Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 08/04/2016
Conselho Metodista Mundial é recebido para reunião com Papa Francisco

O presidente do Conselho Metodista Mundial, Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, esteve na manhã de quinta-feira, dia 7, em reunião com o Papa Francisco. O Bispo brasileiro compareceu em Roma acompanhado de uma delegação metodista para discutir a intenção de produzir um documento intitulado “O Chamado à Santidade”. A comissão teológica responsável pela criação do documento já atua há cinquenta anos e é formada por metodistas e católicos.
Apesar do pontífice reconhecer as diferenças entre as religiões, acredita que não devem ser impeditivos para uma ação conjunta. "Ainda há muito que fazer, mas nenhuma destas diferenças é obstáculo para amarmos e darmos um testemunho comum diante do mundo", afirma.
Ambas organizações defendem que uma declaração única para gerar um aprendizado mútuo na vida, oração e devoção da igreja.
Diferente da Igreja Metodista no Brasil, o Conselho Metodista Mundial é uma organização ecumênica, e tem escritório recém-inaugurado na cidade de Roma.
“A nossa vida na santidade deve sempre incluir o serviço de amor ao mundo. Quando servimos juntos quem precisa, nossa comunhão aumenta”, completou o Papa que ainda mencionou trechos do texto “Carta a um católico romano”, escrito por John Wesley, fundador da igreja Metodista.
Apesar dos obstáculos para a comunhão plena entre as organizações religiosas, o líder da igreja católica acredita que a ação é mais um passo para facilitar a comunhão entre os fiéis.
Foto: L´Osservatore Romano
Tags: conselho metodista mundial, roma, catolicismo
Posts relacionados
Edição de maio do Expositor Cristão disponível, confira !
O Expositor Cristão é uma ferramenta poderosa da conexão dos metodistas do Brasil. Valorize lendo, divulgando e se envolvendo com cada ênfase compartilhada através das matérias. Que o mês de maio seja de fato um tempo de cumprimento da Missão e renovação de fundamentos que forjaram o movimento metodista como um dos fortes instrumentos de Deus na propagação e edificação do Seu Reino.
EC de janeiro: 21º Concílio Geral
Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez. O alto índice de mortes inviabilizou a realização do evento, que seria em Sorocaba, interior de São Paulo.
EC de novembro: tempo de agradecer!
Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.
EC de agosto: tende bom ânimo
O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. Atualmente nos deparamos com várias situações de crises nos relacionamentos, crises financeiras, na estabilidade econômica, no trabalho e em vários outros campos da sociedade.
EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça
Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016. Anunciar a graça de Deus não é só um mandamento, é mais que isso, é uma dádiva de Deus, conforme encontramos no texto de Isaías 52.7. Anunciar as boas-novas tem a ver com o viver debaixo da graça de Deus.
Jornal Expositor Cristão completa 129 anos de história
A Igreja Metodista está em festa! O Expositor Cristão completou 129 anos de história. É o jornal evangélico mais antigo ainda em circulação no Brasil!
Metodistas norte-americanos em missão no Brasil
Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!
Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas
A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro /