Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Board

A Confederação de Mulheres representada pela presidente - Sonia do Nascimento Palmeira, vice-presidente - Leila de Jesus Barbosa e a tesoureira - Victalina Lalucce dos Santos, teve a oportunidade de conhecer a Junta Geral de Ministérios Globais e a Divisão de Mulheres sediados em New York tendo como objetivo, conhecer os projetos desenvolvidos pelas irmãs norte-americanas e compartilhar os nossos.

A Junta Geral de Ministérios Globais é a agência de missões da Igreja Metodista Unida e a Divisão de Mulheres é o corpo legislativo das mulheres metodistas unidas. Na estrutura da Igreja Metodista Unida,a Divisão de Mulheres está integrada na Junta de Ministérios Globais.

Foi uma experiência muito rica onde tivemos a oportunidade de assistir já no primeiro dia a posse do novo Secretário Geral da Junta, revdo Ed Paup, na Capela Inter Religiosa do Centro de Igrejas (algumas denominações se reúnem neste prédio). No dia seguinte tivemos a oportunidade de participar de uma reunião com o Comitê dos Ministérios Internacionais da Divisão de Mulheres e da Junta Geral de Ministérios Globais, com a presença de Andris Salter - Presidente do Comitê de Ministérios Internacionais e Secretária Geral Assistente da DM que depois de ouvir a nossa presidente Sonia Palmeira, fez a seguinte indagação: "O que vocês fazem para revitalizar as sociedades e terem mulheres jovens?" Precisamos que vocês nos ajudem neste sentido...e pudemos trocar algumas experiências. Nos foi possível sensibilizar que apesar da distância e de uma realidade completamente diferente da nossa, elas tem as mesmas necessidades em relação ao trabalho na MISSÃO.

Pudemos ouvir também sobre o trabalho das seguintes pessoas:

Carol Van Gorp - Secretária Executiva para o Comitê de Ministérios Internacionais, DM.

Kendra Dunbar - Secretária Executiva de Jovens e Jovens adultos, JGMG.

Beth Bucanan - Coordenadora do Programa de Voluntários para Justiça Global, JGMG/DM.

John Yambassu - Missionário Regional para África-Gana.

Brenda - Departamento de Pessoal Missionário-JGMG.

Revda. Rosângela Oliveira - Missionária Regional para América Latina, DM.

Sonia do Nascimento Palmeira - Presidente da Confederação de Mulheres do Brasil.

No dia seguinte nos reunimos com:

Marisa Villarreal - Secretária Executiva de Educação para Missão em outros idiomas além do inglês. Trabalha com as lideres das Regiões e também com Distritos.

Júlia Tulloch - Secretária Executiva para Formação de Liderança, agora iniciando este trabalho com uma visão on-line, proporcionando o aprendizado mesmo em casa.

Diana Rodriguez - Secretária Executiva para Desenvolvimento Organizacional, trabalhando na parte de capacitação.

Bárbara Wheeler - Editora Chefe da Revista Response (a revista oficial das mulheres Metodistas Unidas).

Eileen King - Presidente do Conselho do Dia Mundial de Oração, onde conversamos sobre o Tema do ano 2009 "EM CRISTO SOMOS MUITOS MEMBROS, MAS UM SÓ CORPO", programa elaborado pelas mulheres de Papua Nova Guiné. O gráfico proposto por estas mulheres, une dois símbolos: a cruz e o bilum. Esses símbolos expressam o desejo de uma unidade verdadeira, na qual as mulheres estão unidas não só através de uma bolsa de corda, mas na busca de uma unidade vibrante. Possa o amor genuíno, onde o bem vence o mal e onde uma variedade de dons enriquece a comunidade, constituir-se de um mesmo coração e alma.

Harriet Olson - Secretária Geral Adjunto da DM, que contou como trabalham o financeiro: dos recursos arrecadados e aplicados em investimentos, a política financeira determina que tantos por cento sejam usados na administração da própria organização (diretoras, funcionárias, etc), outra percentagem é para fazer missão em nível internacional e outra em nível nacional. Tem os recursos designados que são usados diretamente no seu objetivo e os recursos não designados que são usados para a sustentação da organização.

Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a ajuda recebida pelo Brasil para atender o Projeto Escola de Missões para Mulheres da 1ª Região, Projetos da REMNE e também pela confecção do livro "GÊNERO E IGREJA", desenvolvido nos trabalhos da América Latina pela Missionária Regional para a América Latina Revda. Rosângela Oliveira.

Muito proveitosa também foi à conversa pela segunda vez com Andris Salter - Secretária Geral Assistente da DM, que explicou os critérios usados para atenderem ou não aos pedidos de verba para projetos e a conversa na sala do Revdo Jorge Luiz Domingues - Secretário Geral Adjunto da JGMG- Educação,Crescimento da Igreja, Contexto para Missão, que fez uma explanação sobre recursos financeiros e como usá-los...

No dia seguinte tentamos visitar a ONU, mas fomos impedidas de entrar porque estava acontecendo a Assembléia Geral com a presença de todos os chefes de Estado e o Tema da reunião era"As Metas do Milênio" (pobreza). Paralelamente aconteciam reuniões menores fora das dependências da ONU com debates sobre o tema da grande reunião, de forma a tentar influenciar nas decisões da grande assembléia.

Visitamos também o prédio da Divisão de Mulheres que fica localizado em frente a ONU. Ali conversamos separadamente com as seguintes pessoas:

Magali Girod - Coordenadora de Programa do Idoso e secretária de Susane Paul responsável pelo programa Ação Global para Envelhecimento.

Glory Dharmaraj - Secretária Executiva para Educação para Justiça, que trabalha com o tema de Desenvolvimento e Crescimento Espiritual e que hoje está desenvolvendo o mesmo tema com a juventude até 17 anos (rapazes e moças) e é responsável pelo guia de estudo do livro "CREO EM JESÚS".

Jay Godfrey e Jenifer MacCallun - responsáveis pelos seminários para educação sobre a ONU.

Esmeralda V. Brown - Secretária Executiva para Justiça Global, DM.

Tivemos a oportunidade de participar de um culto na Igreja Metodista Unida S. Paulo e S. André, onde a Pastora Rosângela e o pastor Jorge Luiz congregam.

Conhecemos a 1ª Igreja Metodista dos Estados Unidos, na John Street.

Fomos convidadas a almoçar com Harriet Olson-Secretária Geral Adjunta da DM e também para um café da manhã com Carol Van Gorp- Secretária Executiva para o Comitê de Ministérios Internacionais.

Tivemos a oportunidade de conhecer e agradecer a administradora da casa" Alma Mathews House", Claretta Nesbitt, lugar muito agradável e confortável que nos hospedou.

Enfim, foram dias muito proveitosos...quando pudemos desfrutar da companhia e do carinho dos Missionários Revdo Jorge Luiz Domingues e Revda Rosângela Oliveira que foram incansáveis na atenção conosco durante todo o tempo.

Leila de Jesus Barbosa

Vice-presidente da Confederação de Mulheres

• clique para ver o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães