Publicado por Sara de Paula em Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - 09/11/2020

Conheça os Aventureiros em Missão

Nossa turminha nasceu como resultado de um exercício criativo muito especial.

Os/as personagens são fruto das Oficinas de histórias promovidas em 2003 pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças sob a coordenação da irmã Rosete de Andrade. A Turma dos Aventureiros em Missão, originalmente formada por cinco crianças - Ian, Rebeca, Talita, Zeca e Luca -, foi acrescida de mais uma personagem em outubro de 2007, a Açucena, que quer dizer “singela e branca flor”. Essa “criançada” esteve presente, ao longo desses anos, nas principais publicações da Igreja Metodista como representantes genuínos de todas as nossas crianças, partilhando suas aventuras e descobertas e nos propondo brincadeiras e desafios. Suas histórias e aventuras nos ensinam, de forma leve e divertida, verdades sobre o Reino de Deus.

Ao longo desses anos, esses/as personagens se tornaram conhecidos/as e construíram uma identidade. A turminha ultrapassou os muros denominacionais e, apesar de ser nossa marca registrada, não raramente nos surpreendemos com suas imagens sendo utilizadas por outros grupos.
Com a ajuda do desenhista e pastor Silvio Motta da 2ª Região Eclesiástica, nosso sonho foi transformado em arte, a turminha ganhou forma, visibilidade, espaço e muito movimento na Igreja Metodista.

Agora, em 2016, mais um marco se estabelece na sua história: a atualização dos seus traços. Para Ednei Marx, o novo ilustrador, “essa atualização se dá pela revisão do estilo das roupas, adereços e cabelos, busca ressaltar as características essenciais de cada etnia representada na turma”. É com muita alegria que apresentamos os novos traços da Turma dos Aventureiros em Missão.

Nesse movimento que apresenta um novo tempo para a turminha, é preciso olhar para a nossa história e valorizar a presença de uma pessoa essencial na caminhada e fortalecimento dos/as nossos/as personagens no coração da Igreja Metodista. Agradecemos ao pastor Silvio, que nesses 13 anos de parceria dedicou-se com muito empenho e carinho na realização de cada traço e na alimentação constante de nossos periódicos e publicações com seus desenhos. Rogamos a Deus as mais ricas bênçãos sobre sua vida, família e ministério pastoral.

Nosso desejo é de que os Aventureiros em Missão permaneçam colaborando no anúncio e na construção do Reino de Deus a fim de que a missão da Igreja Metodista com nossas crianças seja reflexo da soberana vontade de Deus.

Imagem

Zeca

É um menino brincalhão, simpático, cooperador. Na turma, é conhecido como o criativo, o inventor; mas tem seu lado sapeca e sedutor. É gozador e muito querido pelo grupo. Seu nome é José Carlos. Vive com seus pais, uma família humilde, que veio do Nordeste para tentar a vida em São Paulo. Zeca tem mais duas irmãs e três irmãos. A mãe trabalha fora e o pai é autônomo. Gosta de jogar futebol e nunca se separa do seu boné. Zeca retrata o dialeto nordestino, com aquele sotaque cantado e gostoso de ouvir: “Oxente!”

Talita

A personagem loirinha, gorduchinha, usa macacão vermelho. É uma menina sensível, estudiosa e introspectiva. Sempre que o grupo tem alguma dúvida, ela logo tem alguma resposta. A turma diz que ela é a “sabe-tudo”. Apesar de seu jeito tranquilo e sossegado, é muito chorona também. Seus pais são separados. Mora com o pai e uma irmã mais velha, que está na faculdade. 

Imagem

     

 

Imagem

Luca

Personagem sonhador, sensível, perceptivo, companheiro. Tem 10 anos e uma deficiência física na perna direita. Por isto, usa uma cadeira de rodas para se locomover. Como tem uma boa autoestima e forte espírito de liderança, é o conciliador da turma. Sua família é de classe média e bem estruturada. Mora com o pai, a mãe, um irmão adolescente e uma irmã caçula de dois anos. Gosta de música e de desenhar. Toca teclado. 

 

Rebeca

É uma menina negra, super fashion, de personalidade marcante. É determinada, alegre e, com seu jeito extrovertido, agita todo o grupo. É otimista, moleca e cheia das ideias, mas é impositiva e autoritária. É filha única de uma família de classe média, bem estruturada. Mora com os pais. Usa trancinhas com fitinhas coloridas nas pontas. Gosta muito de jogos com bola e de liderar a turma. 

Imagem

 

       

 

Imagem

Ian

um menino de 8 anos, descendente de família oriental. Interessado em ecologia, cultiva hábitos alimentares saudáveis. Anda sempre com seu skate e é surfista, também. Mora com a mãe, que é professora, e uma irmã mais velha, que faz origami e tem muita habilidade artística. Seu pai está separado da família, trabalhando no Japão. É colecionador. 

Açucena

O nome "Açucena" significa "singela" ou "branca flor". Na verdade, é o nome de uma flor que ela usará estampada em suas roupas. Ela é uma criança brasileira guarani, filha de um casal indígena e neta do primeiro pastor metodista indígena. Além do avô, seus pais também são metodistas e militantes da causa indígena. O pai de Açucena é professor e a mãe é médica. O trabalho deles na aldeia é criar um posto de saúde e uma escola primária onde os indiozinhos reaprenderiam a língua guarani e os costumes indígenas. Como na aldeia ainda não há uma escola, Açucena estuda na escola da turma dos Aventureiros e aos domingos, vai com seus pais à Igreja Metodista onde também participam as crianças da turma. Tem um animalzinho de estimação: uma linda e querida cachorrinha vira-latas chamada "Moema" que quer dizer "aurora". Tem um irmãozinho ainda bebê. Açucena gosta de esportes, sobretudo nadar e jogar futebol. Coleciona fotografias e ilustrações de animais de todo tipo e de todo o planeta  

Imagem

     

 

 

Formigarra

Criada pelo Zeca, junto com toda a Turma, a mascote do grupo é a mistura da formiga com a cigarra.


Posts relacionados

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, por Sara de Paula

EBF 2022 | Mão com mão aquece o coração

E com gratidão e alegria entregamos às pessoas que trabalham com crianças, na Igreja Metodista, o programa para a Escola Bíblica de Férias do ano de 2022.

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, por Sara de Paula

28° Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças ou querem Trabalhar

Se inscreva na capacitação voltada para pais, pastores(as), líderes, responsáveis ou pessoas que sejam envolvidas de alguma forma no mistério com crianças, que possam levá-las a terem uma vida com Jesus. Devemos ajudar as crianças a entender o alvo a ser alcançado (Reino de Deus).  

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Geral, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2015

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2015. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Venham Todas as Crianças!", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!