Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 14/02/2012

Dia Mundial de Oração: este ano o país escolhido é a Malásia

Mulheres cristãs de várias tradições religiosas separam a primeira sexta-feira do mês de março, para o DMO - Dia Mundial de Oração. Com o tema "Que a Justiça Prevaleça",  mais de 170 países estarão em oração em favor da Malásia.

A celebração do culto do DMO tem um tema especial a cada ano e, por meio da participação de milhares de pessoas, pode-se notar como as irmãs de outros países, idiomas e culturas, compreendem as passagens bíblicas, em seu contexto.

Desta forma experimenta-se a riqueza da fé cristã na medida que cresce em profundidade e extensão, a expressão internacional e interdenominacional.

A Malásia - fica no sudeste asiático. Desde 1824 foi uma colônia do Reino Unido, e, entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelo Japão. Em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957.

A Malásia foi formada em 1963 quando as colônias britânicas de Sabah, Sarawak e Singapura  entraram para a federação. Os primeiros anos do país foram marcados por esforços da Indonésia controlar a Malásia, reivindicações de Sabah pelas Filipinas e pela secessão de Singapura da federação em 1965. Nove dos 13 estados da Malásia têm um sultão ou um chefe de Estado hereditário; os restantes quatro têm governadores nomeados pelo rei. Em 1969 os conflitos raciais entre chineses  e malaios levaram a tumultos e os partidos malaios perderam votos nas eleições que se seguiram. Continuam a existir restrições às liberdades individuais como a proibição de discussão em público. Apesar das consideráveis diferenças étnicas, a Malásia tem progredido com a criação da unidade nacional.

Cultura religiosa - A maior tribo indígena em número são os Iban de Sarawak, cujo número sobe a mais de 600 mil. Os Iban que ainda vivem em aldeias tradicionais na selva vivem em casas ao longo dos rios Rajang e Lupar e dos seus afluentes. Os Bidayuh (170 mil estão concentrados na parte sudoeste de Sarawak. A maior tribo indígena de Sabah é a dos Kadazan. São principalmente agricultores de subsistência cristãos. Os Orang Asli  (140 mil), ou povos aborígenes, incluem várias comunidades étnicas diferentes que vivem na Malásia Peninsular. Tradicionalmente caçadores-recoletores e agricultores nómadas, muitos foram sedentarizados e parcialmente absorvidos pela Malásia moderna. Apesar disso, continuam a ser o grupo mais pobre do país.

Estima-se que o Islã é a maior religião da Malásia, com 60,4% dos malaios praticando o islã. Esta também é a religião oficial do estado. Todos os malaios na Malásia são reconhecidos oficialmente como muçulmanos (a constituição da Malásia força todos os malaios a deixarem de serem oficialmente reconhecidos como malaios caso eles se convertam a outra religião). Apesar do Islã ser a religião oficial do estado, a constituição garante liberdade religiosa.

Há também outras religiões na Malásia iincluindo budismo (19,2%, praticado principalmente por chineses), cristianismo (9,1%), hinduísmo (8,3%) e confucionismo, taoísmo ou outras religiões chinesas (2,6%). O restante pratica outras religiões ou nenhuma religião. Os números são da BBC.

O que é o Dia Mundial de Oração? É um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.

É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – à qual todos são bem-vindos.

É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho.

Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, mulheres de todo o mundo afirmam a fé em Jesus Cristo; compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.

Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, mulheres são encorajadas a se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladamente; a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países; a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas; a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.

Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, as mulheres reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas tem incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação

Veja mais informações:

Site oficial do Dia Mundial de Oração

Estudo biblico 1 de 2012 - Clique aqui

Estudo biblico 2 de 2012 - Clique aqui

Faça o download do cartaz AQUI!


Posts relacionados