Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CENPS 2010


www.cenps2010.com.br , http://twitter.com/cenps

 

A relação entre saúde e desenvolvimento social foi uma das máximas em saúde estabelecidas desde o encontro de Alma Ata. As relações de desigualdade social, exclusão social, aliadas a crise internacional financeira têm afetado a educação, Organizações não governamentais e igrejas com programas de ação social têm se constituído em uma força importante para responder os desafios de exclusão e desigualdade enfrentados por milhões de pessoas em todo o mundo. É nesse sentido que a Associação Evangélica Nacional de Profissionais da Saúde - AENPS, realiza o Congresso "Saúde integral em tempos de crise", entre os dias 04 e 07 de setembro de 2010, no Centro Universitário Bennett, (Flamengo) no Rio de Janeiro.(3 minutos do Metrô do Flamengo).

O CENPS é reconhecidamente um dos melhores eventos de profissionais de saúde evangélicos do Brasil, um legado de iniciativas na área de saúde e missões das Igrejas publicado em forma de anais e vídeos a serem celebrados e repassados às próximas gerações a cada dois anos. Promovido pela AENPS Associação Evangélica de profissionais de saúde (que foi criada pelas entidades promotoras com finalidade de gerenciar o CENPS) revolucionou a forma de realização de eventos na área de saúde evangélica e caminha para excelência em serviços e profissionalismo e otimização de custos.

O objetivo é reunir profissionais e estudantes e organizações da área da saúde para propor, discutir e aprender sobre estratégias de promoção da saúde integral aliada ao desenvolvimento local e comunitário. A troca de experiência, articulação e momentos de espiritualidade são a ênfase do evento. São mais de 12 instituições participantes do evento, cujas temáticas trabalhadas são bioética, educação em saúde, ecologia, capelania, cuidados paliativos, espiritualidade e saúde, sexualidade, infanticídio indígena, saúde pública, socorro emergencial e uma dezena de ações e iniciativas que estão ligadas ao desenvolvimento comunitário e testemunho cristão.

O CENPS utiliza abordagem interdisciplinar que privilegia a leitura social e espiritual da sociedade. Traduzindo para linguagem do público leigo as conseqüências das últimas mudanças da atenção à saúde e mobilizando os profissionais para desenvolver seu
potencial ao máximo a serviço do povo como seguidores de Cristo.

No futuro vemos:

Cada Estado criando uma subsidiária de promoção de eventos;
Um modelo único de multiplicação de eventos;
Experiência de implementação de parcerias;
Foco na excelência do evento e do conteúdo;
Metodologia comprovada de resultados;
Visão Global - Responsabilidade social e saúde integral levadas ao nível máximo.

Desde sua primeira edição em setembro de 2006, o CENPS já contou com mais de 917 congressistas e 20 estados brasileiros representados nas duas edições do evento realizadas em Belo Horizonte e agora será promovido no Rio de Janeiro com previsão de expansão para todas as capitais do Brasil.

A AENPS promove e facilita a interação entre os profissionais da saúde e as instituições que atuam na área, dinamizando o processo de inserção dos interessados nos trabalhos sociais e emergenciais existentes (nacional e internacionalmente). Além disso o congresso elabora um carta aberta ao público em geral versando sobre as principais resoluções do evento.

ORE DIVULGUE E PARTICIPE

Clique aqui para prencher o Formulário de Inscrição

Eduardo Ribeiro Mundim
www.medicinaeciencia.med.br
www.bioeticaefecrista.med.br


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães