Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/06/2012

Catedral Metodista presta homenagem ao pastor Silas Pereira Barbosa

“NADA DO QUE FIZ, O FIZ PARA HOMENS, E SIM PARA HONRA E GLORIA DE DEUS”

Silas Pereira Barbosa- 1930 / 2011

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2

No dia 24 de junho a Catedral  Metodista de São Paulo, celebrou uma homenagem ao rev. Silas Pereira Barbosa, falecido em 31 de maio do ano passado.  Ele pastoreou a Catedral nos anos 1979 a 1991.

O Concilio Local, determinou que se alterasse o nome do Edificio Metodista para Ed. Metodista Rev. Silas Pereira Barbosa, construído na década de 80. No pastorado do Rev. Silas, que com grande esforço pastoral e pessoal, ergueu a obra que hoje ajuda a sustentar financeiramente a Missão real da Igreja, em nível local, regional e nacional.

Celebrou-se uma cerimônia com a presença dos familiares do rev. Silas, a sra. Valdecy, viúva , os filhos, Silas Junior e Sergio Wagner, além das noras e netos. Neste momento de celebração pela vida e pastorado, tanto do rev. Silas, bem como da família, que muitas vezes teve dividido o tempo de atenção e carinho com o ministério pastoral do esposo e pai,  lembrou-se de seu grande amor a Causa, sua retidão de conduta, e acima de tudo sua submissão à  Deus, ao chamado pastoral e a Igreja Metodista. Lembrou-se que em sua vida, sempre ficou evidenciado que suas mãos eram abençoadas, e tudo quanto ele havia feito, o fez para a Gloria de Deus, e não dele próprio. Tinha em sua visão que se Deus não abençoasse o trabalho, nada seria possível de realizar, e podemos afirmar que varias foram as obras realizadas por todas as igrejas por ele pastoreadas.

Lembrou-se também, de ser ele um homem a frente de seu tempo, Pastor por vocação, dedicação integral, mas um estudioso da Palavra e da sociedade, já que teve coragem de estudar Sociologia Política, em plena ditadura militar, usando esta ferramenta em seu ministério.

A Igreja Metodista Central, hoje Catedral metodista de São Paulo,  quando por ele pastoreada, iniciou vários avanços missionários, que hoje são efetivos, como a Igreja Metodista em Manaus, a Igreja Metodista Coreana em São Paulo, regularização da AMAS Catedral, com o inicio de vários convênios com a Prefeitura de São Paulo, regularização e formalização de convênios com as áreas geral e regional, pondo fim a uma pendência de mais de 30 anos referente aos terrenos da Catedral, onde foram construídos os edifícios Alarico Mattos e Ed. Metodista Rv. Silas Pereira Barbosa. Constituiu um caixa visando financiar um verdadeiro avanço missionário, com o objetivo de oferecer  apoio  a missionários e construção de novos pontos.

Como membro da Igreja Central à época, sempre percebi o cuidado, carinho de um verdadeiro vocacionado à obra de Deus, mesmo que para viver esta vocação tivesse que abrir mão de suas necessidades. Quando exortava o fazia de forma carinhosa, mas enérgica, nunca desrespeitando o limite da pessoa e do amor de Deus para com o ser humano. Nunca fez distinção entre pessoas, todos eram tratados de igual forma, com a atenção que se espera, e com o carinho que não se esperava.

Não quero exaltar o homem, mas quero afirmar, Rv. Silas Pereira Barbosa deixou saudade. Saudade de seu exemplo, saudade de sua fé, saudade de seu Amor a Deus, saudade de sua humildade, pois quando solicitamos a família um memorial alguma coisa escrita de sua vida ministerial, a resposta foi...”Ele nunca quis escrever nada, pois sempre dizia, nada do que fiz, o fiz para homens, e sim para  Honra e Gloria de Deus.”

A família deste meu Pastor, amigo e discipulador, apenas posso expressar, que realmente a Obra de Deus, foi feita por um grande homem Rv. Silas Pereira Barbosa. Por isso posso afirmar o que o profeta Isaias : “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” Isaias 10:15.

Luiz Roberto Saparolli

Membro da CMSP

Representante da 3ª RE na COGEAM

Fotos : Priscila Lopes


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Selo DNTC 2023 | As crianças e a imagem de Deus: santidade na fé e na prática

O tema de 2023 da Igreja Metodista evoca a santidade integral: pessoal e social. Sob as luzes deste tema, as crianças abordarão, durante este ano, a santidade relacionada com a imagem de Deus: “Sede santos, porque eu sou santo”. Assim, a santidade assume o aspecto da identidade, pois fomos criados à imagem e à semelhança de Deus. Ao olhar para nós mesmos e para as outras pessoas, deveríamos ser capazes de ver Deus refletido. Por isso, optamos por tratar este tema usando um recurso de linguagem concreto para as crianças: a metáfora do espelho.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães