Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Avanço metodista em Mato Grosso do Sul

Expositor Cristão/Pr. Paulo Pontes


 

A Igreja Metodista continua a expandir a presença desse povo em todo o território nacional. No estado do Mato Grosso do Sul, a presença metodista tem ocupado cada vez mais municípios. O estado faz parte da 5ª Região Eclesiástica, sob a presidência do bispo Adonias Pereira do Lago e pertence à Sub-região Missionária Oeste, também composta pelo estado de Mato Grosso.

Na Sub-região Missionária Oeste estima-se, segundo informações do PRAM (Plano Regional de Ação Missionária), a presença de aproximadamente 3 mil metodistas professos (MT e MS). Além disso, muitos que frequentam a nossa igreja, mas ainda não oficializaram seu compromisso.

O estado foi organizado esse ano em dois distritos MS I e MS II. Essa dinâmica da multiplicação dos distritos aconteceu para dinamizar a ação missionária e estimular a vida da igreja local, proporcionando maior aproximação entre as igrejas para o avanço missionária, em especial, alcançando cidades sem a presença metodista.

Para nós, a estratégia para a expansão missionária é a plantação de novas igrejas através do discipulado. Em todo o estado, temos vivenciado a experiência da plantação de igrejas através de grupos pequenos que se instalam em cidades através de casas de famílias metodistas e outras situações. Esses grupos vão se multiplicando, crescendo e assim, vamos instalando a estrutura posteriormente.

É o caso de Brasilândia que nesse ano receberá o Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus. A Igreja Metodista em Bataguassu avançou para essa cidade através de um trabalho de discipulado e celebração nos lares de muitas famílias que se abriram ao Evangelho de Jesus e hoje temos ali uma igreja com grande potencial. O mesmo ocorreu em Sonora, onde a Igreja Metodista em Coxim tem desenvolvido a plantação de uma nova igreja.

Estamos vivenciando uma experiência muito positiva de parceria com a 6ª Região Eclesiástica que designou e tem sustentado o missionário Osmir Silvério dos Reis na cidade de Naviraí. Várias são as estratégias da parceria, podendo se traduzir pelo envio de obreiros, sustento de obreiros, transplante de famílias e outras mais. A ideia da parceria é que as 5ª RE e 6ª RE contribuam para o crescimento do metodismo no Mato Grosso do Sul, a fim de que o estado se torne uma Região Eclesiástica.

Nos dias 21 e 22 de março foi realizado em Campo Grande o Ministerial da Sub-região Oeste, no Acampamento Maanain da Igreja Metodista Central da cidade. O evento reuniu todos os pastores e pastoras do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para um momento de despertamento missionário, partilha de informações e encaminhamentos. Várias lideranças das igrejas locais e evangelistas também participaram. O que se percebe é a grande paixão evangelística que tem motivado as ações das igrejas locais.

Nosso desejo é que cada vez mais possamos avançar para as cidades sem presença metodista, podendo ocupar cada cidade no estado com uma comunidade discipuladora e que se multiplique naturalmente.
 


 


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de junho | Igreja, lugar de cuidado!

Em boa parte dos estados brasileiros, a Igreja está com as portas fechadas devido à pandemia da Covid-19. As celebrações estão sendo realizadas on-line para continuar com o cuidado de seus membros. Ela sempre foi um lugar de cuidado, um lugar para cuidar das feridas da alma, razão pela qual escolhemos o tema desta edição. Acesse gratuitamente.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC maio 2020: uma Igreja virtual

Nos últimos dois meses, as igrejas, de modo geral, reinventaram-se devido à pandemia da Covid-19, que já deixou 5,1 mil mortos e 73,5 mil casos confirmados somente no Brasil até o fechamento desta edição. As redes sociais ganharam seu espaço. Lideranças clérigas e não clérigas foram para a internet assistir ou fazer as lives. Baixe gratuitamente a edição para ler sobre esse e outros assuntos. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Geral, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Qual o lugar de homens e mulheres na Igreja?

É menino, é menina! O resultado no ultrassom é a entrada para o mundo, a partir daí roupas rosas e azuis dominam o enxoval e os carrinhos e bonecas, os quartos. Mais tarde, a criançada entra na brincadeira meninos X meninas. A brincadeira passa e a coisa fica séria, se fortalecem a competição e as relações desiguais entre homens e mulheres... Até quando?