Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

acordo Vaticano e governo brasileiro

Agência Senado - 07/10/2009 - 10h44
 
Com abstenção do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) acabam de aprovar parecer favorável do senador Fernando Collor (PTB-AL) ao acordo que reconhece o estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil. A matéria segue para decisão final no Plenário do Senado.

Mesquita Júnior explicou que se absteve não ter podido analisar, em virtude do curto prazo de tramitação da matéria na comissão, os pontos sobre os quais tinha dúvida. O senador pediu vista da matéria, mas retirou o pedido frente à decisão do presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), de fixar em apenas duas horas o período para vista ao projeto. Azeredo justificlou sua decisão argumentando que o projeto ainda será examinado pelo Plenário da Casa.

Na discussão da matéria, o relator, senador Fernando Collor (PTB-AL), favorável ao texto, destacou que o acordo não fixa relação de dependência entre as partes.

O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, tem 20 artigos e consolida na lei condutas e procedimentos já adotados pela Igreja Católica no país, como o casamento, o ensino religioso nas escolas e a imunidade tributária, concedendo segurança jurídica a esses atos ou situações. O acordo tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 716/09.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Geral, por Sara de Paula

Agenda Nacional e Liturgia para o Dia do Coração Aquecido

No dia 24 de maio se comemora uma das experiências mais importantes de John Wesley com Deus. Confira as celebrações mais próximas de você.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães