Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

consciência negra

A Pastoral Regional de Combate ao Racismo na 1ª Região, se reuniu com mais de 60 convidados no Instituto Central do Povo (ICP), no dia 27 de novembro de 2006, das 9 às 17 horas, para celebrar o Dia da Consciência Negra, com base em temas que refletem a questão do racismo e da igualdade social.

O encontro teve início com a leitura da Palavra de Acolhida, seguido do louvor "Deus chama todos os povos", e da saudação à Igreja Metodista, pelo assessor episcopal Filipe Mesquita, que na ocasião representou o Bispo Paulo Lockmann.

O Rev. Luiz Daniel Nascimento falou sobre a discriminação racial, relatando a importância de uma nova consciência social. "É preciso que cada pessoa tenha maturidade para entender que fomos criados à imagem e à semelhança de Deus, e por isso somos todos(as) bonitos(as)", afirmou ele. E concluíu, pedindo que o encontro não fique apenas na falação, mas que a Igreja seja um instrumento de Deus para diminuir a injustiça entre os povos.

Outro momento especial foi a participação do professor Carlinhos, da Faculdade Bennett, que abordou fatos históricos do surgimento do racismo no Brasil e nos EUA, e como esta questão perdura até os tempos atuais.

Estiveram presentes a pastora Ruth Silva, Coordenadora da Pastoral da Terceira Idade, no Estado do Rio de Janeiro, o pastor João Carlos, vice-presidente da CENACORA (Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo), os pastores Mauro e Henriqueta, de Volta Redonda, a banda Felicidade, da igreja do Lins, cantando em ritmo de pagode, além da representação de outros segmentos da Igreja e da sociedade.

Antes do encerramento da programação, o Rev. Luiz Daniel recebeu uma homenagem pelos projetos desenvolvidos na Pastoral durante o período de 2000 a 2006, e em seguida deu posse a irmã Maria da Fé (Fezinha), para continuar coordenando esse trabalho.

Informou Elza Silva - Igreja Metodista no Rio de Janeiro


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães