Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Congresso 3ª RE

42º Congresso Regional de Mulheres da 3ª Região

Planejamos com carinho, organizamos com amor e atenção... Corremos com as providências e preparativos... A ansiedade foi presença marcante em todas nós nos últimos meses!
E, enfim, chegou!
Chegou e aconteceu o 42º Congresso Regional da Federação Metodista de Mulheres da 3ª Região Eclesiástica!
Foi em Atibaia, no período de 09 a 12 de outubro, que estiveram reunidas cerca de 180 mulheres, num congresso edificante, maravilhoso, de muito aprendizado e momentos de emoção. Todas inspiradas com o texto bíblico de Provérbios 4,20-22 que diz: "Filha minha, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo".
Só uma coisa não agradou... Passou muito rápido! A saudade já bate em nossos corações...
E foi assim, num clima de alegria e expectativa que as congressistas foram recepcionadas com doçura, ao receberem saches de mel com cartãozinho de boas vindas! Tudo para terem momentos doces...
E foi mesmo!
A presidente Neusa Felippe Silva Souto, iniciou o nosso congresso com alegria e com um "abraço carinhoso" em todas as mulheres presentes, no início do culto de abertura, dia 09.
Culto especial com a mensagem que nos trouxe a Pastora Amélia Tavares Neves, onde o Senhor nos falou sobre consolar e restaurar, sobre esperança e boas novas... Todas puderam com muita emoção, interceder e ungir com óleo, umas as outras, finalizando esse momento.
E, foi com essa mensagem de esperança que iniciamos o nosso congresso!
Que mais que tivemos?
Puxa, tantos momentos especiais... Fica até difícil de contar tudo...
As palestras "Saúde Física", com Dra. Raquel de Campos Antunes, "Saúde Emocional" com a psicóloga Dórica Menezes e "Saúde Espiritual" com a Pastora Amélia Tavares, trouxeram muita informação e reflexão, tanto para nosso corpo, como para nossa alma.
Num rodízio bem alegre, todas as congressistas puderam participar das três oficinas: Cidadania: "Mulher Vigia e Ora e a Moralização da Política" (Ivana Garcia), Saúde: "Mexa-se", com caminhadas, alongamentos e conceitos da importância do exercício físico (Andréa Souto de Brito); Meio-ambiente: "Reciclagem com Arte" (Janira Carneiro Silva).
E, para estarem todas bem informadas e conscientes quanto ao nosso papel como cidadãs, para olharmos para os menos favorecidos epara despertar a importância daresponsabilidade para com nossa terra, tivemos um painel riquíssimo de informações. Jairma Guello, Secretária Regional de Ação Social, nos falou sobre "Cidadania". A bióloga Cyntia Valéria, sobre "Meio-Ambiente" e o Pastor Oswaldo Junior, "Embasamento Bíblico".
E ainda tem mais, pois muitos outros momentos especiais aconteceram durante o congresso!
Nos emocionamos com a presença da secretária de atas da Confederação Metodista de Mulheres, Anita Quaglio e sua família, testemunhando sobre a luta e a vitória alcançada, após momentos difíceis com doença.
Tivemos o lançamento do livro "Contando Nossa História", onde a história de vida e testemunhos de várias mulheres  que fizeram à diferença na nossa região  preenchem as páginas da história. Uma maneira de homenagear e preservar a memória dessas mulheres metodistas, exemplos para todas as mulheres.
Lançamos também a Cartilha Sociedade Metodista de Mulheres, onde estão todas as orientações e informações para que as Sociedades de Mulheres possam trabalhar e caminhar.
Pudemos conhecer os Projetos do Centro Otília Chaves com a Pastora Suely Xavier.
Cantamos "parabéns pra você" para a nossa querida Voz Missionária, pelo seu Jubileu de Carvalho e teve até velinha...
Na noite cultural, ouvimos canções lindas com Stênio Marcius... Que falaram direto aos corações...
E, tivemos as eleições de diretoria para o biênio 2010-2011, que ficou assim constituída: Presidente: Neusa Felippe Silva Souto (Distrito ABC); Vice-presidente Claudia Lima Camargo Lira (Distrito Sorocaba), Tesoureira: Julieta Ribas Luvizão (Distrito Sorocaba), Secretária de Atas: Geny Rodrigues Mendonça Amorim (Distrito Oeste) e Secretária Correspondente: Léa Ap. Rosa Almeida (Distrito Vale do Paraíba).
E os momentos de louvor? Foram ricos e com a alegria das musicistas Vilma Gomes e Janira Carneiro Silva, que estiveram nos ensinando, cantando e acompanhando durante todos os dias.
Também foi formado um lindo coral, que cantou lindamente no culto de encerramento.
Puxa, dia 12 chegou...Último dia do congresso... Que pena!!!
Mas aproveitamos e aprendemos até o último instante. Foi nesse dia que tivemos os painéis mencionados acima!
E foi uma honra contar com a presença do Bispo da 3ª Região, Adriel de Souza Maia e sua esposa Mariluse Maia, no culto de encerramento. Tivemos a oportunidade de ouvir uma mensagem edificante através do Bispo Adriel. Esteve presente também o Bispo Stanley Moraes, que participou da liturgia durante o culto.
Um momento de emoção foi o "envio e benção" às eleitas para a nova diretoria e secretárias distritais, que tem uma missão muito importante neste biênio 2010/2011.
E tivemos uma presença muito especial, dirigindo todos os momentos de louvor, de alegria, de emoção, de testemunhos, de oficinas, de palestras...Nosso Pai! Ele se fez presente, através de palavras, gestos, textos, louvores... Ele nos inspirou, guiou e o Congresso Regional da Federação Metodista de Mulheres da 3ª Região, aconteceu, foi abençoado e já deixou saudades...
Saudades dos abraços das irmãs queridas... Das novas amigas conquistadas durante o congresso... Saudades dos sorteios! Esqueci de contar sobre os sorteios, mas só as mulheres pontuais participavam. As atrasadas ficaram de fora...rsrsrsrsrs
Saudades da fila alegre do chá, do cafezinho... Saudades das poses para as fotos... Do bazar, onde pudemos gastar um bocadinho...
Saudades da comunhão e sorrisos partilhados durante todos os dias...
Saudades das conversas no final do dia, onde nos sentíamos cansadas mas sem cansaço...Entenderam?
E os desafios foram lançados e se apresentam na caminhada de cada uma de nós mulheres metodistas... Cuidar de nossa saúde... Cuidar da saúde de nossa terra... Observarmos e estarmos atentas como cidadãs, olhando pelo próximo, olhando pela política... Vigiando e orando... Pelo nosso trabalho, pelas mulheres, e para termos sempre a disposição de "Viver para Servir".

Geny Rodrigues Mendonça Amorim
Secretária de Atas - Federação de Mulheres da 3ª Região

• clique aqui para visualizar o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães