Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

culto bispos honorarios

A solenidade de entrega dos títulos de Bispos Honorários aos reverendos Nelson Luiz Campos Leite, Geoval Jacinto da Silva e Stanley da Silva Moraes, que ocorreu durante culto realizado no dia 12 de novembro, na Catedral Metodista de São Paulo foi, acima de tudo, uma festa da comunidade metodista. Estavam presentes os Bispos João Alves de Oliveira Filho, Adriel de Souza Maia, Adolfo Evaristo de Souza, Luiz Vergílio e Josué Lazier, representando o Colégio Episcopal; o reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Márcio Moraes; o reitor da Faculdade de Teologia, Revdo. Rui Josgrilberg, acompanhado de vários professores; funcionários da Sede Nacional da Igreja Metodista e visitantes de várias igrejas da Terceira Região Eclesiástica.

Conjunto Masculino Wesleyano (foto Suzel Tunes)

O sentimento de gratidão pelos anos de serviços prestados à Igreja Metodista e pelo início do novo momento de atuação ministerial que se inicia estava presente nos homenageados e também na Igreja repleta e alegre. "A Deus damos glória, que por nós tanto fez...." foi um dos versos cantados tão harmoniosamente pelo Conjunto Masculino Wesleyano, da Igreja Metodista do Ipiranga, 3ª RE. O coral e o grupo de louvor da Catedral Metodista e o grupo de louvor da Igreja Metodista do Ipiranga e da igreja local também usaram o dom da música para agradecer ao Senhor e preparar o coração de cada metodista presente para a mensagem baseada nos versículos 1 a 7 do capítulo 54 de Isaías:  "Canta alegremente, amplia o lugar da tua tenda, porque transbordarás para a direita e para a esquerda e com grandes misericórdias te recolherei".

                Coral da Catedral Metodista: para todas as idades (Foto: Suzel Tunes)

Amplia a tua tenda

O Bispo João Alves de Oliveira Filho, presidente do Colégio Episcopal, levou a palavra de edificação. Ele discorreu sobre os desafios presentes na expressão: "amplia a tua tenda"."Alargar a tenda nos dá a idéia de torná-la mais comunitária, mais familiar e habitável, um espaço onde haja mais diálogo. Significa ampliar o nosso espaço de convivência", explicou o Bispo. Lembrando a famosa frase de John Wesley, que dizia "o mundo é minha paróquia", o Bispo João desafiou a comunidade metodista a romper barreiras e estender a sua tenda em locais nunca antes sonhados. E tomou como exemplo o Projeto Uma Semana para Jesus, que nasceu na 5ª Região Eclesiástica e já completou 10 anos, como uma experiência de fé e serviço que tem abençoado muitas famílias em nosso país.

                                                                                                                                                                Foto: Suzel Tunes

"Deus não tem mais lugar para colocar benção na gente", disse ele, conclamando o povo metodista a compartilhar as bençãos recebidas de Deus. "Quando os discípulos viram o povo passando fome e foram até Jesus, ele lhes disse: Dai-lhe vós mesmos de comer. E sempre estamos dizendo que não temos nada. Ampliar a tenda é marcar nosso compromisso de trabalho".

A tentação do sensacional

Contudo, destacou o Bispo, ampliar a tenda não é, simplesmente, fazer novas e grandiosas igrejas. Ele lembrou que a sociedade vivencia hoje grandes "momentos sensacionais", fatos inusitados que levam ao fascínio e ao sucesso imediato... "Vem uma igreja e constrói um templo para três mil pessoas. Em seguida vem outra e constrói templo para quatro mil.... Não sei se Jesus está preocupado com isso. O anúncio da Palavra não tem sido através de atos sensacionais, mas pelo lavar os pés uns dos outros. Jesus foi tentado a pular do pináculo do templo. Ele disse: Não tentarás ao Senhor teu Deus e Bem aventurados os humildes". Por isso, disse o Bispo João, o que Deus espera de nós é, acima de tudo que assumamos ações proféticas, pois são essas ações que denotam uma Igreja Missionária.

 

Período probatório

Após a mensagem, ocorreu a solenidade de entrega do título de Bispo Honorário aos pastores Nelson Luiz Campos Leite, Geoval Jacinto da Silva e Stanley da Silva Moraes. O Bispo Nelson já é Bispo Honorário desde o ano de 1991, por decisão do 15º Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em Juiz de Fora. Mas naquela ocasião, não houve uma entrega "formal" do título e a Igreja não quis perder essa oportunidade de homenagear essa liderança tão querida. No espírito alegre da celebração, o bispo Adriel brincou que o Bispo Nelson já havia passado o "período probatório" como bispo honorário e, agora, poderia receber a diplomação...

                                                                         Momento de louvor  (Foto Suzel Tunes)

Serviço, amor e palavra

A entrega do diploma a cada Bispo Honorário foi precedida da entrada de três objetos de grande valor simbólico: a cruz, a Bíblia e a estola, representando o amor, a palavra e o serviço. Parentes e amigos acompanharam os homenageados. Além da família, o Bispo Stanley da Silva Moraes foi agraciado com a presença de sua madrinha de batismo, Elza da Silva Ramos, além do secretário executivo Luiz Escobar (representando a Sede Nacional) e dos presbíteros Margarida Ribeiro e Luís Cardoso (representando a segunda região, terra natal do Bispo).

Presentes e palavras de carinho foram concedidas aos novos bispos e a Igreja Metodista de Guaratinguetá fez uso da palavra para homenagear especialmente aos Bispos Nelson Luiz Campos Leite e Geoval Jacinto da Silva, que pastorearam em Guará.

                                                                                                                                                              Foto: Luciana de Santana

A Igreja encerrou esse momento de festa cantando "Tu és fiel", orando junto e recebendo do Bispo Adriel a benção. Que mais faltava? Apenas sair para a rua, pois é no mundo, "nossa paróquia", que o trabalho do servo de Deus está.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães