Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Visita a Manaus

Confederação de Mulheres visita Manaus - AM

Com entusiasmo e muita alegria, a Confederação de Mulheres, representada pela Presidente Sonia do Nascimento Palmeira e pela Vice-presidente Leila de Jesus Barbosa, chegou às terras do norte para conhecer os trabalhos das mulheres em Manaus e participar da entrega oficial do Barco Hospital para a REMA. Podemos dizer com segurança, que a viagem falou de tal maneira aos nossos corações despertando o desejo de um envolvimento maior na Missão, levando-nos a pensar no retorno da Confederação, a fim de ajudar os ribeirinhos da grande Amazonia, formando assim uma grande equipe, trabalhando no resgate e restauração da vida humana.
Uma recepção calorosa nos aguardava desde o aeroporto, onde o Pastor Deonísio e sua esposa Vandeci, acompanhados da Aurelita, esposa do Bispo Adolfo e também  de algumas irmãs da Igreja Central, como a SD Alda Cavalcante, nos esperavam com muito carinho.

 

À noite a sociedade da Igreja Central nos recepcionou com alegria num ambiente colorido de bolas e também com um gostoso lanche, momento em que a Secretária Distrital de Manaus irmã Alda Cavalcante Xavier esperava a chegada das irmãs e as conduzia, uma a uma para nos apresentar, numa atitude muito atenciosa.
Presente também a Presidente da REMA a irmã Suely Vieira Fernandes que teve um carinho muito especial conosco durante todo o período de nossa visita.

Tivemos a oportunidade de conhecer cinco Igrejas e de cada uma aprendemos algumas lições para as nossas vidas, tal a dedicação das pessoas no trabalho do Senhor.
Conhecemos a Igreja de Nova Israel pastoreada pelo revdo Fábio dos Santos que, com algumas irmãs da sociedade nos receberam com um gostoso lanche. Esta Igreja está localizada num bairro onde antes era um lixão.
Em seguida fomos para a Igreja de Piorini, onde pudemos conhecer uma mulher batalhadora, a irmã Sonêz Teixeira Lima que faz um trabalho com grande dedicação espiritual e material com as pessoas do bairro, um grupo pequeno, mas tão ativo e tão importante como um grupo grande. Esta mulher lutou para que sua Igreja um dia não fosse fechada.
A terceira visita foi na Igreja de Santa Etelvina, um bairro exclusivamente de traficantes, onde a Missionária Renilda Tavares dos Santos faz um trabalho dificílimo, enfrentando traficantes, e vem conseguindo algum sucesso, pois vem trabalhando com eles e com crianças, todas menores infratores, que querendo ou não são envolvidas no trafico pois são ameaçadas de morte e também surradas se não obedecerem. E apesar desta situação a missionária tem, com a graça de Deus, conseguido algumas conversões ; inclusive vem fazendo um trabalho de educação com as crianças e com as mulheres ensinando-os a trabalhar com artesanato. Esta missionária já dirigiu um culto sozinha, onde tinham apenas traficantes. Hoje a Igreja de Manaus apóia e já está com um projeto pronto para construção do templo nesta localidade. Esta mulher sonhou e pediu a Deus que colocasse este sonho no coração dos outros e isso já está acontecendo. Almoçamos no terreno da Igreja onde uma mesa foi carinhosamente arrumada em baixo de uma mangueira.
Dali seguimos para a Igreja do Mutirão e fomos novamente recebidas por algumas irmãs com um gostoso lanche. Detalhe, esta Igreja tem um anexo que foi construído com dinheiro da Oferta Missionária.
No domingo pela manhã conhecemos a Igreja no bairro do Crespo. Fomos acompanhadas do Bispo Adolfo Evaristo e sua esposa Aurelita e também pela Suely Vieira Fernandes presidente da REMA. Ficamos impressionadas com as casas denominadas de palafitas, um horror, barracos em cima de esgoto puro. E a Igreja fica localizada numa rua paralela a essas palafitas, onde funciona também a AMAS/Manaus.
Tivemos a oportunidade de fazer uma capacitação com as mulheres de Manaus na Igreja Central que é pastoreada pelo revdo Deonísio Agnelo dos Santos e também pelo Pastor Dimanei da Silva Lisboa.
Aconteceu também, paralelamente a esta capacitação, uma reunião de SDs do distrito e reunião da Coream. E assim, éramos um grupo grande e tivemos a oportunidade de conhecer juntos, as dependências do Acampamento da REMA, um lugar muito aprazível onde será realizado o Concílio Regional no fim do ano.
No sábado o dia foi todo dedicado à entrega oficial do Barco Hospital denominado Manfred Grellert. Pela manhã nos dirigimos para o ancoradouro do Centro de Embarcação onde esperávamos a chegada do Barco e tivemos a palavra de acolhida pelo Tenente Coronel Mario - Comandante do CECMA. Saudação também do Pastor Local e SD do Distrito de Manaus e Roraima, Revdo Deonísio Agnelo dos Santos. Em seguida nos dirigimos para a área de convivência coberta (Recanto do Navegador) onde foi apresentado o Histórico do Projeto de Parceria da AMAS/Visão Mundial na operacionalização do Barco Hospital pelo Coordenador do Ministério Saúde Integral Dr. Joaquim Neto. Também ouvimos a palavra da Diretoria da Visão Mundial - Dorothea e Maurício Cunha. Este Barco foi doado pela Visão Mundial que administrou durante estes anos e agora sendo doado a Igreja de Manaus a administração fica a cargo da Igreja e do Ministério Barco Saúde Integral.
Tivemos também um momento de Celebração a cargo do Bispo Adolfo Evaristo e um Coquetel de Encerramento. A partir daí foi só emoção, pois o Barco surgiu do meio da mata e foi emocionante a chegada dele. Partimos numa viagem maravilhosa, onde pudemos visitar todas as dependências do Barco e nos deliciarmos com um churrasco a bordo. E põe emoção nisso, pois fomos até o encontro das águas (Rio Negro e Solimões). Que visão maravilhosa!!! Chegamos a comentar, como é possível alguém duvidar da existência de Deus vendo o que vimos. Foram momentos de confraternização e de muita alegria durante todo o passeio que despertou em todos nós, o desejo de fazer a viagem missionária de fato, socorrendo as comunidades ribeirinhas. E se Deus quiser ainda teremos esta oportunidade!
Voltamos com algo diferente se movendo dentro de nós, como uma vontade de trabalhar mais na causa do Mestre, uma vontade de sair numa missão com o Barco Hospital, uma vontade de contar para todos e todas tudo que vimos e ouvimos, enfim muito agradecidas a Deus pela oportunidade maravilhosa de conhecer um pouco da Região Missionária da Amazônia.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação de Mulheres do Brasil

• clique para ver o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães