Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/03/2012

Artigo: Um presente para a mulher... e para a humanidade

Separar um dia para celebrar seja que data for é sempre semelhante a deparar-se com uma bifurcação em uma estrada: pode-se pender para um lado ou para outro. E, ao se fazer esta escolha, depara-se com cinqüenta por cento de chance de acerto e cinqüenta por cento de chance de erro. Você já passou por isto? Estar diante de uma bifurcação e ter dúvida sobre pra que lado ir? Difícil quem nunca passou por isto.

Como evitar este "aperreio" em uma viagem? Ora, a saída melhor é a INFORMAÇÃO. É necessário buscar dados mais concretos, buscar pistas com quem já fez a viagem, ter um mapa em mãos, buscar auxílio na internet... Jesus já dissera que quem não planeja bem o que vai construir acaba por ser motivo de zombaria dos demais.

Comparando, é assim que vejo a celebração de datas especiais, inclusive este Dia Internacional da Mulher. Estamos todos/as vivenciando o dia a dia, sem sequer pensar na Mulher. Quando menos se espera, lá vem ele: o dia internacional "dela". E agora? Bem, há dois uma mulher caminhos a se seguir: pensar em "alguma coisa pra não passar "batido" (que chamarei de Caminho A) ou realmente buscar o aprofundamento do tema, a ponto de se entender por que se dedica um dia internacional a esta causa (que chamarei de Caminho B).

O melhor "presente" - Se você escolher o Caminho A, então procurará agradar as mulheres que são importantes na sua vida.Comprar-lhes-á flores, um presente, um cartão, a levará a passeios, a visitas a familiares (isto se você for uma pessoa de sensibilidade mediana a boa). Na Igreja haverá uma poesia, um canção, uma música... E amanhã já ninguém se lembrará de nada.Se você optar pelo Caminho B, então este dia refletirá o que já está sempre presente em sua vida: o respeito e a verdadeira preocupação com a vida, que inclui temas como o da Mulher. Então celebrar este dia significará:

a) Reafirmar, a partir das Escrituras, qual é o projeto de Deus para a Mulher (Gn. 1 e 2);

b) Buscar compartilhar dados que colaborem para que este mundo veja as mulheres com os Olhos de Deus;

c) Discutir qual o relacionamento cristão entre a Mulher e todas as vertentes da vida: com o gênero masculino, família, trabalho, realização pessoal, MISSÃO CRISTÃ, cidadania, economia, etc;

d) Junto com mulheres, crianças, homens, adolescentes, jovens e terceira idade, denunciar tudo que entende o significado da Mulher à luz do Evangelho de Jesus Cristo. Jesus quer o melhor para as mulheres e para toda a humanidade. Ele quer que a benção Dele se derrame sobre toda a raça humana.

Olha só que presentão. O melhor presente para uma mulher é saber que ela é vista como Deus a vê, que ela é respeitada como sendo Igreja de Jesus Cristo, que ela é parceira missionária da humanidade e não uma raça inferior desprovida de dignidade; que ela é benção de Deus, que ela é criada à Imagem e Semelhança de Deus... Por ser reconhecida como tal é que este dia é celebrado. Desse modo, dar-lhe flores ou presentes será apenas uma reafirmação de que estamos todos/as na mesma missão: servir a Deus e ao próximo.

Que Deus nos abençoe. E que tenhamos um bom Dia Internacional da Mulher e de toda a humanidade. É isto que as mulheres desejam.

Bispa Marisa de Freitas Ferreira

Presidente da Região Missionária do Nordeste


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães