Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/04/2011

Aluna da FaTeo é nova Mestre em Ciências da Religião com estudo sobre Dostoiéviski

Aluna do ProUni, ela obteve avaliação máxima para sua dissertação. E no dia 4 de abril, mais um ex-aluno da FaTeo chega à banca de Mestrado: Marcos Martins, com pesquisa sobre mulheres pentecostais.

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista tem mais um bom motivo de gratidão. Sua ex-aluna Luana Martins Golim,  jovem pentecostal da Comunidade Tempo Novo, é a mais nova mestre formada pelo Programa de Ciências da Religião da Universidade Metodista. Sua dissertação de mestrado sobre  “O discurso cristológico em Dostoievski (Irmãos Karamazov)”, sob orientação do professor Claudio Ribeiro, foi aprovada por banca formada pelo filósofo Luiz Felipe Pondé e teólogo Paulo Nogueira. Com louvor, sem qualquer correção ou acréscimo no texto.

Luana é a primeira aluna da FaTeo formada pelo ProUni, Programa Universidade Para Todos, do Ministério da Educação. Ela já havia recebido um 10 por seu trabalho de conclusão de curso e, agora, vê coroado o esforço de seu trabalho com a nota máxima na defesa da dissertação.

A nova mestre conta que não conhecia Fiódor Dostoiévski antes de cursar a Faculdade de Teologia.  Então, no primeiro ano da FaTeo, leu “O mundo de Sofia”, do filósofo Jostein Gaarder, e ele citava uma das mais famosas obras de Dostoiévski, Crime e Castigo. Luana apaixonou-se pelo escritor russo.  “No segundo ano da faculdade, na disciplina de cristologia, com o professor Cláudio, eu apresentei um trabalho cujo título era: Cristo X Cristianismo: uma leitura atual da parábola 'O Grande Inquisidor', de Dostoiévski”, conta Luana. “Em seguida, no terceiro ano da faculdade, consegui bolsa de iniciação científica, orientada pela professora Magali Cunha, em que trabalhei  “O Grande Inquisidor” e que foi também o tema do meu TCC” .

Na obra escrita no final do século 19, Luana percebeu lições para os dias de hoje. “Ao  ler esta parábola, poema ou lenda (cada autor de refere de uma maneira) eu percebi que sistemas autoritários que manipulam e objetificam o ser humano estão presentes em todas as épocas e em muitos regimes, tanto do passado, quanto do presente, seja na política ou na religião. A atualidade do escrito de Dostoiévski revela seu caráter como escritor e profeta”.

Luana pretende, agora, seguir para o doutorado aprofundando-se no estudo de Dostoiévisk. “Pretendo trabalhar o tema da liberdade em Dostoiévski e o apóstolo Paulo. Também comecei a estudar russo, para uma melhor compreensão da obra de Dostoiévski e da cultura russa”, afirma.

Essa segunda, dia 4 de abril, será mais um dia de festa para a comunidade da FaTeo. Chega à banca de mestrado outro ex-aluno, também oriundo do ProUni: Marcos Martins, pastor da Assembléia de Deus, que estuda o silenciamento e a resistência de mulheres pentecostais.


Posts relacionados