Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CESEP

Ficha de Inscrição

Apresentação

A atual crise econômico-financeira que agravou os níveis de desemprego, pobreza e carência alimentar, contribuiu para desnudar outra crise mais profunda e estrutural: a da própria terra e de seus limites. O desmatamento acelerado, ameaçando a biodiversidade do planeta; a escassez de água doce, a poluição do ar, a contaminação dos oceanos, dos lençóis freáticos, do solo nas cidades, zonas industriais e no campo, por acúmulo de lixo, rejeitos químicos e agrotóxicos e a sobre exploração de recursos naturais não renováveis, quebraram a capacidade de a terra recompor seu próprio equilíbrio. Deixou de ser sustentável o modelo civilizatório baseado no consumismo, no desperdício e na desigualdade social. Milhões de seres humanos estão migrando de regiões flageladas por secas, inundações e outros desastres climáticos provocados pelo aquecimento global.

As Igrejas cristãs e as religiões carregam responsabilidade crucial na tarefa de transformar a atual postura de dominação e exploração da terra, convertendo-a em relação de cuidado e preservação, ensinando-nos a viver em harmonia com o universo, com a natureza, com os demais seres humanos e, por fim, com a realidade última de todas as coisas. Crianças e jovens estão cada vez mais sensíveis a esse desafio que exige respeito pela natureza, mudança de atitudes e hábitos de consumo, crescimento sustentável com distribuição mais justa e equitativa da riqueza comum.

O desafio ambiental implica em revisitar os relatos bíblicos e os de outras tradições religiosas, rever e aprofundar a teologia, forjar espiritualidade que sustente o compromisso pessoal e comunitário em favor da integridade da criação e da sobrevivência e bem-estar do conjunto da humanidade, assumindo novas atitudes pastorais, sociais e ambientais. O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEP, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apóio do CONIC, oferece este curso de Ecumenismo, com ênfase na construção de sociedades baseadas no cuidado e responsabilidade em relação à criação e em renovada solidariedade entre os humanos.


Destinatários/as


Lideranças religiosas de comunidades e organismos ecumênicos, estudantes de teologia, pesquisadores das religiões, professores de ensino religioso, pessoas com abertura e sensibilidade ecumênicas e dispostas ao diálogo inter-religioso. Num horizonte latino-americano e caribenho, o curso oferece contribuições teóricas em diálogo com experiências de vida e diferentes estilos de celebrações e espiritualidades.


Assessores/as

- Histórico da reflexão e ações em favor da Integridade da Criação, da Justiça e da Paz, por parte do: - Movimento Ecumênico:
Pe. Dr. José Oscar Beozzo. ITESP e CESEP, São Paulo, SP.

- Catolicismo:
Dr. Wagner Sanches. PUC-São Paulo, SP.

- Antigas Igrejas Orientais e Igrejas Ortodoxas:
Dr. Dimitrios Vahe Attarian - São Paulo, SP.

- Protestantismos:
Dr. Lauri E. Wirth - UMESP - São Bernardo SP.

- Movimentos e Igrejas Pentecostais:
Dra. Cecilia Castillo Nanjarí - CLAI, São Paulo, SP.

Bíblia: revisitando os relatos da criação:
Marcelo Barros OSB - Recife, PE.

Por uma Espiritualidade do cuidado e da co-responsabilidade frente à criação:
Dr. Faustino Teixeira, UFJF, Juiz de Fora, MG.
.


Custos e Bolsas*

Estudo U$ 140,00
Hospedagem e alimentação U$ 135,00

Total U$ 275,00

* O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e o valor com que pode contribuir.


Data

01 a 16 de julho de 2010

 

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

IPA

Geral, por José Geraldo Magalhães