Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

cristãos mobilizam-se contra dengue

O que está acontecendo?

Um relato de um paciente na fila do atendimento

Logo que cheguei à  fila do PAM do Méier, vi dezenas de pessoas aguardando para serem atendidas e muitas caídas pelos bancos. Estava meio que sem forças para permanecer de pé esperando minha vez, encontrei um cantinho para me apoiar. O calor naquele corredor era insuportável, me chamou atenção as crianças ao lado de seus pais adoentados com dengue. Seus pais estavam tão debilitados que nem mesmo abriam os olhos para cuidar de seus filhos, fiquei muito chocada com a cena! Resolvi perguntar o tempo de espera para ser atendido ali, e a resposta foi a seguinte: "Estamos aqui desde às 09:00hs da manhã aguardando e já passa dàs 20:00hs". O recepcionista informou que só havia um enfermeiro colhendo sangue e nenhum médico. Levantei para voltar pra casa mesmo sem atendimento e vi uma mulher gritando com uma parente tendo a dengue hemorrágica, mas era como qualquer outra pessoa naquela grande fila de espera!

Imediatamente lembrei de Dietrich Bonhoeffer um único homem que se levantou contra Adolph Hitler na luta contra o Nazismo enquanto toda Igreja inerte a tudo que acontecia foi omissa as realidades dos Campos de Concentração na Alemanha. Poderia aqui detalhar sua história e lembrar de outros que em defesa da fé verdadeira, ficaram sozinhos enquanto toda "irmandade" não se mobilizava.

Lá, dentro daquele Pam, lembrei da Igreja! Onde estão os crentes que assistem pela TV os notíciários da dengue, da violência e nada faz?! Sempre estamos aguardando que alguém faça aquilo é que nosso papel fazer!

Depois que a segunda guerra acabou, a Igreja envergonhada viu que o único homem que fez o que Deus queria era Bonhoeffer!

O conceito de  "Missio Eclesirium" (Missão da Igreja) é de uma Igreja "enviada para fora" a fim de ser sal da terra e luz do mundo. Minha pergunta é: que tipo de Igreja estamos sendo se não fazemos diferença? Se não ajudamos os aflitos e necessitados? Se existe uma epidemia, um caos público, assitimos tudo de "arquibancada" pela telinha da TV e depois vamos ao esporte?! Será que nos encaixamos seriamente no modelo bíblico de Igreja?! 

Desafio a cada um a lembrar-se de Bonhoeffer e agir! 

Convido vocês para irmos aos hospitais e Comunidades falarmos sobre a dengue e ajudarmos as vítimas. A distribuirmos águas nas filas das Postos de Saúde para hidratarmos os doentes. Para se engajarem conosco em ajuda e defesa do próximo com atitudes de cidadania e amor cristão!    

(Tels: 2201-7105/2201-1304/9381-8090)

Veja como você pode ajudar
Amados irmãos,
Estamos precisamos neste momento de voluntários para ajudarem nos hospitais, capelanias e "agentes de brigadas" (com treinamento pela Defesa Civil).
Envolva sua Igreja pelo menos uma vez por semana!
Caso queira receber o Curso da Defesa Civil em sua Igreja, agende comigo neste email ou nos telefones abaixo.
Precisamos de doações de águas, pois ainda estamos em fase de fechamento com Mackenzie Rio, e queremos começar já nesta segunda-feira.
Temos uma lista de hospitais e postos de saúde onde podemos atuar e sua Igreja poderá ajudar no endereço mais próximo de seu bairro. 
Precisamos saber onde cada um irá trabalhar para não enviarmos equipes a mais desnecessariamente. Por isso é importante seu contato.
A JOCUM já se prontificou em ajudar e muitas Igrejas estão pedindo informações.
Não fique de fora, queremos unir forças no exercício de nossa cidadania e amor cristão!
Aguardo resposta,
Denize.
(Tels: 2201-7105/2201-1304/9381-8090)
 

Na segunda, dia 7, começa distribuição de água nos postos de saúde
 
Começaremos a colocar em prática nossos projetos de ajuda às vítimas de dengue já nesta segunda-feira (dia 07/04).
Unidos com os missionários da JOCUM, iremos ao Hospital Salgado Filho no Méier às 10h30, e numa segunda etapa às 19hs para distribuição de águas. Estamos solicitando que cada membro de Igreja doe pelo menos dois copos com água para cada dia. Esse será nosso "ponta pé inicial"! Já temos equipes que estarão no Rocha Faria II em Campo Grande e aguardamos contato de mais equipes.
A Igreja Presbiteriana de Maria da Graça abriu suas portas para o Curso de Capelania no dia 10/04 (quinta-feira) às 19:30hs, com Capelão Fábio, que trabalha atualmente no INCA.
Também em conversa com Major Igor da Defesa Civil, já temos um irmão recrutado da Defesa Civil para ministrar os Cursos nas Igrejas, precisamos apenas que as Igrejas agendem conosco imediatamente (através deste email ou tels abaixo). Eles estão no nosso aguardo para começarem!
Foi oferecido pela Defesa Civil preparo para aqueles que querem treinar "agentes de brigadas" contra dengue. O Curso provavelmente será no próximo sábado o dia todo (com intervalo para almoço) em São Cristovão. Precisamos de formar turma com pelo menos 70 voluntários. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através deste email ou pelos tels: 2201-7105/2201-1304-9381-8090. Todo material será doado pela própria Defesa Civil.
Tenho certeza, que como Igreja de Cristo, mostraremos para Sociedade nosso amor cristão em atos de misericória!
Em Cristo,
Denize.

Veja, abaixo, as notícias anteriores:

Amados irmãos,
 

Em reunião ontem com a liderança do Presbitério Guanabara, traçamos estratégias de trabalho para uma ação das Igrejas evangélicas no exercício de sua cidadania na luta contra a dengue, conforme segue abaixo. 
 

Entendemos que será uma grande oportunidade de evangelização e participação cristã em defesa às vítimas de dengue.
 

Convidamos a todos para unirem-se a nós, pois como Igreja de Cristo não podemos ficar omissos vendo os cariocas sofrendo sem nos movermos para ajudá-los, assim qualquer contato poderá ser feito através deste email ou dos telefones:
 
Denize - 2201-7105 / 2201-1304 / 9381-8090.
  Rev. Edson - 3276-4532 / 9142-5989
 
 

Montamos vários planos de atuação:
  1) Distribuição de águas nas filas dos hospitais, pois em muitos casos os pacientes chegam a ficar seis horas, aguardando o atendimento sem qualquer hidratação. Estamos fechando uma parceria coma Univ. Mackenzie do Rio, mas aceitamos doações. Também já estamos em contato com a Sociedade Bíblica e Gideões para distribuição gratuita de Bíblias e folhetos (cada um poderá usar seu próprio endereço nos folhetos). O material de conscientização da dengue será cedido pela Defesa Civil.
  2) Vamos entrar nos Hospitais (internamente) com Capelania (grupo de no máximo 5 pessoas, mais experientes). Ofereceremos auxilio espiritual, apoio jurídico e social.
  3)Através da Defesa Civil faremos treinamento de "agentes de brigadas" entrando nas Comunidades para fazer a conscientização e prevenção da dengue. Todo apoio logístico já está fechado com a Defesa Civil.
  4) Uma outra frente, será as Igrejas abrirem suas portas para a Defesa Civil promover os cursos (que é de apenas duas horas) para a Sociedade receber mais informações e através disso convidá-los para programação local.
  5) As Igrejas abrirem suas portas para a Hemo Rio fazer coletas de sangue, convidando a população a se dirigir até lá. A informação que obtemos é que a Hemo Rio já tem sangue para os próximos 20 dias. Solicitaram que agendássemos mais pra frente a coleta de sangue nas Igrejas.

  Enfim, coloco-me à disposição mais para maiores esclarecimentos. Bem, contamos com apoio das Igrejas evangélicas do Rio de Janeiro para esta obra de misericórdia!
 

Agradeço imensamente a participação e o envolvimento de todos!
  Não deixe de divulgar em sua Igreja e Seminário!
  Em Cristo Jesus,
  Denize.

Vo

  Estamos precisamos neste momento de voluntários para ajudarem nos hospitais, capelanias e "agentes de brigadas" (com treinamento pela Defesa Civil).
  Envolva sua Igreja pelo menos uma vez por semana! 
  Caso queira receber o Curso da Defesa Civil em sua Igreja, agende comigo neste email ou nos telefones abaixo.
  Precisamos de doações de águas, pois ainda estamos em fase de fechamento com Mackenzie Rio, e queremos começar já nesta segunda-feira.
  Temos uma lista de hospitais e postos de saúde onde podemos atuar e sua Igreja poderá ajudar no endereço mais próximo de seu bairro.
  Precisamos saber onde cada um irá trabalhar para não enviarmos equipes a mais desnecessariamente. Por isso é importante seu contato.
  A JOCUM já se prontificou em ajudar e muitas Igrejas estão pedindo informações. 
 

Não fique de fora, queremos unir forças no exercício de nossa cidadania e amor
cristão!
  Denize.
  (Tels: 2201-7105/2201-1304/9381-8090)

 

 


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Bulgária, Hungria e Romênia

Nesta semana estamos em oração pela Bulgária, Hungria e Romênia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 14 de setembro a 20 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães