Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

As vítimas da violência na Colômbia pedem nossa solidariedade

As vítimas da violência na Colômbia pedem nossa solidariedade

Em outubro de 2009, representantes do Conselho Latinoamericano de Igrejas (CLAI) e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) se reuniram em Bogotá para tratar do tema da cooperação ecumênica com a Colombia. O que impactou a todos foram os relatos das pessoas vitimas da violência armada na Colômbia. Esta violência que é produzida pelos paramilitares, pela guerrilha e pelos grupos de narcotraficantes. Escutamos a mães que tiveram seus filhos assassinados, professoras que não podem trabalhar como educadoras, advogados e sindicalistas que são perseguidos por todos os grupos porque defendem a organização popular, indígenas que têm suas terras invadidas pelas empresas que exploram as riquezas minerais, representantes de comunidades de sem terra que tiveram que abandonar sua terra por ameaças de morte, camponeses que em resistência têm que dormir em diferentes lugares cada noite para não ser encontradas pelos assassinos.

Todos estes relatos nos impactaram muito fortemente em nossos corações e por isso decidimos entre CLAI e CMI construir um projeto de acompanhamento e cooperação ecumênica com a Colômbia. Uma das atividades desta proposta nos convida a todos e todas a orar pelas vítimas da violência na Colômbia. Nós, do CLAI, queremos convidar a todas as igrejas para que nas celebrações deste mês de abril de 2010 lembrem-se dos que mais sofrem naquele país. Estamos oferecendo materiais litúrgicos na página web da Rede de Liturgia do CLAIhttp://www.clailiturgia.org.

A palavra bíblica nos anima a ser solidários com os que sofrem, assim como Jesus Cristo assumiu a forma humana e conheceu nossas dores. Pela ressurreição, Deus nos ensinou que sua vontade é a libertação de todas as pessoas que sofrem. Oremos para que as vítimas da violência na Colômbia encontrem paz, justiça e reparação por todo o sofrimento que a violência lhes tem imposto.

Um abraço fraternal.

 

Rev. Nilton Giese
Secretario General del Consejo Latinoamericano de Iglesias

Tel: (593-2) 250-4377

nilton@claiweb.org

giese1959@gmail.com
www.claiweb.org


Posts relacionados