Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN COngresso 4ª RE

40º Congresso da Federação das Sociedades Metodistas
de Mulheres da 4ª Região Eclesiástica

O Congresso de Mulheres Metodistas de Minas Gerais e Espírito Santo - 4ª Região Eclesiástica aconteceu nos dias 29 de outubro a 1º de novembro de 2009, em local agradável, na Serra da Mantiqueira, rodeado por árvores e flores, no Seminário da Borda do Campo, município de Antonio Carlos, próximo à cidade de Barbacena, Minas Gerais.

A Presidente da Federação, Marlussi Sathler Rosa Guimarães e toda a sua Diretoria e algumas SDs iam recebendo as congressistas com abraços de boas-vindas e encaminhando-as para as confortáveis acomodações.
O Tema do Congresso foi: Mulher Metodista, sê FORTE E CORAJOSA, baseado no texto bíblico de Josué 1:9.
O culto de abertura foi realizado de forma dinâmica, tendo além da pregação da Palavra de Deus dentro do texto citado, pela Pastora Rosemary Barbosa da Igreja Metodista em Barbacena.

Também contou com uma dramatização sobre o momento em que Deus fala com Josué e anima-o após a morte de Moises e ainda sobre Débora que como Juiza em Israel, ouvia as pessoas debaixo de uma palmeira.
A irmã Edyr Azeredo Mól, que tem o dom da criatividade, com toda a dedicação, não só dirigiu a dramatização como forneceu as roupas e também foi a responsável pela decoração do ambiente que além de flores, constou também de balões coloridos que caíram do teto ao final dos cultos de abertura e encerramento.

Foram realizadas quatro oficinas:

Como ser forte e corajosa na sociedade em que vivemos?
Pra.Elizabeth Altino

 

Como você, mulher metodista... lida com os problemas dolar, aids, drogas, gravidez precoce, rebeldia dos filhos, maridos alcoólatras, etc.?
Profa. Adélia Gerde Muniz

Mulher metodista como ser forte, corajosa e reconhecerseu valor?
Pr. Wesley Cardoso Teixeira

Os salmos inspirando a coragem e a força das mulheres: recursos litúrgicos e devocionais para uso na igreja local.
Pra. Hideíde Brito Torres

 

Dois estudos para o grupo todo, dentro do tema, focalizando mulheres da Bíblia, foram ministrados pelo Bispo Roberto Alves de Souza e pela Pra. Dulce Léa Sathler Balmant.
Estiveram presentes 195 mulheres e alguns homens. Também tiveram representação no Congresso:

Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres do Brasil: representada pela irmã Victalina Lalucce dos Santos, que é a Tesoureira da Confederação; e também estava presente a Secretária de Atas, Anita Araujo Quaglio de Souza, que pertence à 4ª Região. Victalina saudou a todas em nome da Confederação e Anita deu a notícia que foi recebida com aplausos de que o Congresso Nacional de Mulheres Metodistas acontecerá no próximo ano de 2010, em Guarapari, Espírito Santo, portanto na 4ª Região.

Voz Missionária: a irmã Denize Ornellas Pereira que representa a Confederação no Conselho de Redação da Voz Missionária, esteve presente, falando sobre a revista da mulher e da família metodista,mostrando a sua caminhada durante 80 anos e conclamando as mulheres a serem assinantes e divulgadoras da Voz.

Centro Otília Chaves, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista: a Revda. Margarida Ribeiro falou sobre as atividades do mesmo, ressaltando o Encontro Nacional de Mulheres Metodistas a Distancia, programado para o próximo ano de 2010.

Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e Caribe: foi representada pela Tesoureira Joselanda Monteiro dos Santos, que deu informações não só sobre o trabalho da Confederação da América Latina e Caribe, mas também sobre a Federação Mundial de Mulheres Metodistas.

Os momentos de louvor estiveram sob a direção de um grupo da Igreja Metodista de Caratinga /MG, formado por mulheres com lindas vozes que nos inspiraram a sentir a presença de Deus e homens tocando instrumentos com habilidade.

Houve uma noite especial com apresentação de imagens projetadas através de data-show, preparadas pela irmã Thalita Votta E. de Freitas, com a colaboração de todas as Secretárias Distritais e narração de respectivos textos pelas irmãs Anita Araujo Quaglio de Souza e Jaélia Viana Lima mostrando aspectos culturais e históricos, como o berço do metodismo em Minas Gerais - a cidade de Juiz de Fora, e atividades diversas, das quais mulheres metodistas participam, tais como: operárias na fabrica de automóveis Fiat em Belo Horizonte, vendedoras nas praias do Espírito Santo, e outros trabalhos abrangendo os diversos distritos desses dois estados que compõem a 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, valorizando o trabalho de "mulheres metodistas fortes e corajosas" que sinalizam o Reino de Deus nos lugares em que se encontram inseridas.
Foi eleita a nova Diretoria da Federação para o biênio 2010/2011, ficando assim constituída:

 

Presidente: Maria Isa Fernandes (de Cachoeiro de Itapemirim - ES)
Vice- Presidente: Jaélia Viana Lima (de Juiz de Fora - MG)
Secretária de Atas: Áurea Nogueira Barbosa (de Ribeirão das Neves - MG)
Secretária Correspondente: Maria Olinda Filó Mazine (de Muriaé - MG)
Tesoureira: Valéria Araújo Machado de Oliveira (de Belo Horizonte - MG)

As devocionais ficaram sob a responsabilidade de alguns distritos e respectivas SDs e destacamos a dramatização feita pelas irmãs da SMM de São João Del Rei/ MG, sobre o texto da mulher adúltera perdoada por Jesus, que foi muito bem representada, deixando a mensagem de maneira viva, emocionante.
Nessa manhã em que a devocional foi dirigida pelo Distrito Serra da Mantiqueira/MG e Sul de Minas Gerais, a SD Anita Araujo Quaglio de Souza, agradeceu a todas as irmãs da 4ª Região, pelas orações e pelo carinho a ela dispensados durante seu momento de enfermidade; pelas visitas da Presidente da Federação, Marlussi e outras irmãs e também da sua companheira SD Jaélia Viana Lima que desempenhou a função sozinha, fazendo um ótimo trabalho,pois ela apenas pode contar com pequena ajuda da Anita a partir do meio do ano de 2009. Anita expressou sua gratidão, em primeiro lugar a Deus pelo restabelecimento de sua saúde, depois à sua família, à Federação da sua 4ª Região e também à Confederação, da qual ela também faz parte.
No sábado à noite fez parte da programação a "Hora de gente talentosa brilhar", quando entre outras apresentações ressaltamos o grupo de coreografia, formado não por juvenis ou jovens, mas por mulheres da Congregação Metodista do Bairro Inconfidência em Belo Horizonte, as quais fizeram uma bela e significativa apresentação. Esse grupo de coreografia tem contado com o incentivo de sua Pastora Talita Maria Naves Campos, que também estava presente e agradeceu a oportunidade de participação no Congresso, louvando a Deus através da dança.
O culto de encerramento foi dirigido pelo Pastor Antônio Maurílio Guimarães e a mensageira da Palavra de Deus foi a Pastora Hideíde Brito Torres. Foi celebrada a Santa Ceia de maneira criativa quando sendo narrado por uma irmã o poema de Elza Tamez que fala sobre a Celebração da Ceia do Senhor, irmãs e irmãos entraram no recinto levando os elementos, o vinho e ingredientes para a feitura do pão: farinha, ovos leite, sal, e duas irmãs foram preparando a massa no decorrer do culto enquanto a Pastora Hideíde fazia a leitura do texto bíblico de João 2: 1-12 que narra o episódio das bodas de Caná da Galiléia repartia edificante mensagem. No momento da ministração da ceia, as Secretárias Distritais serviram os pães que foram previamente assados e em seguida em fila as pessoas apanhavam os cálices na mesa e voltando aos seus lugares trocavam os mesmos, orando de duas em duas.
Foi um Congresso abençoado, quando experimentamos a paz, o amor de Cristo, a comunhão entre irmãs e irmãos e a "alegria do Senhor que é a nossa força".

Louvado seja Deus!

Anita Araujo Quaglio de Souza


Posts relacionados

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, Missionária, Geral, por José Geraldo Magalhães

Juventude mobilizada na Copa do Mundo

A Copa do Mundo vai trazer ao Brasil 600 mil turistas de acordo com o Governo Federal. Tantos visitantes trazem a tona gargalos como mobilidade, atuação dos órgãos públicos, limpeza e segurança. Desafios logísticos à parte, a presença de estrangeiros/as é também uma grande oportunidade evangelística. fonte: Marcelo Ramiro /  foto: José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães