Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/01/2011

Chuvas atingem outros estados do sudeste

O ano de 2011 começou com fortes chuvas e grandes desastres naturais em alguns estados do sudeste do Brasil. Além do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais registraram enchentes e desmoronamentos em grande parte de seus municípios. Verdadeiras catástrofes que comoveram brasileiros e estrangeiros, mobilizando o Brasil e o mundo em prol das vítimas da região serrana do Rio e dos municípios de SP e MG.

Um boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (14) pela Defesa Civil de Minas Gerais registra o total de 16.975 desalojados, 2.345 desabrigados, 72 feridos e 16 mortos na região. 74 municípios do estado de Minas já decretaram situação de emergência.

Em São Paulo uma forte chuva atinge a capital paulista no início da tarde desta sexta-feira (14) e deixa a cidade em estado de atenção. Há 25 pontos de alagamento na cidade, 17 deles intransitáveis. A zona leste é a região mais atingida. Os municípios de Franco da Rocha, Mairiporã, Capivari e São José dos Campos também foram castigados.  Em Atibaia, alguns pontos da cidade estão alagados e a Igreja Metodista local foi afetada e está arrecadando roupas e mantimentos com os membros da igreja para distribuir aos desabrigados. Outras igrejas da região estão seguindo o exemplo.

O deslizamento causado pelas chuvas da região serrana do Rio é um dos dez maiores do mundo segundo a ONU. O Rio entrou no ranking que registra os piores deslizamentos do mundo nos últimos 111 anos. Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres.

Apesar do drama vivido pelos moradores da região serrana, as igrejas locais têm acolhido com amor as vítimas das enchentes. A Igreja Metodista em Teresópolis abriga 100 pessoas até o momento. Em Nova Friburgo, apesar da igreja ter sido afetada com as chuvas, 2 famílias estão sendo abrigadas. A arrecadação de donativos continua nas igrejas dos municípios atingidos e nas igrejas da 1ª Região.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 19.06.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semnalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

SBT

Geral, por José Geraldo Magalhães