Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CHOSN Encontro Coquimbo

Três de maio de 2008 entra para a história do metodismo latino-americano como a data da criação da Confederação Latino-Americana de Homens Metodistas. Essa decisão foi tomada no 3º Encontro de Homens Latino-Americanos, que aconteceu em Coquimbo, Chile, a 380 Km ao norte de Santiago.

A diretoria eleita pelos presentes, e empossada no encontro, ficou constituída por:

• Guillermo Matias G. - Chile - presidente;

• Marcos Neri da Mata - Brasil (5ª Região) - vice-presidente;

• Samuel Frez - Chile - secretário;

• Carlos Sanchez - Chile - tesoureiro.

 

Dentre as atribuições da diretoria pro tempore, estão: a conformação de um regulamento; os contatos para incentivar e interagir com homens metodistas dos demais países; e organizar e mobilizar para o primeiro congresso da confederação.

 

Ficou estabelecido que os presidentes de federações nacionais farão parte da diretoria, por convite do presidente. O secretário e o tesoureiro foram nomeados pelo presidente eleito, que, pela proximidade, facilitarão as ações da nova organização.

A Igreja Metodista está presente em dezoito países latino-americanos. Os homens têm federações nacionais no Brasil, no Chile - países que estiveram presentes nesse encontro - e no México. Está em vias de ser organizada federação nacional no Paraguai e na Colômbia.

Nos países em que não há organização nacional, será possível a filiação de federações regionais e até mesmo de sociedades locais à recém criada confederação.

México e Paraguai, embora ausentes do encontro, enviaram documento de apoio à formação da confederação.

Participações e estudos

Os bispos presentes no encontro - do Brasil, Adolfo Evaristo de Souza, e do Chile, emérito Isaias Gutierrez - ministraram estudos aos presentes. O bispo Gutierrez fez uma retorpectiva histórica e doutrinária do movimento metodista, destacando sua influência positiva nas nações onde está presente, através da educação e da proclamação. "O metodismo oferece o evangelho total para a vida total", declarou.

 

O bispo Adolfo destacou que a função do grupo societário é tornar-se meio de graça para alcançar homens em todos os lugares para o evangelho de Cristo, mantendo o seu testemunho e fidelidade.

"Precisamos ter objetivos claros: Cristo, santidade, testemunho, fé, convicção pessoal", declarou aos participantes do encontro, "com a perspectiva de alcançar outros homens para Cristo, sem perder a visão social".

O bispo Adolfo disse, ainda que a igreja local tem a responsabilidade de ser um instrumento do Senhor para expandir o Reino, isto, é, influenciar positivamente a sociedade em que vive. Ressaltou, também, que a ação dos homens na igreja local deve ir além de uma simples reunião: devem refletir sobre a situação do mundo e 'pagar o preço'.

Também esteve presente a presidente da Confederação Latino-Americana de Mulheres Metodistas, Jane Eire da Mata, que se congratulou com os homens pela decisão de criar sua organização continental e, assim, marcar com mais destaque a participação dos leigos na Igreja Metodista.

O Brasil esteve representado no encontro por 49 participantes das seis regiões eclesiásticas. Ficou decidido também que o 1º Congresso Latino-Americano de Homens Metodistas será no Rio de Janeiro, em 2010. Os participantes do encontro participaram de cultos em congregações de Coquimbo, como forma de conhecer a obra metodista na cidade, pioneira do metodismo chileno, com 138 anos de história.

Na última sessão do encontro foi aprovada a ata de constituição da organização, quando foi destacado que na recente assembléia do CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Cribe) foi aprovada uma moção de apoio da presidência à formação da confederação.

Para mais informações, acesse o site da Metodista em Coquimbo clicando aqui.

Elieser Marques

Confederação Metodista de Homens

Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, Mídia, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota do Colégio Episcopal: nomeação do diácono M Bracklay

Tem circulado nas mídias eletrônicas a notícia, publicada originalmente pelo jornal The Washington Post, sobre a nomeação do diácono M Bracklay, pela Bispa Sally Dyck , da Conferência Nordeste de Illinois, USA, da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos da América. O fato em destaque é o de que Barclay se declara transgênero (Queer).

Escola Dominical, Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Dia da Bíblia: veja material de apoio para celebrar!

O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro. É uma data especial para ser sempre lembrada. O Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista separou vários materiais sugestivos para celebrar a data. Confira!

Geral, por José Geraldo Magalhães