Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/09/2011

Concílio Mundial Metodista elege o Brasil

Um feito inédito coroou a presença da Igreja Metodista brasileira em Durban, na África do Sul. O Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann foi eleito o presidente do Concílio Mundial - World Methodist Council, órgão máximo da Igreja. É a primeira vez que um presbítero da América Latina assume o cargo.

“Fiquei impactado. Pensei em nossos antepassados, pessoas que eu admiro muito por seus testemunhos e serviço à Igreja no Brasil e na América Latina, e que não tiveram este privilégio e oportunidade”, revelou o Bispo Lockmann após a eleição. Ele ocupava o posto de vice-presidente do Concílio Mundial.

“O metodismo mundial terá, agora, um foco mais voltado para o discipulado, crescimento da Igreja e evangelização. Vale destacar que um dos relatórios mais aplaudidos foi o da Evangelização mundial, liderados por Eddie Fox e o Bispo Paulo Lockmann que possui, com grande paixão, esta ênfase em seu ministério e coração”, analisa o Bispo Adonias Pereira do Lago, celebrando ainda o fato de o metodismo mundial, estar sendo comandado por líderes do Cone Sul - Brasil e África do Sul, em especial.

A notícia da eleição do Bispo Paulo Lockmann repercutiu rapidamente na internet. Meto-distas em várias partes do Brasil enviaram mensagens de alegria e apoio pelas redes sociais. O pastor Paulo Vieira, estava na África do Sul e falou sobre a importância dessa conquista. “Fortalece e restabelece a auto-estima do metodismo brasileiro. Enaltece a nossa imagem junto às demais igrejas nacionais, bem como às autoridades brasileiras”.

Eleição - A sessão de eleição foi conduzida pelo então presidente, Dr. John Barret. Para a votação da mesa diretora, havia uma chapa com os indicados pela diretoria. Além do Bispo Lockmann, foram eleitos - Sarah Francis Davis, Bispa na Jamaica, como vice-presidente e Kirby Hickey, leigo dos Estados Unidos, como tesoureiro. Foram aprovados também os nomes de 26 pessoas que atuarão na liderança do Concílio Mundial nos próximos cinco anos.

“Chamou-me a atenção o desejo por mudança, por efetiva alternância de poder e revi-talização do Concílio Mundial. Isto ficou evidente com a eleição de um Bispo da América Latina, de uma Bispa da Jamaica e de um Bispo do continente Africano”, analisa o pastor José Magalhães Furtado, um dos integrantes do grupo de brasileiros no Concílio Mundial.

Vitória - Na África do Sul, o Bispo Lockmann estava acompanhado da esposa, Glaucia Moraes Lockmann, do filho Guilherme Lockmann e de uma caravana formada por presbíteros brasileiros. Todos fizeram grande festa quando o resultado foi anunciado. Os delegados do Brasil no Concílio Mundial foram os Bispos João Carlos Lopes, Adonias Pereira do Lago e Luiz Vergílio da Rosa.

Há 37 anos ao lado do Bispo Paulo Lockmann, Glaucia acompanhou toda a caminhada até o Concílio Mundial. “Foi emocionante não só por ser meu marido, mas, pela igreja no Brasil e na América Latina. É um grande desafio e eu creio que Deus tem um plano, vai dar sabedoria e estratégia para o desempenho deste ministério”, declara a esposa do Bispo.
O Bispo Ivan Abrahams, da África do Sul, foi eleito Secretário Executivo do Concílio Mundial. Ele assume no lugar de Dr. George H. Freeman, que se aposentou. A partir do próximo ano o Bispo Ivan irá morar em Lake Junaluska, na Carolina do Norte, USA, onde fica a base do Metodismo Mundial. O Bispo Paulo Lockmann permanece trabalhando no Rio de Janeiro, também como presidente da 1ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil, durante os próximos cinco anos.

“Somando-se às muitas responsabilidades que o Bispo Lockmann tem em seu ministério episcopal, destaco o de representante do Colégio Episcopal junto à Faculdade Metodista de Teologia. Eu e o Reitor da Fateo, Dr. Paulo Roberto Garcia, tivemos a oportunidade de cumprimentá-lo logo após a eleição na África do Sul e abraçá-lo em nome da comunidade acadêmica”, declara o pastor Paulo Dias Nogueira, presidente do Conselho Diretor da Fateo.

Visibilidade – Após a eleição, o Bispo Paulo Lockmann falou sobre a visibilidade que a Igreja Metodista no Brasil terá a partir de agora. “Portas já estão se abrindo para as nossas lideranças. Estou convencido que nossa Igreja tem muito a contribuir com o Metodismo em nível mundial”, afirma.

Tal abertura foi confirmada no próprio Concílio na África do Sul. O pastor Elson Amaral Brum, notou mudanças na imagem da Igreja Metodista brasileira. “As pessoas mostraram interesse em conversar conosco quando viam no crachá que éramos do Brasil. Faziam perguntas e diziam que tem lido sobre a Igreja e seu crescimento”, conta.
História - A Igreja Metodista se estabeleceu definitivamente no Brasil em 1867 a partir da vinda de imigrantes do Sul dos USA. A autonomia veio em 1930 e de lá pra cá o metodismo brasileiro conquista maturidade e consolida o respeito das igrejas ao redor do mundo.

“Desde a autonomia temos nos empenhado para demonstrar nossa capacidade em gerir nosso destino, em defender nossa eclesiologia, nossa visão do Reino de Deus. Finalmente o mundo que tem enxergado o Brasil como celeiro, como pulmão do planeta, como um povo que quer construir sua própria história, também observou a vontade da Igreja Metodista em trabalhar intensamente por um mundo melhor”, afirma o pastor José Magalhães Furtado.

Concílio Mundial - O Concílio Mundial acontece a cada cinco anos e representa mais de 75 milhões de membros da família wesleyana espalhada pelo mundo. Igrejas de 136 países estão filiadas. O evento este ano teve como tema: “Jesus Cristo - para a Cura das Nações” e contou com palestras e mesas redondas para promover a comunhão, a reflexão e a capacitação das lideranças metodistas mundiais. O Concílio Mundial foi entre os dias 1 e 3 de agosto. Na sequência, foi realizada a Conferência Mundial Metodista, até o dia 8 de agosto. Os eventos foram em Durban, na África do Sul.

“Participar do maior evento do movimento metodista-wesleyano foi fantástico. Perceber os frutos da ação do Espírito Santo por meio da nossa igreja ao redor do mundo é estimulante para a fé. As culturas ali representadas reafirmaram a diversidade e abrangência do amor de Deus pela humanidade. O crescimento da presença metodista em países como a Nigéria e a própria África do Sul serve de exemplo para nós brasileiros”, declara o pastor Edinei Reolon.

No Concílio Mundial foram discutidas e aprovadas várias propostas. Uma delas diz respei-to ao alvo de arrecadação para o Fundo de Desenvolvimento. A partir de agora, cada metodista poderá contribuir com R$ 0,50 (cinquenta centavos de dólar). Segundo o tesoureiro, Dr. James Holsinger, o valor será suficiente para arrecadação do orçamento.

O Concílio Mundial também demonstrou preocupação com problemas sociais graves, como a fome e a pobreza. A questão tomou ainda mais destaque em função do Concílio Mundial ter sido realizado na África. “Fiquei surpreso com o comprometimento dos metodistas com essas questões e com o envolvimento da Igreja Metodista no combate a fome no mundo, preocupada e tomando ações também com a questão dos imigrantes, que na maioria estão desassistidos”, destaca o pastor Nelson Magalhães Furtado, que também esteve presente no evento.

Veja o álbum de fotos aqui!

Marcelo Ramiro


Posts relacionados