Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/04/2012

Colégio Centenário da Igreja Metodista completa 90 anos

Uma história de ensino construída sob a graça de Deus que reflete muito afeto amor e amizade


No dia 27 de maio de 1922, há 90 anos, duas grandes mulheres, missionárias norte Americanas, Eunice Andrew e Louise Best, fundaram o Colégio Metodista Centenário, localizado em Santa Maria, cidade conhecida como coração do Rio Grande do Sul.

O colégio, que teve seu nome em homenagem pelas comemorações do centenário das missões norte americanas femininas, abriu suas portas com sete alunas que, em pouco tempo, se transformaram em 50, dando início a uma longa e próspera jornada.  Nove décadas depois comemoramos seus 90 anos com um sentido histórico, buscando na memória de todos/as aqueles/as que aqui estiveram as lembranças das diversas vivências constituídas neste espaço. Lugar que acolheu e acolhe a todos/as de forma especial, produtor de intensas experiências.

Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir” é o lema que orienta a sua proposta de ensino ao longo das gerações. Varias atividades significativas foram desenvolvidas na semana de aniversário como: gincana solidária em que todos/as os/as alunos/as arrecadaram agasalhos ou alimentos para serem doados, caça ao tesouro, atividade de pesquisa sobre a história do Centenário, palestras realizadas por componentes da associação das ex alunas, seminário de integração alunos/as e ex alunas, quis cultural, confecção e compartilhamento do bolo confeitado por todos/as  os/as alunos/as e show de talentos.

Para finalizar as atividades festivas foi realizado um culto de ação de graças na Igreja Metodista Central de Santa Maria, momento em que o Reverendíssimo Bispo Luis Batista da Rosa, Bispo da 2ª Região e Bispo assistente das Instituições Metodistas de Ensino ministrou a palavra. Na ocasião tivemos também, dentre tantas pessoas queridas, afetas à instituição, várias autoridades locais, a presença de vários pastores da Região, do Presidente do CONSAD, Prof. Paulo Bruhn, dos Diretores Prof. Roberto Pontes, diretor dos colégios Americano, Centenário e União e Reitor do IPA e Profa. Perpetua Maria da Silva, vice diretora acadêmica dos Colégios do Sul. Após o Culto os/as inúmeros/as convidados/as foram recepcionados/as com um delicioso jantar em um importante espaço da cidade.

O meu sentimento é de gratidão a Deus pela oportunidade de também fazer parte desta linda e emocionante história de amor.  Uma história construída por várias gerações, que tem, longo das nove décadas, a marca da confessionalidade Metodista que é traduzida pelo amor a Deus sobre todas as coisas e pelo valor que é dado, no dia a dia, ás relações afetivas. Parabéns Centenário!

Profa. Luciana Dias

Reverenda  da Igreja Metodista - Diretora de Unidade do Instituto Metodista Centenário


Clique na imagem ao lado para ver o álbum de fotos!


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão

Nesta semana estamos em oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 05 a 11 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães