Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

cultura gospel reflexões

Revista Tempo e Presença trata da sacralização da mídia e traz artigos de professores da FaTeo: A revista eletrônica Tempo e Presença, publicação da entidade ecumênica Koinonia, traz em sua edição de abril de 2009 (nº 15) o tema Mídia sacralizada e religião secularizada, que aborda a "avassaladora presença das manifestações religiosas nos circuitos midiáticos". Entre os articulistas, que refletem sobre esse fenômeno sob diferentes perspectivas, participam da edição dois professores da Faculdade de Teologia. A professora Magali do Nascimento Cunha contribui com o artigo Religiosidade Midiática em tempos de cultura "gospel" e o professor Luiz Carlos Ramos assina o artigo Luzes, câmera, pregação! Princípios, meios e fins da homilética espetacular. Leia os artigos clicando aqui

Cultura Gospel: Lixo da Pós-Modernidade: "Com toda sua busca individualista, com seu capitalismo religioso, com as estatística de mercado, suas estratégias de Marketing...A verdade é que o pós modernismo (leia-se: cultura gospel) esvaziou o cristianismo e nós ainda batemos palmas para isso. Trocamos a seriedade e serenidade pelo êxtase momentâneo do sucesso a qualquer preço". Pelo Rev. Antônio Carlos Soares dos Santos, pastor da Igreja Metodista Açude II, em Volta Redonda, RJ. Clique aqui para ler mais.

Sobre levitas, apóstolos e outros modismos: O mercado gospel cresceu muito em nosso país e, além de enriquecer os "artistas" e insuflar seus egos, passou a determinar até mesmo a "identidade" das igrejas evangélicas. Trata-se da "xuxização" ("todo mundo batendo palma agora... todo mundo tá feliz? tá feliz!") do mundo evangélico, liderada pelos "levitas" que freqüentemente aprisionam ideologicamente os ministros da Palavra. Pelo Rev. Carlos Eduardo Calvani, coordenador do Centro de Estudos Anglicanos de Londrina, PR. Clique aqui para ler mais.

Leia os artigos sugeridos e compartlhe as suas reflexões



Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Metodistas arrecadam doações para vítimas de alagamentos no Rio de Janeiro

A 1° região se mobiliza para ajudar moradores das cidades mais atingidas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães