Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Departamento Nacional de Música

O novo Departamento Nacional de Música & Arte já está se estruturando

 

O Grupo de Trabalho criado para revitalizar a área de música da Igreja Metodista, a partir de uma decisão do 18º Concílio Geral, já está de mangas arregaçadas. As primeiras reuniões do grupo coordenado pelo maestro David Junker, professor da Universidade de Brasília, já definiram prioridades e estratégias de atuação. Integra a equipe gente com grande experiência em música sacra e liturgia: Liséte Espíndola, Mara Schüler, Edson Mudesto, Vilson Gavaldão, Tércio Junker, Luiz Carlos Ramos; Bispo Nelson Luiz Campos Leite, como assessor episcopal, e, como assessora especialista, Simei Monteiro. 

Dentre os vários projetos em estudo está a criação de um futuro "Hinário Metodista Brasileiro", um trabalho de fôlego que associará a riqueza da tradição metodista com a musicalidade brasileira. Também estão em andamento estudos para a formação musical de crianças e adolescentes que demonstrem talento para a música na igreja; a criação de seminários e oficinas de produção litúrgico-musical e a capacitação de operadores de sistemas de som nas igrejas locais.

Como primeiro e decisivo passo, o grupo está preparando um questionário nacional visando ao mapeamento musical da Igreja Metodista em todo o país, considerando as necessidades e o potencial das igrejas locais na área de música e arte. A partir das respostas do questionário, que será amplamente divulgado pelos veículos de comunicação da Igreja, o grupo pretende chegar a um perfil realista da música e da liturgia praticadas nas igrejas metodistas.

 

Charles Wesley em São Bernardo

   Inspirada pelo tricentenário de Charles Wesley e animada com a criação do Departamento Nacional de Música e Arte, a igreja do bairro do Planalto, em São Bernardo do Campo, SP, promoveu o seu 1º HinárioSom, no dia 16 de junho.

 

Foi um culto de louvor inteiramente baseado em hinos do Hinário Evangélico, com destaque para as composições do Charles Wesley, irmão de John Wesley e um dos maiores compositores de música sacra da história do protestantismo. Quem pensa que o culto de louvor não foi animado, engana-se. Hinos cantados a duas vozes ou com toda a congregação, ao som do piano de Lisete Espíndola, encantaram todos os presentes. Numa dobradinha do piano de Lisete com o acordeom de Moysés Cardoso da Silva, músico e funcionário da Universidade Metodista de São Paulo, a Igreja aprendeu até a cantar o tradicional hino 312 (Vencendo vem Jesus) com a melodia de Asa Branca, o que resultou numa bela união de tradições: protestante e brasileira.

 

Suzel Tunes

 

(legenda da foto)

 

O piano de Lisete e o acordeom de Moysés. Uma combinação perfeita.


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Sara de Paula

Em oração | 06.08.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães