Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

dia internacional da Luta Camponesa

Durante a Segunda Conferência da Via Campesina, em Tlaxcala, México, foi instituído o dia 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa, em memória aos 19 camponeses sem terra que foram assassinados no Brasil neste dia, no ano de 1996.

Em celebração a este dia, a Via Campesina e seus aliados estão organizando atividades e eventos em todo o mundo. Camponeses e amigos estão mobilizados para exigir:

  1. Que as negociações da OMC não recomecem.
  2. Que parem os Acordos de Livre Comércio (TLC) e Acordos Econômicos de Sociedade (EPA, na sigla em inglês) em alimentos e agricultura.
  3. Que acabe o modelo colonial de monocultura.
  4. Oposição às políticas do Banco Mundial de terra e desenvolvimento rural.
  5. Repúdio à dominação do G-8.

A Via Campesina convida a todos para se unirem nas ações do dia 17 de abril, o que pode ser feito de várias formas:

  1. Organizar debates públicos, oficinas, seminários, eventos culturais, y manifestações sobre a soberanía alimentar como alternativa ao modelo neoliberal.  Podem ser usados os resultados de Nyéleni 2007, o Forum de Soberanía Alimentar (Malí, Fevereiro de 2007) para disseminar informações e assegurar que os principios da soberania alimentar são implementados em seu país. Convidar oficiais do governo, acadêmicos e movimentos sociais para participar.
  2. Participar em ações e atividades do dia 17 de abril para por fim aos EPAs.
  3. Unir-se a alguma campanha contra os desertos verdes.
  4. A Vía Campesina, junto com outros movimentos sociais, participará das mobilizações contra o G-8 em Rostock, Alemanha, em 2 e 3 de Junho para demonstrar que as políticas alternativas são possíveis. 

A Via Campesina chama as organizações para preparar atividades, eventos e ações em comemoração ao 17 de abril. Convidamos a todos a comemorar em sés campos, suas comunidades, e entre suas organizações nas cidades e países.

Convidamos outros movimentos sociais a celebrar este evento também. Pedimos que informem as atividades que estão organizando para divulgarmos em nossa página na internet ( www.viacampesina.org ).
 
Para outras informações:
International Operative Secretariat of La Via Campesina
(contato: Tejo Pramono)
Jln. Mampang Prapatan XIV No. 5 Jakarta Selatan, Jakarta 12790  Indonesia.
Phone : +62-21-7991890 Facs : +62-21-7993426
Email:
viacampesina@viacampesina.org


Posts relacionados