Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Avanço metodista em Mato Grosso do Sul

Expositor Cristão/Pr. Paulo Pontes


 

A Igreja Metodista continua a expandir a presença desse povo em todo o território nacional. No estado do Mato Grosso do Sul, a presença metodista tem ocupado cada vez mais municípios. O estado faz parte da 5ª Região Eclesiástica, sob a presidência do bispo Adonias Pereira do Lago e pertence à Sub-região Missionária Oeste, também composta pelo estado de Mato Grosso.

Na Sub-região Missionária Oeste estima-se, segundo informações do PRAM (Plano Regional de Ação Missionária), a presença de aproximadamente 3 mil metodistas professos (MT e MS). Além disso, muitos que frequentam a nossa igreja, mas ainda não oficializaram seu compromisso.

O estado foi organizado esse ano em dois distritos MS I e MS II. Essa dinâmica da multiplicação dos distritos aconteceu para dinamizar a ação missionária e estimular a vida da igreja local, proporcionando maior aproximação entre as igrejas para o avanço missionária, em especial, alcançando cidades sem a presença metodista.

Para nós, a estratégia para a expansão missionária é a plantação de novas igrejas através do discipulado. Em todo o estado, temos vivenciado a experiência da plantação de igrejas através de grupos pequenos que se instalam em cidades através de casas de famílias metodistas e outras situações. Esses grupos vão se multiplicando, crescendo e assim, vamos instalando a estrutura posteriormente.

É o caso de Brasilândia que nesse ano receberá o Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus. A Igreja Metodista em Bataguassu avançou para essa cidade através de um trabalho de discipulado e celebração nos lares de muitas famílias que se abriram ao Evangelho de Jesus e hoje temos ali uma igreja com grande potencial. O mesmo ocorreu em Sonora, onde a Igreja Metodista em Coxim tem desenvolvido a plantação de uma nova igreja.

Estamos vivenciando uma experiência muito positiva de parceria com a 6ª Região Eclesiástica que designou e tem sustentado o missionário Osmir Silvério dos Reis na cidade de Naviraí. Várias são as estratégias da parceria, podendo se traduzir pelo envio de obreiros, sustento de obreiros, transplante de famílias e outras mais. A ideia da parceria é que as 5ª RE e 6ª RE contribuam para o crescimento do metodismo no Mato Grosso do Sul, a fim de que o estado se torne uma Região Eclesiástica.

Nos dias 21 e 22 de março foi realizado em Campo Grande o Ministerial da Sub-região Oeste, no Acampamento Maanain da Igreja Metodista Central da cidade. O evento reuniu todos os pastores e pastoras do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para um momento de despertamento missionário, partilha de informações e encaminhamentos. Várias lideranças das igrejas locais e evangelistas também participaram. O que se percebe é a grande paixão evangelística que tem motivado as ações das igrejas locais.

Nosso desejo é que cada vez mais possamos avançar para as cidades sem presença metodista, podendo ocupar cada cidade no estado com uma comunidade discipuladora e que se multiplique naturalmente.
 


 


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC abril: Igreja missionária

Interessante que a palavra missão não aparece na Bíblia Sagrada. A origem da palavra missão vem de Missil, que significa enviado. Então, missão é ser enviado para um propósito, um alvo específico. Numa guerra, o míssil é mandado no lugar dos soldados, para atingir um local. Dessa forma, o/a missionário/a é um/a enviado/a ao campo de batalha. No mês que comemoramos o Dia do/a Pastor/a metodista, escolhemos falar sobre a uma Igreja missionária a serviço do povo. 

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP

Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas, por José Geraldo Magalhães

Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista

A conferência que elegeu o novo presidente foi realizada em Hiroshima, no Japão, entre os dias 24 a 28 de maio.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Coração aquecido: para transformar a nossa realidade

Experiência do coração aquecido de John Wesley no século XVIII é relembrada no dia 24 de maio