Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Como trabalhar com a juventude?

            Como Trabalhar com a Juventude?

 

TFoto: José Geraldo Magalhães Júnior

 "às vezes é preciso quebrar alguns telhados".

A oficina sobre "Como Trabalhar com a Juventude?" Ministrada pelo pastor da Quarta Região Moisés Abdom Coppe, teve cerca de 20 pessoas inscritas. O pastor que trabalha com a juventude de várias regiões diferentes há vinte anos, tanto na igreja local, regional e nacional, iniciou sua oficina fazendo a leitura do texto de Lucas 5. 17. "O texto conta a trajetória de um paralítico que foi guardado por alguns amigos" afirma o pastor que não se preocupou em fazer uma exegese do texto lido, mas chamou à atenção sobre o diferencial: "às vezes é preciso quebrar alguns telhados". Fez menção as mudanças paradigmáticas no contexto pós-moderno, citando o conferencista Ricardo Gondim que palestrou pela manhã sobre o tema da pós modernidade. "A juventude está no foco de toda a ideologia de mercado!" Para ele "é preciso encontrar algumas possibilidades diante da criatividade; é fazer o que não se costuma fazer sempre". Outro desafio proposto pelo pastor, foi de estabelecer diálogos com os jovens a partir de temas que normalmente pouco se fala na igreja: a sexualidade. "É necessário abrir para o diálogo! A conversa informal ajudará na transformação do trabalho com a juventude de macro para micro. Essa possibilidade de trabalhar em micro cria uma proximidade maior diante dos jovens e juvenis de nossa igreja, isso faz com que eles não se sintam traídos".

O pastor relembrou também, o contexto histórico vivenciado pela Mocidade da Igreja Metodista Central de Juiz de Fora. No final da década de 40 alguns jovens daquela comunidade foram desafiados na época, a estar abrindo uma escola dominical no bairro Benfica, zona Norte da cidade. O que mais tarde tornou-se Igreja Metodista em Benfica. "A juventude daquela época estava pensando além das coreografias e louvores" afirma o pastor, mencionando que a igreja é formada por outras pessoas, por exemplo, mulheres, idosos e crianças. "O que está em evidência não é o substancial, mas a juventude caminha nesse terreno gelatinoso e, por essa razão é preciso ser criativo".

José Geraldo Magalhães Júnior

 


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Fateo | Culto de designação dos(as) seminaristas

Dia 15 de março acontecerá o Culto de Designação dos alunos e alunas da Faculdade de Teologia recomendados/as pela Igreja Metodista no Brasil, seminaristas dos 1º, 2º e 3º anos que serão designados para atuação na 3ª Região Eclesiástica.

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Geral, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2015

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2015. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Venham Todas as Crianças!", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães