Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Decisões importantes são tomadas no Retiro do Colégio Episcopal

Um tempo para pensar na missão da Igreja, sobretudo, no Nordeste e seus avanços missionários. Esse foi o propósito do Retiro do Colégio Episcopal que aconteceu em Natal/RN. Na ocasião pensou-se no Plano Estratégico Missionário da Igreja, definindo processos para formação de obreiros, estabelecimento de parcerias missionárias e critérios para que se estabeleçam novas regiões missionárias.

Os bispos e a bispa analisaram e tomaram decisões relacionadas à Faculdade de Teologia, às Pastorais Escolares e Universitárias, ao Expositor Cristão, a Coordenação Nacional do Trabalho com Crianças, ao Projeto Sombra e Água Fresca, Ciências da Religião da UMESP, Juname e aprovaram seis regulamentos relacionados à formação pastoral.

Dois anos após o 19º Concílio Geral, os bispos e bispa estiveram reunidos na Região Missionária da Amazônia (Rema) em 2012 e agora no Nordeste. O objetivo desses dois encontros foi pisar no solo das áreas prioritárias do avanço missionário da igreja para ter discernimento quanto às parcerias missionárias que devem ser estabelecidas.

Foram cinco dias intensos para a liderança da Igreja Metodista. O Secretário do Colégio Episcopal, bispo Stanley da Silva Moraes compartilha a experiência de reunir no Nordeste. “Em uma das manhãs, houve um clamor pela igreja e pelo povo da região seguido de um culto na Igreja Central de Natal que estava quase fechando há dois anos. Atualmente conta com mais de cem pessoas envolvidas na missão, na perspectiva do discipulado e cultura nordestina”, disse.

Acolhimento – a revda. Maria Monteiro, Superintendente do Distrito, o Missionário Georg Emmerich e todos os pastores, pastores e missionários designados acolheram a comunidade episcopal compartilhando experiências e sonhos. Foi apresentada a Igreja no distrito ao redor de Natal, que experimenta um tempo de crescimento significativo.

"Para nós esse evento foi marcante, por se tratar de um encontro em uma única vez, podemos conhecer nossos bispos e bispa. Nossa Igreja em Natal foi privilegiada em receber o Colégio Episcopal", disse o missionário Emmerich.

Após o encontro com lideranças aconteceu um culto missionário. Neste culto a música cristã nordestina embalou a comunidade, e a liderança nacional pôde experimentar o calor do povo de Deus reunido e servindo ao Senhor. Cantaram dois conjuntos musicais das igrejas do distrito, acompanhados pelo ritmo e instrumentos nordestinos. O bispo Adonias Pereira do Lago pregou neste culto, e após o apelo missionário, as pessoas que receberam orações dos bispos e bispa. O mover do Espírito foi intenso neste culto e as pessoas puderam firmar seu compromisso com Jesus ou renová-lo.

O Diretor Geral da Rede Metodista de Educação, Dr. Wilson Roberto Zucheratto, compartilhou com o Colégio Episcopal o que está acontecendo nesse órgão educacional da Igreja e aprofundou questões ligadas a missão educacional que a Igreja quer desenvolver. “Os bispos e a bispa puderam conhecer os grandes avanços alcançados, bem como as fragilidades e dificuldades que tem que ser enfrentadas”, disse o Secretário do Colégio Episcopal bispo Stanley da Silva Moraes.

Estratégia - Para definir a cidade em que deveria acontecer o Retiro se fez uma avaliação do avanço missionário no nordeste. Natal se tornou o local por ser uma cidade estratégica no Nordeste.

Anualmente o Colégio Episcopal realiza um retiro, e deste participam os bispos, a bispa e as esposas dos bispos. É um momento de oração, partilha, renovação, comunhão e trabalho, sendo a cada ano numa diferente Região

Participaram do retiro em Natal, todos os bispos e bispa ativos, com suas respectivas esposas, mais os bispos honorários Josué Adam Lazier e Geoval Jacinto da Silva com sua esposa Vera, Stanley Da Silva Moraes com sua esposa Rute e a Revda. Joana D’Arc Meireles.

Um dia de lazer também foi reservado para que a liderança nacional conhecesse um pouco das maravilhas de Natal. O Colégio Episcopal realizou o Retiro entre os dias 24 a 28 de junho de 2013.

Informações:

bispo Stanley da Silva Moraes - Secretário do Colégio Episcopal

 


Posts relacionados

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

no Cenáculo celebra 75 anos com programação especial em maio

O pequeno "livrinho" de encontro diário com Deus receberá várias homenagens no mês de maio

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães