Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 05/03/2013

Ação missionária durante o carnaval movimenta metodistas em Macaé

No último feriado de carnaval, a Igreja Metodista em Parque Aeroporto, na cidade de Macaé-RJ, promoveu diferentes eventos evangelísticos. Desde 2008, a igreja, com a motivação do Ministério Local de Expansão Missionária, tem entendido que ao invés de retirar-se em pleno feriado com dias de folia, ela deve marcar presença na cidade demonstrando amor, alegria e esperança para as pessoas. A escolha é realizar um Retiro Espiritual em outra época, de preferência quando não tem tanta festa como no carnaval, a fim de fortalecer a espiritualidade da igreja local e reafirmar a comunhão entre os irmãos e irmãs.

De uma forma criativa e divertida, crianças, jovens, adultos e até idosos estiveram envolvidos anunciando que “Jesus é a fonte de água viva”, tema escolhido para o ano de 2013. Com a camiseta levando a mensagem: “Bebeu água? Tá com sede? Jesus é a fonte! João 4.14”, o Ministério de Expansão Missionária, liderado pelo casal Alexandre Leite e Alessandra Machado, dividiu em três etapas este evento no carnaval.

No sábado (09), uma média de 65 pessoas saiu pela avenida principal do bairro com o “Bloco Traz + 1”. Este foi o segundo ano do Bloco como meio de evangelismo. Em 2012, a comunidade do Parque Aeroporto trabalhou o tema “A maior riqueza de Macaé não é o petróleo, e sim você!”. No “Bloco Traz + 1”, enquanto um grupo de ritmistas adorava ao Senhor com a bateria, no carro de som eram cantados louvores de celebração a Deus e canções com conteúdo evangelístico, todos em ritmo de samba. Outra parte do grupo falava da alegria que encontramos em Jesus e entregava panfletos nos bares, salões, comércios e residências. Uma grande oportunidade de sair das quatro paredes e de abençoar a comunidade em que a igreja está inserida. Essa experiência teve uma excelente recepção das pessoas, já que é comum a presença de blocos nos bairros da cidade de Macaé neste período do ano.

Na segunda-feira (11), ainda no bairro, a igreja foi para as ruas e sinais de trânsito distribuindo água mineral para motociclistas e motoristas de carros e ônibus. Com faixas dizendo “Jesus é a Fonte”, “Jesus, fonte de água viva”, “Jesus te ama”, e cartazes mostrando que a alegria de Jesus é de graça e eterna, os membros da Igreja em Parque Aeroporto puderam abordar e conversar sobre o amor de Deus com muitas pessoas, e levando a verdadeira Água que sacia a nossa sede.

E no feriado da terça-feira (12), a igreja se descolou para a praia dos Cavaleiros, um dos principais pontos de lazer de Macaé. Enquanto a sociedade de jovens e de juvenis preparava o trabalho com esportes, outra equipe fazia recreação com as crianças. No calçadão, nas ruas, e em toda a extensão da praia as pessoas foram abordadas com mensagens bem criativas em cartazes ou panfletos. Debaixo de um sol escaldante, os irmãos e irmãos da Igreja Metodista em Parque Aeroporto tiveram a oportunidade de expressar essa alegria que dura o ano inteiro, com brincadeiras, palhaços, conversas e abraços. Um teatro infantil foi apresentado em vários pontos da praia, afirmando a mensagem levada pelo grupo: Jesus é a fonte de alegria inesgotável!

Veja outras ações missionárias durante o carnaval no Expositor Cristão

Em dias que serviriam de descanso, toda a equipe trabalhou muito neste propósito, animados pela liderança do casal de missionários. E mais ainda, Alexandre e Alessandra, juntamente com os quatro filhos, foram incansáveis em toda a preparação do material usado. Para eles, o serviço não é vão, e uma pessoa abrindo o coração para Cristo, já torna tudo compensador.

Para Alexandre, coordenador do Ministério, a presença da Igreja no carnaval impede que a cidade seja abandonada e entregue ao mundo. Além disso, torna-se uma referência, pois as pessoas no meio da folia que hoje estão afastadas do Evangelho se constrangem a voltar e aqueles/as que nunca tinham visto algo parecido, se rendem a alegria do povo de Deus que se diverte com sorriso no rosto sem precisar de álcool ou drogas. O que tem sido muito gratificante para a igreja, é poder ver que outras igrejas têm se mobilizado também, e muitas outras pessoas expressam o desejo de “copiarem” a ideia, o que faz deste trabalho um projeto multiplicador.

O pastor Luís Henrique Hott Ramos, pastor titular da Igreja Metodista em Parque Aeroporto, contente com os resultados do evangelismo deste ano, estimula os membros da igreja a participarem deste tipo de projeto, entendendo, há um tempo, a necessidade de a Igreja estar aberta e presente neste período. Já pensando no evangelismo do próximo ano, o Pr. Luís afirmou: “Este ano já fizemos melhor do que ano passado, agora sonho com um evento de mais excelência ainda para o ano que vem. Vamos organizar o Bloco em alas e investir nessa ferramenta que tem frutificado no Reino.” Apesar de algumas pessoas ainda não se envolverem no projeto, um grande grupo já entende que todo esforço é válido para tornar a liberdade e salvação no Senhor Jesus conhecidas!

Kennie Ladeira Mendonça (pastora auxiliar em Parque Aeroporto)


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota sobre a partida de Soledad Zavaleta-Minaya De Aguilar

Nota sobre a partida de Soledad Zavaleta-Minaya De Aguilar. "Deus amoroso, precisamos da sua ajuda para compreender que Soledad Zavaleta-Minaya de Aguilar já não está mais conosco, mesmo assim, nós te agradecemos pelos anos da sua presença entre nós." Leia a nota completa e baixe o documento da Igreja Metodista do Peru. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães