Publicado por Sara de Paula em Geral - 16/11/2023

Material de apoio - Celebre o dia das Sociedades Metodistas de Homens

logo-cmh-196-800x568.jpg

Você, homem metodista, já está conectado com a Sociedade Metodista de Homens da sua Igreja Local, e com a Federação Metodista de Homens da sua Região? Sabe qual é a importância de fazer parte desse movimento? Confira abaixo o conteúdo que a Confederação Metodista de Homens preparou para que você saiba mais sobre a origem e trabalho desses grupos, e para que você se conecte hoje mesmo com esse trabalho. 

No dia 19 de novembro (terceiro domingo do mês de novembro), celebramos o Dia das Sociedades Metodistas de Homens em todo o país. Aproveite essa data e se engaje nas ações promovidas pela Sociedade da sua Igreja Local. Utilize a mensagem da Confederação Metodista de Homens e a mensagem do Bispo André Luiz de Carvalho Nunes, assessor da CMH, ambas disponíveis abaixo, e compartilhe a importância dessa iniciativa com a sua comunidade de fé.


Sociedade Metodista de Homens - qual a origem desse movimento no Brasil?

Um forte movimento que aconteceu na Igreja Metodista no início do século XX, capitaneado por leigos, trabalhou para espalhar a santidade bíblica por toda a nação brasileira defendendo o lema “ninguém ocioso na Igreja” e como resultado dessa onda, os leigos se organizaram em grupos societários, sendo convocado, pelo então Secretário de Educação Cristã da antiga Região eclesiástica do Centro, Rev. Isnard Rocha, o primeiro congresso das SS.MM.HH.

O primeiro Congresso de Homens aconteceu na Igreja Metodista de Bauru, no Estado de São Paulo, entre os dias 16 a 20 de novembro do ano de 1938 e no dia 19, aconteceu uma sessão solene de organização da Primeira Federação das Sociedades Metodistas de Homens, a Federação Regional do Centro, que abrangia todo o Estado de São Paulo e o Paraná. Hoje, celebramos no dia 19 de novembro, com alegria e gratidão, o Dia das Sociedades Metodistas de Homens, uma ocasião que nos permite reconhecer a unção de Deus sobre os leigos que abriram caminho para o serviço dos homens metodistas por meio dos grupos societários, das Federações e da Confederação. Nestas federações, homens dedicados se reúnem com um propósito comum: fortalecer uns aos outros, compartilhar o amor de Deus e fazer a diferença onde Deus nos tem colocado.

Neste dia especial, celebramos não apenas a existência dessas federações, mas o trabalho que continua com homens comprometidos que acreditam que a sociedade pode ser transformada pelo amor de Deus. Que este Dia das Federações Metodistas de Homens nos inspire a apreciar a importância de ser igreja e trabalhar como instrumentos de Deus para transformar o mundo através do serviço e da fé. Parabéns a todas as Federações Metodistas de Homens, e que o trabalho comprometido de vocês continue a iluminar nossas vidas e a transformar o mundo para melhor. Confederação Metodista de Homens do Brasil.


Para que existem as Sociedades Metodistas de Homens?
Uma reflexão do Bispo André Nunes para celebração do Dia das Sociedades Metodistas de Homens

Engana-se quem acha que o objetivo dos Grupos Societários da Igreja Metodista é de apenas se reunir uma vez por mês, com pessoas da suas respectivas faixas etárias definidas ou agrupamentos específicos, para participar do Chá das Rosas, um churrasco, assistir ou jogar de uma partida de futebol ou mesmo ir a uma lanchonete ou cinema. Claro, se é para fortalecer a comunhão e acolher seus novos pares, com ética, tudo isso vale a pena e são viáveis, mas as Sociedades de Juvenis, Jovens, Mulheres e Homens não foram criadas somente para essas finalidades citadas.

No caso específico das Sociedades Metodistas de Homens, alvo deste escrito, afirmamos categoricamente que Deus tem um projeto especial para o Homem Metodista que vai além destas programações sociais e interrelacionais.

Apenas para se ter uma ideia, segundo estudos estatísticos recentes, somente em torno de 15 a 20% da membresia das Igrejas evangélicas em todo o mundo é ativa, isto é, tem consciência do seu papel como cristão/ã e, com gratidão a Deus, tem participado de algum ministério e/os Grupo Societário na vida da sua Igreja local. E a grande maioria, mais de 2/3, é do sexo feminino. Percebam bem, Deus tem concedido dons espirituais a todos/as os/as crentes, no intuito de que atuem no Seu Corpo, e não de que se limitem ao papel de simples espectadores, como quem assiste a um espetáculo das arquibancadas ou se divertindo uma vez por mês em eventos sociais que muitas vezes não redundam em glória a Deus e salvação de vidas. Comprovado é que tão somente alguns/mas tem sido fieis e “carregado o piano” na vida da Igreja, quer seja evangelizando, acolhendo os visitantes e novos convertidos, orando especifica e intencionalmente, ajudando o/a pastor/a e auxiliando na preparação das programações da Igreja (Cultos, Retiros Espirituais, Encontro de Casais, Escola Bíblica de Férias, Congresso de Evangelização etc.), além de se preocupar com o seu próprio crescimento espiritual, dos seus familiares e dos/as demais irmãos/ãs de fé.

A Sociedade Metodista de Homens é um excelente instrumento de Deus para atrair, evangelizar, cuidar e organizar homens, através da poderosa pregação do Evangelho de Jesus Cristo.

Randy Phillips, presidente dos Promise Keepers (Cumpridores de Promessas, em tradução livre), um ministério cristão voltado ao acompanhamento e treinamento de homens crentes, fundado em julho de 1991 nos EUA, por iniciativa de Bill McCartney e o Dr. Dave Wardell (dois anos depois da fundação realizou um congresso com a participação de 50.000 homens que encheram um estádio de futebol, tendo como principal propósito o de aprender e levar a sério a Palavra de Deus), afirma que Deus está fazendo um veemente apelo à Sua Igreja, e, mais especificamente aos homens.

Nos EUA antes do “Promise Keepers” qualquer Igreja que conseguisse reunir vinte e cinco participantes num seminário dirigido a homens, seria visto quase como um milagre. Atualmente eles facilmente reúnem milhares de homens nas principais cidades do país. Eles estão à procura de soluções para os grandes problemas de nossos dias, cientes de que só as encontrarão em Jesus. Nos seus congressos, sempre com cerca de 50.000 homens, por três dias eles adoraram a Deus com orações, palavras de louvor e cânticos, ouvem mensagens e palestras sobre diversos assuntos, desde casamento e criação de filhos, tentações sexuais e à necessidade de se prestar contas de seus atos uns aos outros.

H. B. London Jr. diz que o trabalho específico com homens é plano de Deus para a Igreja, com o intuito de formar uma linhagem de homens crentes que vivam na prática a expectativa proposta pelo apóstolo Paulo ao seu jovem discípulo Timóteo, narrado em 2 Timóteo 2:2: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros”.

A partir deste entendimento, devemos perceber que os metodistas brasileiros não estão sós no desafio de levantar os varões para a obra do Senhor. Deus está chamando o “Povo do Coração Aquecido” para se dispor com mais afinco para as coisas do Seu reino, participando assim ativamente dos ministérios da sua Igreja local, e organizando e fortalecendo a abençoada Sociedade Metodista de Homens onde ainda não exista, que poderá atuar na vida dos homens da Igreja, seus familiares, colegas e também dos esposos de irmãs da Igreja que ainda não são da fé, através da visitação, evangelização, convite aos cultos, recepção aos convidados, visitantes e membros da Igreja em suas programações, formação de coral masculino, auxiliando também na organização de Retiros, Congressos e Conferências Espirituais e demais programações da Igreja local etc.. Tudo isso feito para a glória de Deus, edificação da Igreja, salvação de vidas e o serviço cristão ao próximo.

Temos ainda muito o que fazer. Avante, homens!!!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil, 2ª ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

BRIGHT, Bill; COLE. Edwin; DOBSON. James; HENDRICKS, Howard; HAYFORD, Jack;

McCARTNEY, Bill; PHILIPS, Randy; SMALLEY, Gary. Sete Promessas de Um Homem de Palavra. Belo Horizonte: Betânia, 1996.

Homens de Valor, disponível em: www.homensdevalor.com/recursos/artigos.html
Homens da Promessa, disponível em: www.homensdapromessa.com/2009
Homens em Ação, disponível em: www.pibcuritiba.org.br/site08/index.php?option= com _content&view=article

 

Bispo André Nunes
Região Missionária do Nordeste - REMNE
Bispo Assessor da Confederação Metodista de Homens do Brasil


Conecte-se com a Confederação e Federações

Você conhece a diretoria e os presidentes das Federações Metodistas de Homens do Brasil? Confira abaixo a apresentação, função e contato dos homens que se dedicam hoje à esse trabalho. 

Bispo André Luíz de Carvalho Nunes (Remne)

Assessor da CMH

Nosan Cavalcanti dos Santos

Região Missionária do Nordeste
Presidente da CMH
Email: nosancs@yahoo.com
Telefone: (81) 997712303

Silvio José de Faria

Vice-Presidente da CMH
Presidente da Federação de Homens da 1ª RE
Email: silviodacarlafaria@gmail.com

Marcus Vinícius Da Costa Silva

1ª Região Eclesiástica
Assessor Financeiro da CMH
Email: advmarcusvinicius@uol.com.br

Luís Carlos Oliveira Araújo

Região Missionária do Nordeste
Secretário de Atas da Confederação
Email: luiscarlos.oaraujo@gmail.com
 

Raphael Gomes França Silva

8ª Região Eclesiástica
Secretário de Comunicação
Email: advocaciagomesf@gmail.com
 

Elieser Elias dos Santos Marques

2ª Região Eclesiástica
Assessor para Assuntos Internacionais 
Email: elieser.marques@gmail.com

Leonei das Almas

Presidente da Federação de Homens da 2ª Região Eclesiástica
Email: leonei.a@hotmail.com

Geraldo Pinheiro de Lima

Presidente da Federação de Homens da 3ª Região Eclesiástica
Email: geraldo.pinheiro0316@gmail.com

Valdeir Ribeiro

Presidente da Federação de Homens da 4ª Região Eclesiástica
Email: topatudodareta@yahoo.com.br 

Wander Lúcio Souza de Mascarenhas

Presidente da Federação de Homens da 5ª Região Eclesiástica
E-mail: wandermascarenhas.farmaceutico@hotmail.com

José Henrique Pimenta de Lima

Presidente da Federação de Homens da 6ª Região Eclesiástica
E-mail: jhplima1009@gmail.com

Romauro Jámison Monteiro

Presidente da Federação de Homens da 7ª Região Eclesiástica
Email: romauro.monteiro1@gmail.com 

Cristiano Renato Fregolão Kreuscher

Presidente da Federação de Homens da 8ª Região Eclesiástica
Email: cristiano.fk@hotmail.com

Fleugner Fuarley Freitas de Souza

Presidente da Federação de Homens da Remne
Email: fleugnerfuarley@gmail.com


Compartilhe e comente

Compartilhe esse conteúdo com a sua Igreja Local e nas suas redes sociais, e fortaleça o trabalho das Sociedades. Você já faz parte de uma Sociedade Metodista de Homens? Comente abaixo sobre o trabalho que vocês tem realizado e partilhe com outros homens metodistas sobre a sua experiência. 


Posts relacionados