Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Cheia deixa mais de quatro mil desabrigados em Porto Velho/RO

Em meio às perdas, metodistas se mobilizam para ajudar quem precisa


Expositor Cristão/Pr. José Geraldo Magalhães


A capital de Rondônia, Porto Velho, vive uma situação dramática. O nível do Rio Madeira subiu e chegou a 19,4 metros: um recorde histórico segundo especialistas. A situação deixou ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras debaixo d’água. Cerca de quatro mil pessoas na região tiveram de deixar suas casas.

Uma das principais ruas de acesso ao bairro Nacional, onde está localizada a Congregação da Igreja Metodista Central de Porto Velho, está completamente interditada. O pastor Darci Faustino de Souza está na comunidade há um ano e se preocupa com moradores. "Temos um desafio muito grande porque as pessoas são muito carentes e precisam de acolhimento. Nós estamos trabalhando diariamente para ajudar no que é possível", relata o pastor.

Idalina Ferreira Silva mora na região há 25 anos e diz que nunca passou por uma situação parecida. "Não tem sido fácil, mas tenho esperança em Deus que tudo vai melhorar", disse. Mesmo sem condições de pagar o aluguel, Idalina já acolheu mais 14 pessoas da família que saíram das casas.

De acordo com a Defesa Civil, das mais de quatro mil pessoas desalojadas, quase mil estão abrigadas nas casas de parentes. O restante se divide entre ginásios, escolas e igrejas que são locais de acolhimento. "Nós perdemos várias coisas, fora os saqueadores que levaram o que deixamos para trás. Agora é seguir com fé em Deus e recomeçar do zero", conta Elcimar Aragão.

A casa da metodista Valmarina Alves Galvão, onde começou a Congregação Metodista, virou abrigo para outra família. "Cedi um espaço para uma família montar uma barraca e ficar até as águas baixarem. É o mínimo que eu posso fazer e este é nosso papel como cristãos", disse.


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Nota de pesar: Rev. João Nelson Betts

É com pesar que comunicamos o falecimento do Rev. João Nelson Betts (pai do Davi Betts), no início da noite de hoje (19). Com 99 anos, o Rev. João Betts faleceu em casa, em Porto Alegre. Velório deverá ser amanhã na Igreja Wesley em Porto Algre. Ainda não temos todos os detalhes de horários. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo. Leia a reflexão completa!

Expositor Cristão, Mulheres, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Novos paradigmas: descaracterização das sociedades de mulheres

A mulher faz parte do histórico metodista. Sua participação deu-se numa Inglaterra caótica. confira os detalhes!