Publicado por Sara de Paula em Mulheres, Geral - 01/06/2016

A violência contra a mulher e a cultura do estupro

 

A Igreja Metodista do Distrito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro emitiu um manifesto na semana passada, se posicionando contra a cultura do estupro. Confira abaixo o manifesto na íntegra, e o convite da igreja para o culto que acontece no próximo domingo, dia 12 de junho, com a participação da Sociedade de Mulheres do Distrito. A reunião conta com um momento especial de oração em favor de mulheres vítimas da violência. 

 

Manifesto da Igreja Metodista do Distrito de Jacarepaguá

 

A violência contra a mulher e a cultura do estupro 

 

A Igreja Metodista do Distrito de Jacarepaguá manifesta seu repúdio à cultura do estupro, instalada na nossa sociedade, que ganhou destaque com a recente barbárie cometida contra a adolescente de 16 anos, em uma comunidade, na Zona Oeste do Rio. Estuprada com a participação de mais de 30 homens, a menina ainda foi brutalmente exposta nas redes sociais onde os atos foram exibidos como um troféu, sem a menor sensibilidade de pessoas que não temem nem à justiça de Deus nem à humana.

 

A crueldade reacende a discussão sobre a violência contra a mulher e como a Igreja de Cristo tem se posicionado diante dela. Afinal, os dados são assustadores. O Ligue 180, Central de Atendimento da Presidência da República, recebe uma denúncia de violência contra a mulher a cada sete minutos. E uma mulher é estuprada a cada três horas no Brasil. Mas, se levarmos em consideração o medo e a vergonha que tomam conta das vítimas que, na maioria das vezes acabam não denunciando, veremos que esses números são muito maiores. Estudo recente do Ipea mostrou que, no máximo, 30% dos casos são de fato denunciados. 

A cultura que ainda faz homens se sentirem superiores às mulheres, em pleno século XXI, nada tem a ver com a cultura cristã que pregamos e que precisamos viver. Mais de 2 mil anos atrás, Jesus já lutava contra essa discriminação.

 

As Escrituras mostram a força das mulheres e como elas foram usadas por Deus em propósitos especiais. Maria, de origem humilde, foi escolhida para ser a mãe do Cristo encarnado. E não hesitou em aceitar a vontade de Deus, mesmo sabendo que sofreria discriminação por não ser casada ainda quando o anjo lhe apareceu. (Lucas 1.26-35). A passagem da mulher de Samaria a quem Jesus pede água é outro exemplo. Ela se surpreende com o fato de Jesus, sendo judeu, falar com uma samaritana. E mais: com uma mulher que já havia tido cinco maridos. Jesus oferece água viva para aquela mulher que leva à vida eterna. (João 4.5-29).

No Antigo Testamento, destacamos o exemplo de Débora, profetisa, juíza e líder militar que, antes de qualquer coisa, sabia ser liderada por Deus. Débora transmitia aos comandantes do exército de Israel as mensagens do Senhor. Em baixo de uma palmeira, improvisou uma sala de tribunal, a “Palmeira de Débora”, em Efraim (Juízes 5).

 

Compartilho a ideia do teólogo e sociólogo Otto Maduro quando diz que, até os anos 80, o movimento feminista deu ênfase à igualdade, inclusive de direitos e salários. Mas, aos poucos, começou a defender a diferença sem abrir mão da igualdade. “A mulher é diferente, mas a diferença não quer dizer nem superioridade nem inferioridade. Diferença quer dizer isso: diferença”. 

 

Como Comunidade Missionária a Serviço do Povo, não podemos nos calar diante da violência contra a mulher que,muitas vezes, acontece bem perto de nós. Podemos nos utilizar de centrais telefônicas voltadas para isso, como o Ligue 180. E não é necessário se expor, se identificar. 

 

Deus sempre usou seus profetas para denunciar o pecado e as injustiças. E Ele não mudou.

 

Nota
 

No próximo dia 12/06, às 9h da manhã, realizaremos um culto com a participação das mesas das Sociedades Metodista de Mulheres do Distrito, na Igreja Metodista da Taquara, onde teremos um momento de repúdio à violência contra a mulher e a cultura do estupro. Seguiremos com um momento de oração.

 

Endereço: Rua Bacairis, 115 - Taquará - Jacarépagua - RIo de Janeiro - RJ

 

Rev. Flavio dos Santos

Superintendente Distrital em Jacarepaguá.


Tags: violência contra mulher, cultura do estupro, jacarepaguá, taquará


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.

Nesta semana estamos em oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 07 de setembro a 13 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães