Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

curso do cesep

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS E CARISMÁTICOS:

Contribuições e Desafios ao Ecumenismo

Data: 08 a 21/07/2007

Local: Rua Barão de Loreto, 184 - Ipiranga - São Paulo/SP - BRASIL.

Apresentação

Na complexa conjuntura religiosa atual, um dos destaques é o avanço do fenômeno pentecostal, numa grande variedade de movimentos e igrejas. Constata-se também a expansão do movimento carismático no seio das igrejas mais tradicionais do protestantismo ou no interior do catolicismo, com repercussões não apenas religiosas, mas também sociais, políticas e econômicas.

Trata-se de um grande desafio para o movimento ecumênico, instado a dialogar acerca do compromisso com a justiça, a paz, a integridade da criação, a espiritualidade e as novas formas eclesiais surgidas nesse contexto.

O CESEP, como centro ecumênico, atento a estas novas necessidades e desafios, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apoio do CONIC oferece um curso de ecumenismo que coloca em pauta a discussão e aprofundamento deste fenômeno sócio-religioso. Oferecido em tempo integral, com aulas de manhã e à tarde, o curso proporciona vivência comunitária, contatos com as diversas tradições cristãs, em especial a pentecostal, neste ano, e visitas às diferentes igrejas, com participação nas celebrações litúrgicas e intercâmbio com suas lideranças e comunidades.

Destinatárias/os


Lideranças atuantes nas Igrejas, nos organismos ecumênicos, estudantes de teologia, professores do ensino religioso, estudiosas/os das ciências da Religião e pessoas interessadas na temática.

Assessoras/es Convidados/as

Wagner Lopes Sanchez, Datev Karibian, Harold Rahm, Dimitrios Attarian, Rolf Schünemann, Gedeon Freire de Alencar, Anivaldo Padilha, Cecilia Castillo Nanjarí, Luiz Caetano Grecco, José Oscar Beozzo e Milton Schwantes.

Carga Horária

Aproximadamente 120 h/a

CERTIFICADO VALIDADO PELA PUC-SP COMO CURSO DE EXTENSÃO

Conteúdo

  1. Panorama histórico e espiritualidade nas tradições cristãs: oriental antiga, ortodoxa, católica romana, protestante histórica, pentecostal clássica e novos movimentos emergentes, com participação em suas celebrações litúrgicas;
  2. O Movimento Pentecostal - gênese e desenvolvimento;
  3. O Fenômeno Carismático na Igreja Católica Apostólica Romana;
  4. O Fenômeno Carismático nas Igrejas Protestantes;
  5. Histórico do Movimento Ecumênico;
  6. Painel sobre a participação do movimento pentecostal no diálogo ecumênico;
  7. Fundamentos Bíblicos e Teológicos do Ecumenismo.

 

Visitas

Igrejas que representam as diversas tradições cristãs, em especial a pentecostal e comunidades carismáticas.

Investimento*

Inscrição e estudo: U$100

Hospedagem e alimentação: U$120 (durante a realização do curso, os estudantes, mesmo os residentes em SP compartilham da hospedagem)

Total                    U$220

*O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e a importância com que pode contribuir.

Inscrição

Para fazer sua inscrição clique aqui.

Para saber a programação completa** do curso clique aqui.

** Programação sujeita a mudanças.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais das Federações de Homens

No dia 25 de setembro de 2021 com início às 15 horas, vai acontecer a 1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais (SDs) das Federações Metodistas de Homens (CMH) de todo Brasil. Tema: Impactando Gerações. Saiba mais sobre o evento.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães