Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

assembléia do CLAI

CLAI tem novo presidente

 

RAMOS MEJÍA, 22 de fevereiro (ALC) - O bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Panamá, reverendo Julio Murray, foi eleito, hoje, presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI). Ele substitui na presidência o seu colega da Igreja Episcopal Dominicana, Julio Cesar Holguin, eleito em 2001, na IV Assembléia do organismo ecumênico.

 

Murray disputou o cargo com o pastor Oscar Bolioli, presidente da Igreja Metodista do Uruguai, e o pastor Felipe Adolf, presidente da Igreja Luterana do Equador. Ele foi eleito no terceiro turno, depois de disputar o segundo turno com Adolf.

 

O bispo panamenho, de 48 anos, tem uma ampla trajetória no campo ecumênico e participou de instâncias diretivas do CLAI.

 

Devoção e graça na V Assembléia do CLAI

 

Por Carolina Britos, da Argentina

 

BUENOS AIRES, 22 de fevereiro (ALC) - A V Assembléia do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), que se estende até o dia 25, em Buenos Aires, vem tratando das temáticas centrais propostas por cada uma das cinco regiões do organismo em diferentes instâncias: as sessões plenárias, os fóruns e cafés teológicos, as mesas de trabalho, as mostras, apresentações e oficinas concentram o trabalho próprio para o que um evento desta magnitude foi organizado.

 

Mas é o momento matutino da reflexão, o louvor, a gratidão e a intercessão a Deus o espaço que cristaliza a expressão da unidade ecumênica que o CLAI persegue como razão de existência. As cores, linguagens e maneiras de encarnar o evangelho confluem num momento de singular profundidade e impacto para a fé dos presentes.

 

As regiões do CLAI preparam a cada manhã devocionais desenvolvidas na tenda principal instalada no campo de esportes do colégio Ward, local do evento. No luminoso espaço, uma enorme cruz de vidro de diferentes cores destaca-se sobre a mesa com frutos da terra e oferendas do trabalho. A cruz foi cunhada pelas mãos de crianças pertencentes à oficina "Amassando a vida", da Igreja Metodista de Ing. Budge, em Buenos Aires.

 

Na terça-feira, 20, este espaço acolheu a teóloga mexicana Elsa Tamez, que envolveu os presentes numa abordagem singular da passagem de Lucas 8, 41-56, que relata o caso de uma mulher enferma que toca o manto de Jesus e é curada. Tamez disse que o fluxo da doença que afligia essa mulher termina sendo a oportunidade para que fluísse a graça de Deus.

 

Particularmente original foi a reflexão do pastor Nésto Míguez, da Igreja Metodista Argentina, ao propor aos presentes a dinâmica de vivenciar o relato de Lucas 18, 18-30, a partir da apreciação de seus personagens. Neste caso, um fariseu pergunta a Jesus como atingir o Reino. E falando aos presentes, este funcionário público - personificado pelo mesmo Míguez - reclamou: "Por que tive que ficar fora da graça? Vocês fizeram tudo o que Jesus me pediu?".

 

O momento terminou com uma emotiva intercessão na qual foram expostas situações de marginalidade, violência e morte nos países da região centro-americana, elevando o canto de 700 vozes na súplica: "Cristo Jesus, solidariza-te não com a classe opressora que espreme e devora a comunidade, mas com o oprimido, com o povo sedento de paz".

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação 

 

VEJA TAMBÉM:

Jovens metodistas reunidos na assembléia do Ciemal (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina afirmam: "Não podemos curar a sociedade sem antes curar a Igreja".  Clique aqui para saber mais.

E mais:

CLAI incorpora 22 novos membros

ARGENTINA

Carolina Britos

BUENOS AIRES, 21 de fevereiro (ALC) - O Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), reunido em Assembléia Geral nesta capital, aprovou, por unanimidade, a incorporação de novos membros, plenos e fraternais. A decisão foi tomada na plenária desta terça-feira, 20, pelos delegados de 19 países do continente presentes no evento.

Foram recebidas a Igreja Evangélica Livre e a Fraternidade de Igrejas Batistas, de Cuba; a Igreja Metodista e a Episcopal, da Colômbia; a Federação de Associações de Igrejas Batistas e a Igreja de Deus, da República Dominicana.

Nesta mesma categoria foram integradas ao CLAI a Federação de Associações de Igrejas Batistas, a Igreja Luterana e a Igreja Morava, da Costa Rica; a Igreja Reformada Calvinista, de El Salvador; a Diocese Anglicana, a Igreja dos Peregrinos e a Luterana, do Peru; a Associação de Igrejas Indígenas Evangélicas, do Equador. As organizações mencionadas serão acolhidas como membros plenos do Conselho a partir desta Assembléia.

A Igreja Batista Nazaré, do Brasil, a Presbiteriana Independente, da Bolívia, e a Metodista Nicaragüense foram incorporadas por decisão da Assembléia como membros fraternos do CLAI.

Nessa mesma categoria foram aceitos no quadro do CLAI os seguintes organismos: a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (CENACORA), do Brasil; a Comunidade Cristã Mesoamericana (CCM), de Honduras; o CEDEPCA, da Guatemala, e a Comunidade Teológica do México. Passarão também a fazer parte do CLAI o Serviço Ecumênico de Apoio e Orientação, e a Juventude para Cristo, do Uruguai.

A V Assembléia do CLAI está reunida no Colégio Ward, em Buenos Aires, e termina no domingo, dia 25. Amanhã serão realizadas as eleições, que renovarão as autoridades do organismo ecumênico.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

 

Assembléia do CLAI começa com chamada à unidade

Carolina Brito, BUENOS AIRES, Argentina, Fevereiro 20, 2007

ALC : Agência LatinoAmericana e Caribenha de Comunicação

Sob o lema "A graça de Deus nos justifica, seu espírito nos liberta para a vida", foi inaugurada no dia 19 de fevereiro, com culto no templo da Igreja Cristã Bíblica de Devoto, nesta capital, a V Assembléia do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

Declarada de interesse nacional pelo governo argentino, a Assembléia iniciou oficialmente suas atividades num marco de colorida representação de todas suas regiões,na presença dos 700 delegados e convidados representantes de diferentes igrejas, organizações e instituições que configuram o CLAI.

O secretário nacional de Culto, Guillermo Olivieri, saudou os presentes em nome do presidente Néstor Kirchner, assinalando que oportunidades como estas são "geradoras de fraternidade e debate, mas também de serviço e compromisso, características do povo evangélico".

Olivieri pediu que seja fomentada a vocação universalista das religiões, com "uma abertura e pluralidade que respaldem um compromisso ético". Também estiveram presentes no culto de abertura do evento autoridades do governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

O moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Walter Altmann, enfatizou a importância de interceder, buscar e encaminhar à unidade ecumênica, gerando um movimento que vá além das instituições. O bispo J. Oneres Marchiori, do Conselho Episcopal Latino-Americano, afirmou que "Cristo nos mandou que nos amássemos e não que nos amassemos".

 

O presidente do CLAI, bispo Julio César Holguín (foto), deu as boas-vindas a todos os participantes declarando a aberta oficialmente a V Assembléia, em Buenos Aires.

Depois da apresentação das cinco regiões nas quais as igrejas membro do CLAI estão organizadas, o bispo Julio Ernesto Murray, da Igreja Episcopal Anglicana do Panamá, fez a homilia, coroada com a emotiva participação do grupo musical e coral da Assembléia.

Fonte: ALC Agência LatinoAmericana e Caribenha de Comunicação

 


Posts relacionados