Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

claudia e eduardo moçambique

extraído do MozNews, boletim informativo criado pelos missionários Cláudia e Eduardo Maia

Chegamos em Moçambique no dia 6 de Março. Ficamos a primeira semana em Maputo, a capital, para regularizar nossos documentos. Depois demoramos mais duas semanas para entrar em nossa casa devido à reforma que foi necessária. Mesmo depois da mudança, foram gastas mais duas semanas para que se terminassem os reparos no interior da casa. Nesse meio tempo, começamos as nossas atividades de trabalho. Somos muito gratos a Deus que em tudo tem nos abençoado.

Notícias da Cláudia

A missionária Cláudia Maia no laboratório do Hospital de Inhambane. Foto de Vicente Timba.

Entre junho e agosto, fiz um treinamento de um mês no laboratório de microbiologia do Hospital provincial de Inhamabane a fim de conhecer o sistema de saúde de Moçambique e adquirir conhecimentos necessários para a elaboração do projeto do laboratório de microbiologia para o Hospital Rural de Chicuque. Foi uma experiência muito rica na qual pude aprender bastante. Agora estou escrevendo o projeto para, posteriormente, arrecadar fundos para construí?lo. Temos um bom espaço e alguns materiais mas precisaremos de outros equipamentos bem como adequar o local através da pintura apropriada, adição de bancadas e etc.

O Centro de Esperança
No dia primeiro de agosto houve uma grande celebração em Chicuque que incluiu a inauguração do Centro de Esperança. Entre os presentes estavam o bispo Machado e a bispa Joaquina Nhanala (recém eleita para Moçambique), o ministro da saúde, um casal sueco, os Korswings, que viveram aqui nos anos 50 por dezoito anos e ajudaram a construir as atuais instalações do Hospital Rural de Chicuque.

Embora o prédio não esteja totalmente pronto ainda, a equipe do Centro (Jeremias, Dr. Arlindo, Deborah, Sherry e eu) já está trabalhando na distribuição de mosquiteiros , na organi zação e treinamento de líderes comunitários e na elaboração de projetos na área da saúde.

Há muito mais que podemos fazer! Mas primeiro temos que organizar melhor a base, orar pela a conclusão do prédio e por mais recursos e encontrar mais pessoas para trabalhar conosco. Temos muitos desafios mas um grande futuro com muitas possibilidades!

A Igreja
Estamos freqüentando a Igreja Metodista Unida de Chicuque que fica bem ao lado de nossa casa. Todos os cultos s?o em Xitswa mas a pastora Clara procura sempre que possível delegar uma pessoa para traduzir para nós. Domingo, dia 3, participamos do nosso primeiro culto de Ação de Graças - quatro horas de duração - com bastante alegria e celebração. A comunidade de Chicuque é muito acolhedora e tem nos dado bastante suporte. Nós ansiamos por nos envolver mais nas atividades da igreja e sermos capazes de contribuir com nossas vidas e dons. Meu desejo é ver a igreja crescer e se fortalecer a fim de cumprir o chamado de fazer diferença nessa comunidade e ver o Espírito Santo encher tudo e a todos.

Notícias do Eduardo

Missionário Eduardo Maia em cirurgia no Hospital Rural de Chicuque. Foto de Cláudia Maia.

Iniciei meu trabalho no Hospital Rural de Chicuque no final de Maio. Retornei uma vez à Maputo para comprar móveis e outras coisas para a casa. Desde então tenho trabalhado duro. O hospital possui dois técnicos de cirurgia. Aqui em Moçambique estes profissionais fazem quase tudo o que um cirurgião geral faz nos países desenvolvidos mais os procedimentos cirúrgicos de ginecologia e ortopedia. Quando eu cheguei um deles (Juvêncio) estava de licença médica. Ele acaba de retornar ao trabalho. O outro (Timóteo) é um técnico experiente e estava realizando todo o trabalho sozinho por quase dois meses. Minha chegada foi seu grande presente e alívio.

Porém quando eu retornei de Maputo, Timóteo teve que ir à capital também. Então, no meu primeiro mês aqui eu fiquei encarregado de toda a área cirúrgica e de emergência por duas semanas trabalhando 24 horas, sete dias por semana. Durante este tempo eu realizei mais de 70 cesarianas, 40 cirurgias gerais (hérnias, laparotomias, apendicectomias, etc)  e mais, aproximadamente 400 consultas clínicas em apenas um único mês! Dormir? O que é isto? Meu sonho se tornou realidade. Estou exercendo medicina na África. Eu sobrevivi e agora tudo está mais calmo com o retorno dos dois técnicos.

Desafios
Eu tenho um desafio diferente a cada dia. As condições do hospital são boas, mas longe de serem perfeitas. Temos falta de muitos medicamentos bem como de pessoal qualificado. Cada dia encaro um caso diferente que requer um tratamento diferenciado e muitas vezes incomum. Estou tentando organizar a clínica cirúrgica de pouco em pouco. Não é fácil mudar tudo de uma hora pra outra. O Hospital tem o dinheiro para construir a Unidade de Cuidados Intensivos. Eu já elaborei o projeto e estarei di retamente envolvido na construçao desta nova unidade. Estou envolvido também no treinamento de pessoal. Meu desejo é realizar cursos de reciclagem, assim que possível, com os enfermeiros e técnicos nas áreas de atendimento ao primário no trauma, cuidados intensivos e antibioticoterapia.

Ser Missionário

Eu estava no curso de medicina em 2000. Eu tinha este sonho. De ser um médico na África. Eu ouvi sobre Chicuque. Um Hospital Rural da Igreja Metodista no sudeste de Moçambique. Um país que também fala português. Este sonho demorou um longo tempo para tornar?se realidade. Primeiramente tive que ser treinado e comissionado para ser um missionário. Desde que cheguei em Moçambique eu senti o que outros missionários certamente sentem. Senti saudades de casa. Senti a diferença na cultura. Senti a diferença na comida. Senti o sofrimento do pobre. Senti?me incapaz por nao poder ajudar a todos. Compreendi entao que é necessário mais do que um culto de comissionamento para transformar?me em um missionário.

Eu estou sendo moldado dia após dia e provavelmente continuarei sendo por um longo tempo. Estou aprendendo como viver em diferentes circunstâncias. Minha esposa Cláudia tem sido um grande suporte durante este tempo difícil. Sem ela eu certamente estaria perdido. Deus está fazendo um grande trabalho em nossas vidas. Ele está mudando muitos dos nossos hábitos e hoje estamos mais próximos um do outro do que nunca. Estou aprendendo que ser um missionário é manter contato com outras pessoas e desenvolver um relacionamento com elas. Este é o principal objetivo deste informativo. Portanto estou totalmente disponível para trocar cartas ou e-mails mais frequentemente. Para isto contate-nos diretamente. Acredito que este tipo de relacionamento é fundamental. Sem isso meu trabalho é parece vão.

Pedidos de oração

1) Os desafios são muitos. Peço orações para que Deus mantenha minha saúde boa. Malária é um grande problema aqui. Graças a Deus ainda não fui infectado. Pela Sua Graça continuarei com boa saúde.
2) Encontrei?me com o ministro da saúde nas comemorações do dia primeiro de Agosto. A propósito, foi uma grande festa. Ele me pediu que fizesse um treinamento de um mês em ortopedia no Hospital Central de Maputo. Então, em breve, terei que deixar Chicuque por um tempo para realizar este propósito.
3 ) A Igreja de Moçambique acaba de eleger sua primeira episcopisa, Joaquina Nhanala. Ela é a primeira bispa da África e brevemente irá assumir o lugar do bispo Machado. Ela tem o desafio de liderar e de fortalecer esta grande igreja de Moçambique nos próximos anos.
4) Por fim, orem por mim nos trabalhos no hospital e pela Cláudia no trabalhos no Centro de Esperança e pelos projetos que ela tem que elaborar.
Que a luz de Deus brilhe através de nós.

Obrigado por estarem conosco nesta jornada missionária. Que Deus abençoe a cada um abundantemente.

CONTATOS

eduardoreismaia@gmail.com

cacaupc@gmail.com

Veja também:

A Carta da pastora Maisa que está em Moçambique enviada no mês de setembro de 2008.


 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por Sara de Paula

Como usar o Google Drive para organizar arquivos da sua Igreja

Nesse tempo de distanciamento social as igrejas buscam ferramentas para seguir se organizando com seus grupos de trabalho, sociedades e ministérios. No vídeo abaixo apresentamos na série de dicas de ferramentas digitais para igrejas, a ferramenta Google Drive, para se organizar de forma gratuita com a sua equipe.

Geral, por José Geraldo Magalhães