Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Credo Social é homenageado na Assembleia Legislativa

Igreja Metodista é homenageada por deputados paulistas

Ato Solene comemora o centenário do Credo Social

Pela segunda vez, o valor do Credo Social da  Igreja Metodista é reconhecido por políticos brasileiros em cerimônia pública. O centenário do Credo Social recebeu uma homenagem em Ato Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 9 de abril, por iniciativa do deputado estadual Estevam Galvão, que freqüentou a Igreja Metodista de Suzano por vários anos.

Estiveram presentes lideranças da Igreja Metodista e da Rede Metodista de Educação, além do Coral Evangélico de São Paulo e do conjunto coral "Canto da Terra", da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista. (Na foto ao lado, no telão, bispo Adriel Maia com o Deputado Estevam Galvão)

O Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da Quinta Região Eclesiástica, saudou os presentes em nome do Bispo João Carlos Lopes, presidente do Colégio Episcopal Metodista. O bispo Adonias lembrou que "há muitas forças destruidoras do ser humano na sociedade. Mas a Igreja Metodista, enquanto parte do Corpo de Cristo, preocupa-se com o ser humano de maneira integral e participa da ação de Deus no seu pr opósito de salvar o mundo".   

O pastor Rui Josgrilberg, reitor da Faculdade de Teologia, destacou as históricas e pioneiras ações sociais da Igreja Metodista, como a criação do ICP, o Instituto Central do Povo, em 1906, e o Projeto Meninos e Meninas de Rua, de 1983. "Cremos que a salvação não é apenas individual, mas social", destacou. O Rev. Josgrilberg também ressaltou a atuação do deputado e pastor metodista Guaraci Silveira, primeiro parlamentar evangélico brasileiro, um atuante defensor das causas sociais; eleito para Assembleia Nacional Constituinte em 1933, na legenda do Partido Socialista Brasileiro.

 E agradeceu a iniciativa da homenagem não apenas pelo valor deste reconhecimento mas, também, como um incentivo para que a Igreja Metodista, no presente, tenha maior presença pública. "Temos que ser honestos. Hoje vivemos momentos de hesitação. Esta iniciativa serve para nós como um grande incentivo para retomarmos o vigor de nossa vocação social e profética". (Abaixo a esquerda o Coral da Faculdade de Teologia e a direita o Coral Evangélico).

 Na foto abaixo a Plenária com os/as pastores e pastoras presentes

 Do reconhecimento municipal ao estadual

No dia 10 de dezembro de 2009, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene para celebrar o centenário do "Credo Social Metodista", com a presença de lideranças da Igreja Metodista e da cidade de São Paulo.

A significativa data escolhida para a comemoração remete aos valores deste pioneiro documento editado pela Igreja Metodista, nos Estados Unidos. Quarenta anos antes da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o "Credo Social Metodista"  já apresentava uma inédita e ousada declaração de compromisso com o direito e a justiça: "A Igreja Metodista compromete-se com direitos iguais e justiça completa para todos os seres humanos".

Texto: Suzel Tunes

Fotos: Alexander Libonatto e José Geraldo

Veja também:

Como foi a homenagem na Câmara dos Vereadores de São Paulo AQUI!

 

 


Posts relacionados

Geral, Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Por uma cultura antirracista | Diálogos no pós-abolição

  No dia 13 de maio, às 19h30, acontece a transmissão ao vivo "Por uma cultura antirracista | Diálogos no pós-abolição", promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura da Univerdade Metodsita de São Paulo, e Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista. 

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Bangladesh, Butão e Nepal

Nesta semana estamos em oração por Bangladesh, Butão e Nepal. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 12 a 18 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães