Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

consciência negra

A Pastoral Regional de Combate ao Racismo na 1ª Região, se reuniu com mais de 60 convidados no Instituto Central do Povo (ICP), no dia 27 de novembro de 2006, das 9 às 17 horas, para celebrar o Dia da Consciência Negra, com base em temas que refletem a questão do racismo e da igualdade social.

O encontro teve início com a leitura da Palavra de Acolhida, seguido do louvor "Deus chama todos os povos", e da saudação à Igreja Metodista, pelo assessor episcopal Filipe Mesquita, que na ocasião representou o Bispo Paulo Lockmann.

O Rev. Luiz Daniel Nascimento falou sobre a discriminação racial, relatando a importância de uma nova consciência social. "É preciso que cada pessoa tenha maturidade para entender que fomos criados à imagem e à semelhança de Deus, e por isso somos todos(as) bonitos(as)", afirmou ele. E concluíu, pedindo que o encontro não fique apenas na falação, mas que a Igreja seja um instrumento de Deus para diminuir a injustiça entre os povos.

Outro momento especial foi a participação do professor Carlinhos, da Faculdade Bennett, que abordou fatos históricos do surgimento do racismo no Brasil e nos EUA, e como esta questão perdura até os tempos atuais.

Estiveram presentes a pastora Ruth Silva, Coordenadora da Pastoral da Terceira Idade, no Estado do Rio de Janeiro, o pastor João Carlos, vice-presidente da CENACORA (Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo), os pastores Mauro e Henriqueta, de Volta Redonda, a banda Felicidade, da igreja do Lins, cantando em ritmo de pagode, além da representação de outros segmentos da Igreja e da sociedade.

Antes do encerramento da programação, o Rev. Luiz Daniel recebeu uma homenagem pelos projetos desenvolvidos na Pastoral durante o período de 2000 a 2006, e em seguida deu posse a irmã Maria da Fé (Fezinha), para continuar coordenando esse trabalho.

Informou Elza Silva - Igreja Metodista no Rio de Janeiro


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães