhor nos concedeu para viver.

Oração: Querido Jesus, eu Te agradeço pelo país que nos deste para vivermos. Clamamos a Ti, buscando-Te para estares com nossa pátria neste momento pré-eleição. Dê discernimento, sabedoria e graça ao nosso povo, visando ao voto cívico e responsável. Em Teu santo nome. Amém.

Pensamento para o dia: A verdadeira liberdade requer responsabilidade, obediência, amor e mutualidade.

Nelson Luiz Campos Leite (São Paulo, SP, Brasil)

Oremos no decorrer do dia em favor de nossa pátria.

Medite: Salmo 23

No Cenáculo, Setembro/Outubro de 2006, Igreja Metodista.


Posts relacionados