Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 23/03/2012

ABIEE realiza workshop sobre Filantropia e Instituições de Educação

A Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE realizou na manhã de 19 de março,  um worshop sobre Filantropia e as Instituições de Educação. Essa programação foi realizada no auditório da sede do Cogeime (Sede Nacional da Igreja Metodista) e antecedeu a Assembleia Geral da ABIEE, que aconteceu na parte da tarde.

O tema da Filantropia e suas legilações tem sido recorrente nos últimos anos no debate das instituições educacionais confessionais, na sua grande maioria entidades reconhecidas como beneficentes de assistência social. Na última mudança da legislação o controle da filantropia das instituições educacionais passou do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) para o MEC (Ministério da Educação), cujos procedimentos estão sendo adaptados à nova legislação e por isso mesmo a importância desse debate promovido pelo workshop.

O escritório Covac Advogados assessorou o workshop e tratou dos seguintes temas:

Renovação do Certificado de Entidade Filantrópica (CEAS) para entidades de educação (Dr. Kildare Meira).

Aspectos qualitativos relacionados à renovação do CEAS (Dr. Sérgio Sant’Ana).

Aspectos contábeis da renovação do CEAS (Dr. Júlio Fatureto).

O workshop contou com a presença de representantes das equipes técnico-jurídicas e dirigentes das instituições de educação das redes Presbiteriana, Adventista, Batista, Metodista, Luterana Sinodal e da Associação Educacional Evangélica de Anápolis (GO). Essas Redes educacionais juntas abrangem cerca de meio milhão de estudantes.

Assembleia Geral da ABIEE - no período da tarde seguiu-se a Assembleia Geral da ABIEE, na qual participaram os representantes das entidades associadas (Rede Sinodal; ANEP – Associação Nacional das Escolas Presbiterianas; COGEIME – Instituto Metodista de Serviços Educacionais; ANEB – Associação Nacional das Escolas Batistas; IAE – Instituto Adventista de Educação; AEE – Associação Educacional Evangélica). Na Assembleia foi apresentado o Relatório de Atividades da ABIEE, do ano de 2011, bem como o Balanço e Demonstrações Contábeis da Entidade, que foram aprovados.

Também, na Assembleia Geral foi aprovada uma Moção de Gratidão ao trabalho desenvolvido pela Secretária Geral interina, Profa. Klaudy Garros, que atua na ABIEE desde sua fundação em 2001, e que estará concluindo suas atividades junto a entidade no decorrer deste ano. Foi reconhecido por todos os membros da Assembleia a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Profa. Klaudy Garros ao longo destes dez anos, que proporcionou uma visibilidade e respeitabilidade para a organização, perante órgãos públicos e outras entidades congêneres, em Brasília e no nível nacional, no campo da educação. Em momento a ser marcado a Diretoria entregará oficialmente uma placa com o registro dessa homenagem.

 

Veja aqui as FOTOS do Workshop e da Assembleia Geral.

Conheça aqui o Relatório Geral de Atividades 2011 da ABIEE.

Conheça aqui o Informativo Especial – 10 anos da ABIEE.

Informou: Luis Cardoso - COGEIME

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Educação Metodista apresenta plano de recuperação

A Educação Metodista protocolou, nesta sexta-feira, 09/07, seu plano de recuperação na Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências de Porto Alegre. O plano prevê a venda de imóveis não utilizados em atividades educacionais para o pagamento das dívidas e garante que aproximadamente 90% dos credores trabalhistas receberão seus créditos integralmente.

Geral, por José Geraldo Magalhães

-

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães