Publicado por Sara de Paula em Geral - 09/09/2016

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal

 

Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal” é o título do livro organizado por Cesar Romero Amaral Vieira e Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, recém publicado pela Editora Unimep, com apoio de The Methodist Global Education Fund. Pode ser adquirido pela página web da Editora Metodista.

“Ao longo deste livro permanece a interrogação sobre se a organicidade do escolar e a funcionalidade do pedagógico em benefício da sociedade protestante constituem uma educação protestante ou, tão-só, correspondem a configurações pedagógicas que não põem em causa a instituição escolar enquanto modelo, nem a relação entre escola e sociedade. O Brasil moderno é, em boa parte, produto do movimento escolar protestante, como bem documenta este livro, composto por textos de grande actualidade, escritos com rigor de linguagem e de documentação. São um contributo fundamental para o conhecimento histórico do protestantismo e da educação, mas também para a história moderna e contemporânea. Espero que os leitores retirem benefício destes estudos e que façam jus ao mérito de autores e de organizadores. Para mim, é muito gratificante associar o meu nome a esta publicação”.

Justino Magalhães
Historiador da Educação, professor catedrático
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Postado originalmente no site no Instituto Metodista de Serviços Educacionais

* A foto que ilustra a capa é do primeiro edifício do Colégio Piracicabano, primeira escola Metodista no Brasil, fundado em 1881 (edifício de 1884).

Tags: Livro, Lançamento, Cogeime


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Solidariedade à Igreja Pentecostal Metodista do Chile, pelo falecimento do Bispo Mário Salfate

A Igreja Metodista brasileira se compadece por seus irmãos e irmãs chilenas, pelo falecimento de Mário Salfate Chacana, Presidente da Corporação de Direito Privado da Igreja Metodista Pentecostal do Chile. Ele faleceu no dia 14 de abril, aos 66 anos, na UTI do hospital de Los Andes onde esteve internado desde o da 26 de março, por infecção de COVID-19. 

Geral, por José Geraldo Magalhães