Publicado por Sara de Paula em Geral - 30/10/2019

Declaração de Consulta e Workshop na Comunicação Missionária

 

 


Consulta e Workshop em Comunicação Missionária
São Paulo, 7 a 10 de outubro de 2019

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO EM PORTUGUÊS
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTO EM ESPANHOL

Fortalecendo e interconectando as comunicações missionárias metodistas na América Latina e no Caribe

Escritório Regional de Ministérios Globais para América Latina e Caribe Igreja Metodista Unida - Notícias Hispânico-latina

 

DECLARAÇÃO DE CONSULTA E WORKSHOP NA COMUNICAÇÃO MISSIONÁRIA

 

10 de outubro de 2019
Sede Nacional da Igreja Metodista
São Paulo, Brasil

Entre 7 e 10 de outubro de 2019, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, realizou-se a Consulta e Oficina de Comunicação Missionária "Fortalecendo e interconectando as comunicações missionárias metodistas na América Latina e no Caribe", co-patrocinada pelos Ministérios Globais (Escritório Regional para ALC) e Comunicações Metodistas Unidas (Notícias Metodistas Unidas), ambas agências da Igreja Metodista Unida.

Para este evento foram convidados um primeiro grupo de comunicadores representando as igrejas metodista da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Peru, Porto Rico, México e Uruguai. A Agência Latino-Americana de Comunicação (ALC) e jovens missionários do Programa Global Mission Fellows (GMF) que servem na área de comunicação em diferentes mistérios localizados no Brasil e na Argentina também participaram, bem como como missionários dos ministérios globais.

Foram abordadas questões como a situação da comunicação evangélica em diferentes áreas, as ferramentas utilizadas na produção, divulgação, gestão de políticas de informação, contextos locais e regionais, bem como os desafios do trabalho de comunicação na atualidade.

Através das exposições de cada participante, oficinas de treinamento e discussões plenárias e em grupo, os participantes pontuaram as seguintes observações:

  1. As igrejas metodistas a nível nacional são claras sobre a mensagem doutrinária e a importância da comunicação nas suas comunidades a nível local, nacional e regional.
  2. Há iniciativas, necessidades, desafios e pontos fortes em comum, bem como coincidências no uso da mídia e contextualização de suas mensagens com base em diferentes realidades.
  3. Apesar de estar em uma era de fácil acesso aos meios digitais, há um risco permanente de desinformação e de informações manipuladas por várias razões políticas, econômicas e sociais.
  4. Embora, em alguns casos, haja uma falta de recursos de e pessoal treinado, há uma vontade de cooperar e criatividade para resolver as lacunas.
  5. Torna-se necessário nas comunidades, a existência de uma linguagem comum, bem como guias claros para uma melhor compreensão e aplicação do trabalho realizado na comunicação.

Ao encerrar esta consulta e workshop, analisando as diferentes conclusões pessoais, o grupo propõe:

  1. Caminhar juntos e juntas, a fim de construir uma comunicação que respeite a nossa identidade metodista no continente, resistindo ao etnocentrismo prevalecente em alguns contextos.
  2. O treinamento contínuo e a capacitação de equipes que trabalham na comunicação missionária em todos os níveis da Igreja são importantes.
  3. Defender nossos valores de formação, não só acadêmicos, mas também de valores cristãos-metodistas, na busca e disseminação permanente da verdade.
  4. É do nosso interesse criar uma plataforma para compartilhar e disseminar as informações produzidas em cada um dos escritórios de comunicação das igrejas nacionais na região. Desta forma, buscamos o fortalecimento e a construção mútua da comunicação missionária metodista na região.
  5. Como resultado, decidimos abrir um portal digital, na plataforma do Facebook com os seguintes recursos:

NOME: Rede de Comunicação Metodista (@REDCOM)

DESCRIÇÃO: Rede de comunicadores do Norte, Centro e Sul da América e Caribe.

INFORMAÇÕES: Se as informações de localização geográfica forem necessárias na administração da rede, serão utilizadas as informações correspondentes ao Escritório Regional de Ministérios Globais da Igreja Metodista Unida.

ADMINISTRADORES: O titular da conta pessoal básica para a abertura do novo portal, além de um administrador de cada sub-região do continente:

  • América do Norte: Martin Larios Osorio - México
  • América Central: Rolan Abarca - Costa Rica
  • Caribe: Sarahes Sánchez Rivera - Porto Rico
  • América do Sul: Luis de Sousa Cardoso - Brasil
  • Conta base: Gustavo Vasquez - Estados Unidos

EDITORES/AS: Todos os participantes da Consulta e Workshop em Comunicação Missionária. Representantes das igrejas participantes da próxima consulta serão incorporados durante esse evento.

IDENTIDADE GRÁFICA (LOGO): a cruz (preto 100%) e a chama (vermelho - PANTONE 185 C) que identifica a maioria das igrejas metodistas, no mapa do continente ao fundo e em cinza.

REGRAS EDITORIAIS:

  • O portal será utilizado para publicar ações e campanhas nacionais; documentos oficiais das Igrejas; boletins informativos nacionais; eventos nacionais; conselhos e assembleias; imagens representativas da tradição metodista e doutrina de uso livre (Creative Com - https://www.creativecommons.org/), de preferência publicado através do Google Drive, para manter a qualidade, conectado ao portal através do estabelecer um link que permite o seu download no portal REDCOM; Notícias ecumênicas relevantes para o grupo, incluindo fonte e outros dados bibliográficos.*
  • Cada comunicador é responsável pelo conteúdo que compartilha, bem como pelos comentários e opiniões que publicam.
  • Cada comunicador fará parte da equipe editorial, desde que permaneçam em funções de comunicação em sua igreja.
  • Os participantes da rede podem convidar outros comunicadores a se conectarem à rede, mas não serão como editores.

* O comitê de supervisão editorial foi composto por: Sarahís Sánchez Rivera (Porto Rico), Miguel Ulloa (Chile), Marcelo Bolioli (Uruguai), Sara de Paula (Brasil) e Leonardo Félix (Argentina).

 

  1. Diante da possibilidade de novas consultas serem organizadas para o futuro, pedimos que considerem os planejamentos:
  • Trabalhar temas sobre questões técnicas de comunicação;
  • Trabalhar na abordagem comunicativa às questões sociopolíticas a partir de uma perspectiva eclesiástica;
  • Trabalhar em temas intermediários que têm implicações técnicas e sociopolíticas (por exemplo, linguagem inclusiva, implicações para o uso de redes sociais, comunicação para públicos multiculturais, etc.);
  • Realizar eventos sub-regionais;
  • Use tecnologias digitais para facilitar a possibilidade de futuros encontros virtuais;
  • Manter uma abordagem em todo o planejamento que se desenvolva para cada evento, a missão metodista no continente.

Saiba mais


Foto oficial do encontro de Consulta e Workshop em Comunicação Missionária - Rodrigo de Britos

 

REDCOM2019 NO FACEBOOK

Acesse a página Red de Cominicación Metodista, mencionada do documento acima. Na página, você acompanhará notícias e informações das Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe. 

CLIQUE AQUI PARA CURTIR

 

 


 

Confira a cobertura do evento:

Veja aqui o álbum de fotos.

Assista a reportagem produzida pelo Jornal Expositor Cristão sobre o encontro.

Leia a matéria completa na edição de novembro do Jornal Expositor Cristão.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães