Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

convite castro alves wesley

No dia 17 de abril, o Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, inaugura a exposição Castro Alves e a Poesia da Abolição. O organizador da da exposição, Prof Voltaire, convidou a Rede Metodista de Educação do Sul, através da Pastoral Escolar e Universitária, a uma parceria nessa exposição. Ele, um historiador, considerou importante o resgate do papel histórico do metodismo no movimento abolicionista iniciado na Inglaterra e que depois alcançou outros países importantes. John Wesley foi a primeira voz a levantar-se contra a escravidão e à favor da abolição. Em seu texto "Thoughts upon Slavery" ele expõe a vergonha da existência da escravidão.

O Prof Voltaire, organizador da exposição no Memorial, teve acesso ao material histórico do metodismo e de escritos de Wesley, a partir dos quais serão elaborados painéis sobre o papel dos metodistas, metodismo e Wesley nesse processo de proibição de comércio de escravos e abolição a partir da Inglaterra.

Outro vínculo que levou o Prof Voltaire a Wesley foi a proximidade deste à William Wilberforce, o reponsável pela petição formal na Câmara dos Comuns pela proibição do comércio de escravos. A última carta que John Wesley escreveu, no ano de 1791,  foi para William Wilberforce, encorajando-o a agir em favor da abolição. Neste mesmo ano, Wilberforce levou a questão ao parlamento inglês. Foi derrotado, mas não desistiu. Insistiu durante anos,  até que, no em 1807, finalmente a Inglaterra aboliu a escravidão. Nos Estados Unidos, acaba de ser lançado o filme Amazing Grace, que conta a história de William Wilberforce, que conta a história deste abolicionista inspirado pelo metodismo. Clique aqui para acessar o site oficial do filme (em inglês).

E para saber um pouco mais da luta brasileira contra a escravidão, visite a exposição em Porto Alegre, na rua Sete de Setembro, 1020. Veja o cartaz abaixo e prestigie este evento!

COLABORAÇÃO: Rev Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, Coord Pastoral Escolar e Universitária, Rede Metodista de Educação do Sul

 


Posts relacionados

Geral, Liturgia, por Sara de Paula

Liturgia de Ação de Graças 2022 | Te damos graças, oh, Deus

Confira a sugestão de liturgia para o Dia de Ação de Graças 2022. A sugestão do Departamento Nacional de Escola Dominical tem como tema "Te damos graças, oh, Deus". Faça download também em PDF. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães