Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

culto em memoria

Na Igreja Metodista, uma celebração de vida

 

No templo em silêncio, sente-se a ausência de alguém que já partiu. Há saudade e paz; e o Deus de Amor abriga seus filhos e filhas no colo. Assim é o "culto em memória" na Igreja Metodista. Um momento de esperança e de gratidão pela vida valiosa de quem já foi para os braços do Pai.  

Segundo o Rev. Messias Valverde, coordenador da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e um dos colaboradores da Carta Pastoral "O Culto da Igreja em Missão", o culto em memória pode ocorrer sempre que uma família enlutada assim o desejar. Mas raramente você o verá sendo realizado num Dia de Finados (2 de novembro) ou uma semana após o falecimento. Existe um cuidado especial para que não haja erro de interpretação em relação ao significado teológico do culto, sobretudo entre os visitantes que não são metodistas.  É que nas práticas do catolicismo popular (que nem sempre correspondem à doutrina da Igreja), a chamada "missa de sétimo dia" está muito ligada à idéia de intercessão pela salvação dos mortos, o que não condiz com a doutrina evangélica. Talvez por isso esse culto não seja tão comum em nossas igrejas.  "O culto em memória é mais comum em nossos Concílios Regionais, quando agradecemos pela vida de líderes da Igreja que faleceram no período", conta o Rev. Messias.

Contudo, ele destaca que o culto em memória pode ser ter um profundo valor teológico e evangelístico, se formos às suas origens: a época do martírio dos cristãos, no início da Igreja. Segundo o pastor, o culto em memória era uma celebração anual em memória dos(as) cristãos que morriam defendendo a fé. "Era como um aniversário: a celebração do nascimento para o tempo eterno". O Rev. Messias destaca que os primeiros cristãos e cristãs inovaram até mesmo nos rituais fúnebres. Enquanto os não cristãos tinham o hábito de fazer os enterros à noite, os cristãos saíam, corajosamente, à luz do dia, para demonstrar o aspecto transcendental e salvífico da cerimônia. Durante o cortejo, cantavam salmos e cânticos de esperança na ressurreição. Ainda hoje, essa é a  mensagem presente na celebração: a comunhão da comunidade e a expressão de fé na Vida Eterna.

 

UM VERDEIRO IRMÃO

 

 

Estamos profundamente tristes com o acidente do Vôo 1907 da GOL, que caiu com 154 pessoas a bordo. Quantas familiares e pessoas das relações das vítimas estão a lamentar tão prematura partida. Nossa oração e nossa solidariedade a estas pessoas atingidas por esta fatalidade, ocasionando perdas tão sentidas. Entre os passageiros, estava o nosso querido irmão em Cristo Hugo Otto Beyer, filho de uma família tão ligada ao metodismo gaúcho: a família Otto Beyer. Hugo era filho do Rev. Newton Paulo Beyer e Angélica Otto Beyer; sobrinho do Rev. Otto Gustavo Otto (falecido no dia 11 de outubro). Casado com a querida irmã Esther, sendo os seus filhos Samuel, 18 anos e Débora, 11 anos (foto).

Tivemos o privilégio de conviver com o Hugo em nossa juventude de Igreja Metodista, nos encontros, retiros e, posteriormente no Seminário João Wesley e na Faculdade de Teologia. Formamos-nos em Teologia, em 1979 e iniciamos nosso trabalho pastoral. Posteriormente o Hugo voltou-se para a área educacional, desenvolvendo sua brilhante carreira como Professor Titular, na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com a sua esposa Esther que também é professora da UFRGS.

O "Huguinho" como era tratado em nas relações informais, foi cristão verdadeiro e profundo na sua relação com Deus e na sua vida de testemunho profissional e familiar.

Ficam nossos sentimentos de uma perda tão prematura, que acolhemos na esperança da ressurreição e da vida eterna, que pela fé, experimentamos em Cristo.

À Esther, Samuel, Débora e aos demais familiares, nossa oração e solidariedade, na certeza de que o Hugo descansa no Senhor, aguardando as bodas do Cordeiro.

 

                                                Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa

 

 

   

O Rev.Otto Gustavo Otto, falecido aos 81 anos, foi reitor da Faculdade de Teologia do IMS, São Bernardo do Campo, entre os anos de 1964 e 1968. Depois, dedicou-se ao pastorado na segunda região. Deixou-nos, além do exemplo de uma vida dedicada ao trabalho do Senhor, várias poesias e letras de hinos, que eram publicados na revista Voz Missionária.  

 

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães