Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Conferência na Tailândia

Conferência Ecumênica Global sobre Justiça para os Dalits

21 a 24 de março de 2009, Bangkok, Tailândia.

Entre os dias 21 a 24 e março de 2009, aconteceu na cidade de Bancoc, Tailândia, a Conferência Ecumênica Global sobre a liberação dos Dalits, coordenado pelo Conselho Mundial de Igrejas e a Federação Mundial Luterana.

Cerca de 100 participantes, majoritariamente oriundos da Índia, mas também, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Nigéria, bem como de outros países da África, América Latina, América do Norte, Ásia, Caribe, Europa, Oriente Médio e Pacífico, reuniram-se nessa conferência com o objetivo de conhecer, dialogar e estabelecer estratégias sobre como as igrejas e o movimento ecumênico podem combater a discriminação baseada em casta e em solidariedade lutar pela libertação dos Dalits.

A jovem Diana Fernandes dos Santos Faraon, presidente da Confederação Metodista de Jovens e membro das comissões Echos - Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico e da Comissão de Educação e Formação Ecumênica do Conselho Mundial de Igrejas, foi recomendada pelo CLAI -Conselho Latino-Americano de Igrejas, a representar a América Latina, nesse importante evento que tinha como um dos principais motos a luta pela eliminação de toda a forma de preconceito racial.

Foram dias de intenso aprendizado onde os participantes foram constantemente desafiados a reconhecer a sua omissão e desconhecimento em relação à situação dos Dalits no mundo e atender ao chamado de agir em solidariedade para o combate desse sistema que tem causado verdadeiras atrocidades a esses povos.

Como latino-americanos, pudemos contribuir para as discussões levantadas durante a conferência, relembrando a luta dos negros e povos indígenas de nossos países, da luta pela terra, da igualdade de direitos entre homens e mulheres, dos constantes desafios de nossos jovens em tempos de violência e caos, e da busca pela dignidade e igualdade de oportunidades a todos os nossos cidadãos. Lutas essas que tem inspirado a muitos povos espalhados ao redor do mundo.

Como latino-americanos, cidadãos de países que tem vivido situações de exclusão, de discriminação e de desigualdades sociais somos convocados a unirmo-nos em solidariedade aos nossos irmãos Dalits espalhados pelo mundo e explicitar por meio de atos e de programas de ações afirmativas, que casteísmo e a discriminação baseada em casta é pecado e como tal e uma agressão à dignidade da pessoa humana.

Especialmente no Brasil, onde muitos brasileiros estão sendo orientados de forma romântica e lúdica sobre a questão Dalit por meio da mídia, cabe às nossas igrejas orientar a sua membresia e proporcionando aos mesmos orientações e informações necessárias de maneira que as igrejas possam conhecer de fato o sofrimento pelo qual os Dalits são assombrados e possam se unir em solidariedade no combate e eliminação da discriminação a esses povos.

Em anexo segue o Chamado e Declaração de Bancoc, documento redigido durante a conferência que tem como objetivo convocar igrejas e organismos internacionais a prestarem total atenção à situação dos Dalits na Índia e em todos os países da diáspora indiana tais como Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Nigéria, promovendo uma espécie de "Observação Global" a esse tema. Através desse documento externalizamos às igrejas e organizações experiências vividas durante a conferência bem como convocações pontuais para o combate desse sistema de exclusão.

Acreditamos que somos capazes de alguma forma a nos unirmos a esse combate, usando a nossa criatividade e as possibilidades que cada igreja e organismo possuem, para definitivamente declarar fim a todo tipo de discriminação e promover a paz e a justiça como fruto do Reino de amor estabelecido pelo nosso Deus.

"Nosso Deus que está presente em toda parte, particularmente nas lutas do nosso povo,

Proclama o Seu nome pelas nossas ações de justiça e verdade,

Ajuda-nos a realizar seu reino em solidariedade uns com os outros,

Inspira-nos a fazer a sua vontade - a resistir, confrontar e transformar, como tu,

Dá-nos sua graça a cada dia para compartilhar nosso alimento, recursos e a nós mesmos uns com os outros, como Tu compartilhaste sua vida conosco.

Não nos conduzas a tentação da prática da casta sendo egocêntricos,

Livre-nos de todo o tipo de opressão e discriminação

Para que o teu reino, poder e gloria possam vir a nós quando todos viveremos no espírito de comunidade, governados pelos valores da dignidade, respeito mútuo e igualdade."

 

Por Diana Fernandes dos Santos Faraon

 

Veja também:

O Documento da Conferência Ecumênica na íntegra em inglês e português.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães