Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/06/2011

Crianças do Sombra e Água Fresca de BH se apresentam nos USA

Um grupo com 13 crianças do Projeto "Sombra e Água Fresca" de Belo Horizonte, MG, se prepara para uma apresentação nos Estados Unidos. Elas serão uma das atrações na Conferência da Virgínia da Igreja Metodista Unida.

Veja o relato da educadora social Dulce Balmant, sobre esta empolgante viagem:

O SONHO SE TORNA REALIDADE

Tudo começou quando o casal de missionários americanos Dot Ivey e Daniel foi prestigiar as celebrações dos 10 anos do Projeto “Sombra e Água Fresca” na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, em outubro de 2010, e viu o pequeno grupo representativo do Projeto, na 4ª Região, tocando suas flautas e percussão. Daí, logo depois, veio o convite da Igreja Metodista Unida, para que este grupo representasse o Projeto em sua Conferência Virgínia que ocorrerá em junho de 2011, assumindo totalmente os custos das passagens e estadia das crianças e educadoras em terras do Sr. Obama.

A comunicação do convite por Teca Greathouse (Agente nacional do Projeto sombra e Água Fresca) às crianças, deu início ao delicado processo de seleção (porque o grupo teria que ser em menor número,) e preparação destas crianças para a tão sonhada viagem aos Estados Unidos!

A aquisição dos passaportes e mais tarde dos vistos, veio acompanhada de muita tensão e expectativa! (Mencionamos aqui com muita gratidão a pessoa da educadora Bia Marques que foi quem providenciou toda a parte burocrática do processo, orientada tão pacientemente por Teca.) Quando saímos do Consulado Americano em SP com os passaportes carimbados com o visto, oramos agradecendo a Deus pela grande conquista. Agora, só restava esperar pelo grande momento da viagem.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ÍDA AOS ESTADOS UNIDOS

OS ENSAIOS:
 As crianças e adolescentes do Projeto “Sombra e Água Fresca” do B. Liberdade (Rib. das Neves) e S. Gabriel (BH) farão o seu ultimo ensaio antes da viagem, no sábado, dia 04 de junho. Vamos viajar no dia 10. E gostaria de relatar aqui como tem sido esta preparação.

O clima é de muita adrenalina, sonhos, agitação e elevação (às vezes, exacerbada) da auto-estima! A turminha anda difícil de ser conduzida, tal é a excitação que tem tomado conta deles durante toda a preparação para a viagem!

Enquanto nos preparamos vamos atendendo convites para apresentação por aqui, o que serve de ensaio geral.

Mas é curioso, interessante, observá-las. Estão impossíveis, indóceis, cheias de segurança sobre si mesmas. Às vezes extrapolam na esnobação com os demais coleguinhas! Outras vezes ficam rebeldes com os pais sobre algumas questões relativas à viagem... Mas o mais gratificante é ver o retorno do esforço delas!

Treinamos cerca de 16 músicas para levarmos aos EUA. A maioria delas já são executadas de cor! E chegam até a criar arranjos espontaneamente!...Muito Legal!

Também estamos ensaiando três canções em inglês para cantarmos junto com as crianças de lá. Aí, entra  a parte mais divertida: a pronúncia deles cria uma outra língua! Acho que será difícil entender.... Mas é muito divertido! Mas creio que misturadas às outras crianças, eles não farão feio! Mas definitivamente, são melhores tocando.

Ontem fomos nos apresentar num FÓRUM sobre o Meio Ambiente, evento da Prefeitura de Ribeirão das Neves/MG. Saíram-se super bem. Abrimos o evento com o Hino Nacional Brasileiro. Minutos depois já estávamos recebendo convite pra tocar numa formatura!...Ah, eles ficam vaidosos!...Mas infelizmente por estar em cima da hora o convite não pôde ser aceito!

Domingo eles se apresentarão na Igreja Metodista do B. União e lá receberão oficialmente a bênção pra viagem. Seus pais irão também. É um grande momento pra todos nós! Que Deus nos ajude!
 
Dulce Leia S. Balmant   BH 02/06/2011


Posts relacionados