Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Concílio Regional Quarta RE

"Testemunhar os Sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo"

Acompanhe aqui as últimas notícias do Concílio Regional que iniciou dia 12 de novembro às 14h no SESC de Guarapari.

Dia 15 Culto de encerramento e nomeações

Confira aqui as nomeções pastorais

1-Distrito Eclesiástico Missionário Sul de Belo Horizonte e Norte de Minas Gerais

2-Distrito Eclesiástico Missionário Norte de Belo Horizonte

3-Distrito Eclesiástico Missionário Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais

4-Distrito Eclesiástico Missionário Zona da Mata

5-Distrito Eclesiástico Missionário Leste da Zona da Mata

6-Distrito Eclesiástico Missionário Vale do Aço

7-Distrito Eclesiástico Missionário Vale do Rio Doce

8-Distrito Eclesiástico Missionário Sul do Espírito Santo

9-Distrito Eclesiástico Missionário Centro e Norte do Espírito Santo

10-Distrito Eclesiástico Missionário Litoral do Espírito Santo

Última atualização ( Seg, 16 de Novembro de 2009 02:34 )

Fonte: www.dialogopastoral.com.br

Dia 14

Eleita a delegação da Quarta Região para o Concílio Geral em 2011

Delegados clérigos:

Wesley Soares do Nascimento

Sávio Ferreira de Abreu

José Pontes Sobrinho

Maria Rosângela de Oliveira Donato

Osman de Oliveira Ferraz

Sebastião Fernandes Bezerra

Débora Blunk Silveira

Raquel Coelho Pontes Ferreira

Marco Aurélio Benarrós Sabino

Hideide Brito Torres

Maria de Fátima Oliveira Souza David

 

Suplentes:

Sérgio Paulo Martins da Silva

Wanderley Carvalho da Costa

Moisés Abdon Coppe

Otávio Júlio Torres

 

Delegados leigos:

Cilanilda Vieira Paschoal

Marli Silva

Valéria Araújo M. Oliveira

Roberto Nogueira Gurgel

Pedro Paulo Martins David

Lucy Rosane de O. V. Raposo

Marcos José Ribeiro Ramos

Djalma Antônio Raposo

Fernando Rodrigues dos Reis

João Soares Alves

 

Suplentes:

Luís Ferreira Chueng

Robson Louzada Texeira

Márcia Rovena

José Edmilson Jardim

ATO DE APOSENTADORIAS (Período matutino)

    Aladir Raimundo de Oliveira

Aluísio Faria de Siqueira

Airam Lomeu Campos

Messias Ferreira Campos

Alcides de Moraes Mendes

Diones Matos de Oliveira

Manoel Pereira Martins

Pastores(as) que tiveram seus pedidos de aposentadoria acolhidos

 

Resultado das eleições para as devidas comissões regionais e COREAM:

O período da tarde contou com a presença de algumas lideranças da Igreja Metodista, como por exemplo, o Secretário Executivo do Colégio Episcopal, Bispo Stanley da Silva Moraes, Secretário Executivo da AIM, Alexandre Rocha Maia e a Secretária para a Vida e Missão da Igreja, Revda. Joana D?Arc Meirelles que apresentou para a plenária o cadastro do CENIP, Cadastro Nacional de Igrejas e Pastores (saiba mais em www.metodista.org.br) Opresidente do CONSAD, Wilson Roberto Zucheratto, acompanhado do Diretor Geral da Rede, Prof. Dr. Marcio de Moraes, passou para a plenária informações sobre o andamento da Rede Metodista de Educação aprovado no Concílio Geral de 2006. Após a apresentação de um vídeo sobre a Rede o Prof. Dr. Márcio de Moraes, diretor geral da Rede, destacou a importância da Rede Metodista de Educação e, também, "a importante participação da igreja nesse processo". A importância das duas instituições metodistas centenárias na quarta região eclesiástica também foi mencionada: o Granbery em Juiz de Fora e o Instituto Isabela Hendrix na capital mineira. Finalizou dizendo: "que a igreja metodista nesta região possa caminhar conosco com sugestões e, principalmente, com o apoio de cada um e cada uma que forma a comunidade metodista por nosso país".

Após a aprovação do Plano Regional de Ação Missionária 2010-2011, o Bispo Roberto encaminhou as demais votações e partilhou com a plenária um exemplar da Carta Pastoral Testemunhar os Sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo, enfatizando a importância da unidade na vida da igreja e no corpo de Cristo.

No período da noite e mais aguardado por aqueles e aquelas que pleiteam à consagração e ordenação ao ministério pastoral e presbiteral depois de dois anos de período probatório, o Bispo Roberto divulgou os nomes das novas comissões e COREAM para o próximo Biênio

Veja aqui os nomes das novas comissões e COREAM:

COREAM ELEITA

 

LEIGOS

Silanilda Vilaneide Pacoal;

Roberto Gurgel;

Marcos José Ribeiro Ramos;

José Edmilson Jardim;

 

CLÉRIGOS

Maria de Fátima Oliveira David;

Hideíde Brito Torres;

Débora Blunck

 

COMISSÃO MINISTERIAL REGIONAL

Marcílio Gonçalves;

Evanir Clóvis;

Antônio Augusto de Souza;

Genildson Ribeiro da Silva;

Débora Coutinho;

 

COMISSÃO DE RELAÇÕES MINISTERIAIS

Natanael Gomes;

Aladir Raimundo;

Rosimary Barbosa;

Airam Lomeu

Sônia Rosa Faria;

 

COMISSÃO DE JUSTIÇA

Hamilton Militão;

Sérgio Paulo Martins;

Lúcia Mendonça;

Daniel de Souza;

Adilson de Souza;

 

13/11/2009 (manhã Santa Ceia)

Pregação Bispo Luiz Vergílio

   

Na manhã do dia 13 de novembro, no culto de celebração da Santa Ceia, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa fez sua prédica em Lc 12.49-59 e, em sua reflexão chamou os Conciliares para a importância da unidade do corpo de Cristo: "temos o desafio de manifestar a unidade do corpo numa igreja fracionada".

Vergílio falou também que não basta ter boa intenção, boa vontade, é preciso reafirmar nossos princípios bíblicos e metodistas. "Dois tipos de pessoas que gosto de conviver com elas: as bem humoradas, pois estas conseguem trazer alegria em momentos de dificuldades; o segundo tipo são pessoas bem intencionadas, estas desejam o bem dos outros. Somos uma igreja que costuma caminhar como os atos dos apóstolos, mas ter boa vontade não é o suficiente".

Destacou, também, que é nas áreas de tensão missionária que a missão acontece; é na igreja local ou nas comunidades locais que o sinal da graça de Deus se faz presente. "Creio que temos boas intenções, porém só as nossas boas intenções não são o suficiente para aquilo que for decido aqui chegue às igrejas locais".

"Além da boa vontade, do bom humor de participarmos no Concílio Regional, a igreja deve caminhar reafirmando nos princípios bíblicos; precisa ter propostas muito claras que sinalizem qual é a verdade da Igreja Metodista no país; o que nos identifica?"

De acordo com o Bispo Vergílio "a igreja caminha reafirmando nos valores da comunhão; creio que toda Santa Ceia é um momento revelador da igreja, pois reafirmarmos nossos princípios e compromissos na comunhão. Diante da missão há uma decisão que precisa ser tomada; a decisão de Cristo em explicitar sua missão e dizer quem ele era, não era uma verdade teórica, mas uma prática visível, algo intensamente profundo. Ele assume todo legado profético ao dizer que ?não veio trazer a paz; é a paz hipócrita que Jesus rejeita?. A casa, oikos está dividida; ela significa um lugar de afeto, comunhão, mas a casa está dividida. A guerra está dentro da casa, das pessoas que convivem debaixo do mesmo teto, ela está na mesma comunhão".

Concluiu sua prédica dizendo que a decisão na igreja sempre haverá vencido e vencedores. Sempre despertará o sentimento de vitória e derrotas, mas "é tempo de discernir com bases naquilo que nós cremos. Quero crer que no encerramento deste concílio ninguém se sinta vencido ou derrotado, mas que nossas decisões possam parecer bem ao Espírito. Para isso é preciso restaurar a mesa da comunhão, de pai para filho; de todos aqueles que estão dentro da casa. A mesa da comunhão é um lugar de reatar com graça e poder tudo aquilo que divide nossa casa. A igreja institucional é provisória, somos uma comunidade provisória; temos que discernir os tempos e não perder o foco da missão da Igreja".

Uma nova eleição para delegados(as) leigo(as) foi realizada no período matutino (segundo escrutínio). Aguarde o resultado! 

 

12/11/2009

  A IV Região Eclesiástica inicia neste dia 12 de novembro, seu 39º Concílio Regional nas dependências do SESC - Guarapari, no Estado do Espírito Santo. A abertura do evento aconteceu às 14h com a presença da mídia local que destacou a presença do povo chamado metodista na terra capixaba.

No culto de abertura, o Bispo Roberto Alves fez sua prédica no livro de I Co 1.21 destacando a unidade do Corpo de Cristo. "Unidade não é o mesmo que compartilhar os mesmos pensamentos, não é uma opção, mas um mandamento de Deus para a Igreja".  Destacou, ainda, a Carta Pastoral do Colégio Episcopal "Testemunhar os Sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo", sendo enfático ao dizer sobre a unidade da Igreja na Quarta Região e, principalmente, aos pastores e pastoras. Finalizou seu sermão destacando alguns pontos para a unidade: superar o personalismo; aprofundar a maturidade; exercitar o governo e a mordomia cristã; ensinar a importância da Santa Ceia; destacar a importância dos dons e ministérios; destacar a importância da cruz na caminhada cristã e superar a divisão interna. "A referência da unidade de Cristo é a Trindade, não é nenhum representante da Igreja".

O evento que conta com a presença do Bispo da 2ª RE, Luiz Vergílio, teve em seu primeiro dia à aprovação da agenda do Concílio, a leitura do relatório do Bispo Presidente que, após a leitura foi aplaudido de pé pelos conciliares; "fiquei sem fôlego após a leitura do relatório do Bispo Roberto, depois vou perguntar à esposa dele, a Sra. Marta, se ele tem tido tempo para a família" disse o bispo Vergílio. Palavras de agradecimento ao Bispo foram expressas por vários delegados(as).

Após a votação para os delegados(as) leigos(as) e clérigos(as) para o Concílio Geral foi feita a leitura do relatório da COREAM pela Revda. Hideíde Brito Torres. Aguarde o resultado da eleição...

 

Acompanhe aqui, todos os dias os acontecimentos do 39º Concílio Regional da 4ª RE.

José Geraldo Magalhães Júnior

Veja também:

www.dialogopastoral.com.br


Posts relacionados