Publicado por Sara de Paula em Geral - 20/07/2021

Ajude as comunidades atingidas pela crise humanitária no Haiti

flag-haiti-195-800x568.jpg

Nós, da Igreja Metodista brasileira, nos solidarizamos com irmãos e irmãs haitianos que enfrentam uma grave crise humanitária e política, que somadas aos recentes desastres naturais no país, precarizam a qualidade de vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Simultaneamente, haitianos(as) esperam ainda o início da vacinação contra Covid-19 para fortalecer o combate à pandemia.

A tempestade tropical Elsa atingiu a costa sul do Haiti em 3 de julho, derrubando árvores e arrancando telhados de prédios ao passar pelo Caribe, segundo informou o site Notícias Metodista Unida, na matéria Ministérios metodistas no Haiti pedem oração e apoio. O texto partilha alguns dos desafios enfrentados pela missão no Haiti, após o assassinato do Presidente Jovenel Moïse que aconteceu em 7 de julho em sua residência oficial.

O coordenador dos Voluntários em Missão da Igreja Metodista no Haiti, David Draeger, explica que apesar da situação, aos poucos se tem retomado a confiança nas cidades afetadas pelos conflitos sociais e políticos, após um período turbulento de suspensão de serviços básicos.

"O tráfego em Porto Príncipe é quase normal. As torneiras estão funcionando, motocicletas por toda parte, vendedores ambulantes de volta aos seus lugares", contou em seu depoimento no dia 16 de julho. David também partilhou alguns dos problemas que a população ainda enfrenta. "Ainda há problemas com queima de pneus e lançamento de pedras na área de Martissant e hoje a estrada foi bloqueada impedindo o tráfego de ir para (a comuna de) Carrefour".

O missionário ressaltou que apesar disso, há boas notícias no país. Segundo ele, "não há tumultos, violência ou sequestros generalizados". A posse do novo primeiro-ministro, o médico Ariel Henry, acontecerá ainda essa semana, antes do funeral de Moïse, o que deve colaborar com a paz no país.

Intercedemos juntamente com a Igreja brasileira pela paz e segurança das famílias, comunidades e missionários(as) que atuam no Haiti, clamando para que esforços para resolução de conflitos sejam bem-sucedidos, e que a Igreja seja capaz de promover a paz e oferecer socorro em meio aos cenários de conflitos.

Você pode ajudar a missão no Haiti doando via Paypal para a organização Haitian Assets for Peace International, que atua em parceria com Junta de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida e com a Conferência de Michigan da Igreja Metodista Unida.


Posts relacionados