Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CHOSN Encontro Coquimbo

Três de maio de 2008 entra para a história do metodismo latino-americano como a data da criação da Confederação Latino-Americana de Homens Metodistas. Essa decisão foi tomada no 3º Encontro de Homens Latino-Americanos, que aconteceu em Coquimbo, Chile, a 380 Km ao norte de Santiago.

A diretoria eleita pelos presentes, e empossada no encontro, ficou constituída por:

• Guillermo Matias G. - Chile - presidente;

• Marcos Neri da Mata - Brasil (5ª Região) - vice-presidente;

• Samuel Frez - Chile - secretário;

• Carlos Sanchez - Chile - tesoureiro.

 

Dentre as atribuições da diretoria pro tempore, estão: a conformação de um regulamento; os contatos para incentivar e interagir com homens metodistas dos demais países; e organizar e mobilizar para o primeiro congresso da confederação.

 

Ficou estabelecido que os presidentes de federações nacionais farão parte da diretoria, por convite do presidente. O secretário e o tesoureiro foram nomeados pelo presidente eleito, que, pela proximidade, facilitarão as ações da nova organização.

A Igreja Metodista está presente em dezoito países latino-americanos. Os homens têm federações nacionais no Brasil, no Chile - países que estiveram presentes nesse encontro - e no México. Está em vias de ser organizada federação nacional no Paraguai e na Colômbia.

Nos países em que não há organização nacional, será possível a filiação de federações regionais e até mesmo de sociedades locais à recém criada confederação.

México e Paraguai, embora ausentes do encontro, enviaram documento de apoio à formação da confederação.

Participações e estudos

Os bispos presentes no encontro - do Brasil, Adolfo Evaristo de Souza, e do Chile, emérito Isaias Gutierrez - ministraram estudos aos presentes. O bispo Gutierrez fez uma retorpectiva histórica e doutrinária do movimento metodista, destacando sua influência positiva nas nações onde está presente, através da educação e da proclamação. "O metodismo oferece o evangelho total para a vida total", declarou.

 

O bispo Adolfo destacou que a função do grupo societário é tornar-se meio de graça para alcançar homens em todos os lugares para o evangelho de Cristo, mantendo o seu testemunho e fidelidade.

"Precisamos ter objetivos claros: Cristo, santidade, testemunho, fé, convicção pessoal", declarou aos participantes do encontro, "com a perspectiva de alcançar outros homens para Cristo, sem perder a visão social".

O bispo Adolfo disse, ainda que a igreja local tem a responsabilidade de ser um instrumento do Senhor para expandir o Reino, isto, é, influenciar positivamente a sociedade em que vive. Ressaltou, também, que a ação dos homens na igreja local deve ir além de uma simples reunião: devem refletir sobre a situação do mundo e 'pagar o preço'.

Também esteve presente a presidente da Confederação Latino-Americana de Mulheres Metodistas, Jane Eire da Mata, que se congratulou com os homens pela decisão de criar sua organização continental e, assim, marcar com mais destaque a participação dos leigos na Igreja Metodista.

O Brasil esteve representado no encontro por 49 participantes das seis regiões eclesiásticas. Ficou decidido também que o 1º Congresso Latino-Americano de Homens Metodistas será no Rio de Janeiro, em 2010. Os participantes do encontro participaram de cultos em congregações de Coquimbo, como forma de conhecer a obra metodista na cidade, pioneira do metodismo chileno, com 138 anos de história.

Na última sessão do encontro foi aprovada a ata de constituição da organização, quando foi destacado que na recente assembléia do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Cribe) foi aprovada uma moção de apoio da presidência à formação da confederação.

Para mais informações, acesse o site da Metodista em Coquimbo clicando aqui.

Elieser Marques

Confederação Metodista de Homens

Posts relacionados

Geral, Educação, Colégio Episcopal, por Comunicação

Vestibular FATIM 2024

A Igreja Metodista divulga e torna público o resultado do processo seletivo do curso de bacharel em teologia - modalidade livre da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista | FATIM

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 05.03.2021 | Vídeo Pastor Max Maia

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães