Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Bíblia em quadrinhos

Chega ao País versão do Gênesis feita pelo desenhista Robert Crumb

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC

Se Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, Robert Crumb criou a Bíblia de acordo com sua imaginação e criatividade. O veterano desenhista norte-americano tem chamado a atenção do mundo com o lançamento de Gênesis (Conrad Editora, 225 págs., R$ 49,90), sua versão em quadrinhos para a primeira parte do livro cristão.

Apesar de tratar-se de uma adaptação em formato de HQ, o autor fez questão de manter o texto original em seu projeto, que demorou quatro anos para ser finalizado. "Todas as outras versões em quadrinhos da Bíblia que vi contêm passagens com narrativas e diálogos completamente inventados, numa tentativa de ?modernizar'' e deixar mais ?dinâmicas'' as velhas escrituras", justifica Crumb, na introdução, sua opção pelo texto original.

Aos 66 anos, o desenhista - que é ateu - mantém seus fortes traços e a característica de retratar o sexo de forma natural que lhe renderam fama. Por causa disso, o livro traz o aviso de que há referências a cenas de nudez e violência em seu conteúdo.

Todos os 50 capítulos ganharam ilustrações em preto e branco. As páginas apresentam o nascimento do universo por meio da vontade de Deus, o casal Adão e Eva sucumbindo à tentação do fruto proibido, passando pela missão de Noé com sua arca e a destruição de Sodoma e Gomorra.

Caso o leitor não conheça as histórias por trás dos personagens e lugares citados, a publicação é uma boa oportunidade para o primeiro contato com a Bíblia. Os desenhos são condensados de forma a amenizar o tom massante da escrita antiga, principalmente em relação às longas linhagens dos personagens, além de darem apoio visual para as cenas mais marcantes das diversas histórias.

À primeira vista, Gênesis aparenta ser mais um livro de aventura, fazendo com que os jovens possam se sentir interessados no contato com os contos que são considerados fundadores da cultura ocidental. Talvez o público mais velho possa se surpreender um pouco com as ilustrações mais fortes, mas isso é o que faz as adaptações de qualquer texto religioso chamar a atenção. Crumb já previa resistência e tratou de dizer: "(...) Sei que não dá para agradar a todos".

Fonte: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=4&id=5775601&titulo=Biblia+em+quadrinhos 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Culto de Gratidão - Bispa Marisa | 13.12 - 19h

A Região Missionária do Nordeste (Remne) transmitirá ao vivo hoje, dia 13 de dezembro, às 19h, o Culto de Gratidão pela Bispa Marisa de Freitas. Para assistir, acesse youtube.com/user/metodistane.

Geral, por José Geraldo Magalhães