Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Dia da Pátria

"Feliz é a nação que tem o Senhor como seu Deus" (Sl 33.12)

Sete de setembro é o Dia da Pátria. É dia para refletir, dia de gratidão, comemoração e recordações. Homens e mulheres, patriotas e idealistas enfrentaram os inimigos da Pátria, expulsaram os invasores estrangeiros, franceses, holandeses, e libertaram-na do jugo e da exploração do colonizador português. Vidas preciosas foram sacrificadas em nome de um ideal libertário. Hoje somos esta pátria admirável, de território imenso, quase continental, escolhida como segunda pátria pelas correntes imigratórias de todos oscontinentes e cuja importância geopolítica faz dela o glorioso "florão da América" e a sexta economia do mundo.Somos formados a partir de três etnias: o português, o negro africano e o índio. Esta síntese gerou um povo especial, tolerante, amável e pacífico.

Nossas relações com as demais nações pautam-se pela observância dos princípios regentes da boa convivência internacional, pelo respeito e pela cordialidade; as situações conflitantes são solucionadas diplomaticamente. Não obstante, a urgência nacional em face de problemas quase insolúveis na área social, mormente na educação, segurança, emprego e infra-estrutura, muitos países latino-americanos e africanos recebem por parte de nosso governo generosa ajuda, consubstanciada em assistência em várias áreas, abertura de linhas de créditos, auxílio logístico, econômico-financeiro e perdão de dívidas.

A nossa pátria é o lugar onde nascemos, onde nasceram nossos pais, nossos antepassados; aqueles que nos legaram nossos costumes, tradições, a língua, a religião e o território.

A pátria é o bem comum de todos os cidadãos, um patrimônio de bens tangíveis e intangíveis. É a comunidade dotada do desejo de viver em comum e de compartilhar a mesma sorte. Estamos todos dispostos a defendê-la com o sacrifício da própria vida, em consonância com o juramento militar que fizemos quer como reservistas ou membros ativos das Forças Armadas, Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Na dicção do ilustre patrício, Rui Barbosa, "a pátria é a família amplificada". [...] multiplicai a família e tereis a pátria. A pátria não é ninguém: são todos e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à idéia, à palavra e à associação. A pátria é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência. O lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade".

Simbolizam-na a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.

Neste dia de festas patrióticas seja a nossa súplica a Deus que possamos ser um povo cada vez mais próspero e feliz; que nossos governantes sejam cidadãos laboriosos, dignos, honestos, tementes a Deus e à altura de governar uma pátria dadivosa, rica e extraordinária como é o Brasil.

Rev. Ivam Pereira Barbosa

Redator do Informativo Regional da 5ª RE - Advogado


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães