Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 25/11/2020

Aonde estão as sementes?

imagem1-145-800x568.jpg

Motivada por uma imagem divulgada nas redes sociais sobre vasos ornamentais com sementes de limão, comecei a aventura de procurar as sementes para plantar e fazer um vaso pra mim. Depois de algumas semanas me deparei com a dificuldade de encontrar tais sementes, pois os limões que tenho comprado nos supermercados, na sua maioria são orgânicos e não possuem sementes. Ao falar dessa dificuldade com minha irmã, ela sugeriu que eu plantasse mexerica e prontamente me ofereceu algumas, colhidas no pomar do condomínio onde mora, pois essas tinham muitas sementes. Continuei em busca de algumas sementinhas de limão, e assim que consegui, logo pensei em compartilhar dessa alegria, então fiz um vaso para mim e outro para presentear uma amiga que também gosta de cultivar plantas.

A impossibilidade de ter as sementes e sentir a alegria de semear, cultivar, ver crescer a linda folhagem do pezinho de limão e respirar seu aroma, me fez lembrar da parábola do semeador (Lucas 8. 4-15). A história que Jesus contou diz que o semeador saiu a semear e apenas parte das sementes caíram em terra boa e deram fruto. O que me chama a atenção é que o semeador tinha muitas sementes em suas mãos. Ao me perguntar aonde estão as sementes, me sinto motivada a buscar a palavra de Deus e fortalecer em mim o desejo de que ela germine em meu coração e dê muitos frutos.

Neste Dia de Ação de Graças, eu agradeço pelas sementes de amor, paz, alegria, justiça e esperança semeadas em meu coração. Com gratidão podemos renovar o compromisso de frutificar e espalhar o aroma suave da presença de Deus em nós.

Muito mais que ter um vaso ornamental, podemos ser um vaso com terra boa, que acolhe as sementes, floresce e frutifica. Que o nosso coração esteja sempre grato pelas boas sementes que têm frutificado em nós. Que neste dia de gratidão e partilha, possamos compartilhar dos frutos que a Tua palavra tem gerado em nós.

 

 

Telma Cezar Martins
Departamento Nacional de Escola Dominical
Dia de Ação de Graças: 26 de novembro 2020


Leia também: Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2020.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia Dia das Crianças 2022

Celebre o Dia das Crianças em sua Igreja Local. Esta liturgia foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, sugerimos que organize as leituras e cânticos com as crianças de forma que todas elas participem de cada momento do culto. Acesse o material. 

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical, Liturgia, Educação, por José Geraldo Magalhães

Acesse o material de apoio para celebrar o Pentecostes

No próximo domingo, dia 8, celebra-se o Dia de Pentecostes. Para tornar a data mais festiva, o Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista preparou vários materiais de apoio. Confira abaixo: