Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Credo Social é homenageado na Assembleia Legislativa

Igreja Metodista é homenageada por deputados paulistas

Ato Solene comemora o centenário do Credo Social

Pela segunda vez, o valor do Credo Social da  Igreja Metodista é reconhecido por políticos brasileiros em cerimônia pública. O centenário do Credo Social recebeu uma homenagem em Ato Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 9 de abril, por iniciativa do deputado estadual Estevam Galvão, que freqüentou a Igreja Metodista de Suzano por vários anos.

Estiveram presentes lideranças da Igreja Metodista e da Rede Metodista de Educação, além do Coral Evangélico de São Paulo e do conjunto coral "Canto da Terra", da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista. (Na foto ao lado, no telão, bispo Adriel Maia com o Deputado Estevam Galvão)

O Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da Quinta Região Eclesiástica, saudou os presentes em nome do Bispo João Carlos Lopes, presidente do Colégio Episcopal Metodista. O bispo Adonias lembrou que "há muitas forças destruidoras do ser humano na sociedade. Mas a Igreja Metodista, enquanto parte do Corpo de Cristo, preocupa-se com o ser humano de maneira integral e participa da ação de Deus no seu pr opósito de salvar o mundo".   

O pastor Rui Josgrilberg, reitor da Faculdade de Teologia, destacou as históricas e pioneiras ações sociais da Igreja Metodista, como a criação do ICP, o Instituto Central do Povo, em 1906, e o Projeto Meninos e Meninas de Rua, de 1983. "Cremos que a salvação não é apenas individual, mas social", destacou. O Rev. Josgrilberg também ressaltou a atuação do deputado e pastor metodista Guaraci Silveira, primeiro parlamentar evangélico brasileiro, um atuante defensor das causas sociais; eleito para Assembleia Nacional Constituinte em 1933, na legenda do Partido Socialista Brasileiro.

 E agradeceu a iniciativa da homenagem não apenas pelo valor deste reconhecimento mas, também, como um incentivo para que a Igreja Metodista, no presente, tenha maior presença pública. "Temos que ser honestos. Hoje vivemos momentos de hesitação. Esta iniciativa serve para nós como um grande incentivo para retomarmos o vigor de nossa vocação social e profética". (Abaixo a esquerda o Coral da Faculdade de Teologia e a direita o Coral Evangélico).

 Na foto abaixo a Plenária com os/as pastores e pastoras presentes

 Do reconhecimento municipal ao estadual

No dia 10 de dezembro de 2009, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para celebrar o centenário do "Credo Social Metodista", com a presença de lideranças da Igreja Metodista e da cidade de São Paulo.

A significativa data escolhida para a comemoração remete aos valores deste pioneiro documento editado pela Igreja Metodista, nos Estados Unidos. Quarenta anos antes da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o "Credo Social Metodista"  já apresentava uma inédita e ousada declaração de compromisso com o direito e a justiça: "A Igreja Metodista compromete-se com direitos iguais e justiça completa para todos os seres humanos".

Texto: Suzel Tunes

Fotos: Alexander Libonatto e José Geraldo

Veja também:

Como foi a homenagem na Câmara dos Vereadores de São Paulo AQUI!

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães