Publicado por Sara de Paula em Geral - 09/09/2016

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal

 

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal” é o título do livro organizado por Cesar Romero Amaral Vieira e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, recém publicado pela Editora Unimep, com apoio de The Methodist Global Education Fund. Pode ser adquirido pela página web da Editora Metodista.

“Ao longo deste livro permanece a interrogação sobre se a organicidade do escolar e a funcionalidade do pedagógico em benefício da sociedade protestante constituem uma educação protestante ou, tão-só, correspondem a configurações pedagógicas que não põem em causa a instituição escolar enquanto modelo, nem a relação entre escola e sociedade. O Brasil moderno é, em boa parte, produto do movimento escolar protestante, como bem documenta este livro, composto por textos de grande actualidade, escritos com rigor de linguagem e de documentação. São um contributo fundamental para o conhecimento histórico do protestantismo e da educação, mas também para a história moderna e contemporânea. Espero que os leitores retirem benefício destes estudos e que façam jus ao mérito de autores e de organizadores. Para mim, é muito gratificante associar o meu nome a esta publicação”.

Justino Magalhães
Historiador da Educação, professor catedrático
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Postado originalmente no site no Instituto Metodista de Serviços Educacionais

* A foto que ilustra a capa é do primeiro edifício do Colégio Piracicabano, primeira escola Metodista no Brasil, fundado em 1881 (edifício de 1884).

Tags: Livro, Lançamento, Cogeime


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Sara de Paula

Em oração | 28.01.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Faleceu na tarde desse domingo, 24, Fábia Matos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis

"Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos" (Sl 116.15).  Com pesar comunicamos o falecimento de Fábia Matos, 27 anos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis.   A jovem infartou a caminho do hospital nesse domingo, 24, após ter passado mau. Ela estava sendo levada para atendimento médico pelo pastor Helio de Oliveira que prestou os primeiros socorros, mas não resistiu chegando na unidade de atendimento sem vida. O Colégio Episcopal se solidariza a todos os familiares e amigos/as nesse tempo de luto, dor e separação; na certeza de que o consolo e amparo divino está com toda a família.   Ainda não temos informações sobre local e horário para o sepultamento. Informaremos assim que possível.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães